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A influência da comunicação interna no engagment dos colaboradores nas organizações : estudo de caso : Galp Energia

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Abstract(s)

Presentemente as organizações são compreendidas como sistemas abertos em constante interacção com o meio externo e com o meio interno. Deste modo, para além de ser importante comunicar com o exterior da empresa é igualmente determinante para o sucesso das organizações saber comunicar internamente, com e para os seus colaboradores. Se outrora os aspectos e rácios meramente produtivos foram suficientes para fazer as organizações funcionar, actualmente as organizações e os seus lideres devem contemplar, no momento de tomada de decisão, aspectos como o bem-estar, satisfação e o engagement no trabalho. Podemos afirmar que na era industrial o foco estava no problema e que actualmente as organizações atuam ao nível da raiz do problema. Assim sendo, as organizações contemporâneas não consideram apenas os factores de produção e os rácios de desempenho dos colaboradores, mas antes, procuram determinar as causas que impactam nos níveis de desempenho dos colaboradores e, com isso, no sucesso da organização. Consequentemente, temáticas como engagement, motivação, capital psicológico e intelectual e toda a envolvência das organizações constituem matéria de interesse. No mesmo sentido, nas últimas décadas assistimos a um crescente número de estudos e investigações neste âmbito. A presente dissertação possui como objectivo geral compreender se o modo como os quadros médios superiores da Galp Energia, percepcionam se a comunicação interna manifesta influencia nos seus níveis de engagement no trabalho. Neste sentido, a revisão da literatura encontra-se sustentada em dois grandes níveis de reflexão, primeiramente debateremos quanto à comunicação organizacional, detalhando, quanto à comunicação interna das organizações. De seguida, abordaremos a temática do engagement no trabalho, procurando recorrer aos modelos teóricos mais relevantes para compreendermos o conceito, os seus impactos no dia-a-dia organizacional, e como forma de explorar as suas potencialidades enquanto ferramenta estratégica para a obtenção de níveis de desempenho superiores e de maior compromisso. Após a explicitação das duas temáticas pretendemos determinar se as práticas de comunicação interna revelam impacto nos níveis de engagement no trabalho. Para tal, realizámos um estudo de caso na empresa Galp Energia onde, por via da realização de inquéritos por questionário, tentaremos obter resultados de resposta às duas seguintes hipóteses de estudo: (1) a percepção positiva da comunicação interna conduz a maiores níveis de engagement no trabalho na Galp Energia; (2) os colaboradores com maiores níveis de satisfação para com a comunicação interna existente na Galp Energia manifestam níveis mais elevados de engagement no trabalho.
Nowadays we understood the organizations as an open system in constant interaction with the external and internal environment. In that sense, beyond the importance of communicates outside of the organization, its equal important to the success of the organizations knows how to communicate internally, with their own employee. If once the merely productive aspects were enough to make the organizations works, currently the organizations as they leaders must contemplate, at the decision making moment, aspects such as the well-being, satisfaction and engagement at work. We can affirm that in the «industrial era» the focus was on the problems and currently the organizations acts at the root of the problem. In that sense, the nowadays organizations do not consider exclusively the production characteristics, instead, they search to determinate the causes that manifest impact in terms of the employees performances and in the general success of the organization. Consequently, themes such as the engagement, motivations, psychological and intellectual capital and the environment surround the organizations are relevant subjects. Thus, in the last decades we assist at the rising number of studies and investigations in these areas. The dissertation has the main purpose understand if the perception, of the employees at Galp Energia, about the internal communication manifests influence in the levels of work engagement. With this say, the literature revision it will be sustain in two big themes, first we will debate organizational communication, detailing, about the internal communication within the organizations. Secondly, we will address the work engagement theme, to do so; we will use the main theoretical models and the most relevant ones in order to understand the concept, they impacts in the organizational day-to-day, and as a way to explore its potential as a strategic tool for achieving better performance levels and greater commitment. After explain and explore both themes we aim to determinate if the internal communication politics revealed impact in the levels of engagement at work. For this effect, we realized a case study at Galp Energia company where, across the application of a questionnaire survey, we will try to obtain results to respond to the following assumptions: (1) the positive perception of the internal communication leads to bigger levels of work engagement in Galp Energia; (2) the employee with higher levels of satisfaction with the existent internal communication manifest higher levels of work engagement.

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Keywords

Comunicação organizacional Comunicação interna Engagement Satisfação Motivação Comprometimento Organizational communication Internal communication Engagement Satisfaction Motivation Commitment

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