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Promoção da saúde nos curricula de enfermagem : conhecimento dos professores e sentidos atribuídos pelos estudantes

datacite.subject.fosCiências Médicas::Ciências da Saúdept_PT
dc.contributor.advisorAmendoeira, José Penedos
dc.contributor.authorPereira, Maria do Carmo da Silva Figueiredo
dc.date.accessioned2018-04-11T15:17:22Z
dc.date.available2018-04-11T15:17:22Z
dc.date.issued2017-12-19
dc.date.submitted2017
dc.description.abstractA Declaração de Munich (2000) solicitou a inclusão explícita da Promoção da Saúde nos curricula de enfermagem, para fortalecer a enfermagem na Europa, no domínio da saúde pública, Promoção da Saúde e desenvolvimento da comunidade, apelando ao desenvolvimento de competências dos estudantes para serem promotores de saúde no século XXI. A evidência científica releva que se deve constituir num grande tema nos curricula de graduação e de pós-graduação, para produção de profissionais com credibilidade junto da comunidade científica. Estes são os pressupostos que nos conduziram a este percurso de investigação. Pretendemos analisar os curricula de enfermagem, caracterizar o conhecimento dos professores sobre a Promoção da Saúde na conceção, desenvolvimento e avaliação curricular e identificar os sentidos atribuídos pelos estudantes à aprendizagem da Promoção da Saúde. A investigação foi desenvolvida em duas Escolas Superiores de Saúde e em unidades de saúde na Região de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo e na Região de Saúde do Centro e em Unidades de Obstetrícia e de Pediatria nos Hospitais da área de implantação das Escolas. Envolveu setenta e nove participantes: dezassete professores e sessenta e dois estudantes. Utilizámos o método de estudo de caso múltiplo com pesquisa documental, observação participante, entrevistas semiestruturadas a professores e estudantes, com tratamento dos dados através de análise de conteúdo e identificação e análise de domínios culturais. Da análise dos dados empíricos emergiram os temas: Aprendizagem da Promoção da Saúde centrada nos estudantes e intervenção contextualizada no domínio da Promoção da Saúde com as seguintes evidências: Professores e estudantes associam a Promoção da Saúde à mudança de comportamento e à prevenção das doenças; necessidade, por parte dos professores, de uma UC transversal ou não, com práticas simuladas; A Prática Baseada na Evidência como estratégia educativa utilizada pelos professores no 2º Ciclo é assistemática. O diagnóstico de saúde é relevado pelos professores, salientando a passagem de um foco individual nos cuidados, para um foco coletivo; os temas das sessões de educação para a saúde são sugeridos: pelos enfermeiros ou por parceiros e não pela comunidade; Os estudantes do 1º ciclo realçam a adequação de estratégias de comunicação e relacionais na interação com as pessoas, de modo a capacitá-las para o autocuidado.pt_PT
dc.description.abstractThe Declaration of Munich (2000) requested the explicit inclusion of Health Promotion in the nursing curricula in order to strengthen nursing in Europe, in the field of public health, Health Promotion and community development, calling for the development of skills on students as health promoters in the XXI century. Scientific evidence reveals that it should be a major theme in undergraduate and graduate curricula for production of professionals with credibility in the eyes of the scientific community. These are the assumptions that led us to this path of investigation. We intend to analyze the nursing curricula, characterize the teachers' knowledge on Health Promotion considering the design, curriculum development and evaluation and identify the meanings attributed by students to learning of Health Promotion. The research was developed in two Schools of Health and Health Units in the Lisbon Health Region and Tagus Valley and the Center Health Region and of Obstetrics and Pediatrics Units in Hospitals of Schools’ deployment area. It involved seventy-nine participants: seventeen teachers and sixty two students. We used the multiple case study method to document research, participant observation, and semi-structured interviews with teachers and students, with data processing through content analysis and analysis by cultural domains. From the analysis of the empirical data emerged the themes: Learning of the Promotion of the Health centered in the students and contextualized intervention in the field of Health Promotion with the following evidences: Teachers and students associate the Health Promotion to the change of behavior and the prevention of the diseases; teachers' need for a transverse or non-curricular unit with simulated practices; the Evidence-Based Practice as an educational strategy used by teachers in the 2nd Cycle is unsystematic. The diagnosis of health is revealed by the teachers, emphasizing the transition from an individual focus to care, to a collective focus; The themes of health education sessions are suggested: by nurses or by partners and not by the community; The students of the 1st cycle emphasize the adequacy of communication and relational strategies in the interaction with the people, so as to enable them for self-care.pt_PT
dc.identifier.tid101395272pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/24199
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEducação em enfermagempt_PT
dc.subjectPromoção da saúde nos curriculapt_PT
dc.subjectCompetênciaspt_PT
dc.subjectPromotor de saúdept_PT
dc.subjectNursing educationpt_PT
dc.subjectHealth promotion in curriculumpt_PT
dc.subjectSkillspt_PT
dc.subjectHealth promoterpt_PT
dc.titlePromoção da saúde nos curricula de enfermagem : conhecimento dos professores e sentidos atribuídos pelos estudantespt_PT
dc.typedoctoral thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typedoctoralThesispt_PT
thesis.degree.nameDoutoramento em Enfermagem

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