Repository logo
 
Publication

Descrição e análise de um sistema de avaliação das aprendizagens numa Faculdade de Medicina

dc.contributor.authorRamalho, Leonor
dc.date.accessioned2011-12-30T12:37:02Z
dc.date.available2011-12-30T12:37:02Z
dc.date.issued2008
dc.description.abstractNeste estudo descreve-se o sistema de avaliação das aprendizagens na disciplina de Clínica Geral da FCML e analisa-se também na perspectiva dos resultados produzidos. Verificou-se que os resultados da avaliação de desempenho são superiores aos da avaliação de conhecimentos; não há variabilidade dos resultados dos alunos em cinco anos lectivos; as alunas têm, na avaliação de conhecimentos, classificações superiores à dos alunos. Na avaliação de desempenho, não se demonstrou influência da interacção do género do tutor e do aluno. A classificação final da disciplina de Clínica Geral da FCML reflecte os resultados da avaliação sumativa. Para aumentar o peso da avaliação formativa, face à sumativa, sugere-se que os tutores tenham formação pedagógica e em técnicas de supervisão, bem como treino na utilização dos instrumentos de avaliação.por
dc.description.abstractThe main concern of this research is to describe and analyse the system of assessment in the General Practice Course of the FCML. We found out that outcomes of performance assessment are higher than outcomes of knowledge assessment; there is no variability in the students’ outcomes through five years; in knowledge assessment, female students have higher outcomes than male students. In performance assessment, we didn’t found out any interaction of tutor gender and student gender. The final classification reflects, mainly, summative assessment outcomes. In order to increase the weight of the formative assessment, over the summative, we suggest that tutors should have preparation in pedagogic and supervising techniques as well as training in the use of assessment instruments.
dc.identifier.citationRAMALHO, Leonor– Descrição e análise de um sistema de avaliação das aprendizagens numa Faculdade de Medicina = Description and analysis of an assessment system in a College of Medicine. Cadernos de Saúde. Lisboa. ISSN 1647-0559. 1:1 (2008) 53-64por
dc.identifier.doi10.34632/cadernosdesaude.2008.2770
dc.identifier.issn1647-0559
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/7337
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherUCEditorapor
dc.subjectEducação Médicapor
dc.subjectEstudantes de medicinapor
dc.subjectDisciplina de Clínica Geralpor
dc.subjectSistema de avaliaçãopor
dc.subjectInstrumentos de avaliaçãopor
dc.subjectAvaliação sumativapor
dc.subjectAvaliação formativa
dc.subjectAvaliação de desempenho
dc.subjectAvaliação de conhecimentos
dc.subjectClassificação final
dc.subjectMedical Education
dc.subjectMedical students
dc.subjectGeneral Practice Course
dc.subjectAssessment system
dc.subjectAssessment instruments
dc.subjectSummative assessment
dc.subjectFormative assessment
dc.subjectPerformance assessment
dc.subjectKnowledge assessment
dc.subjectFinal classification
dc.titleDescrição e análise de um sistema de avaliação das aprendizagens numa Faculdade de Medicinapor
dc.title.alternativeDescription and analysis of an assessment system in a College of Medicinepor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboa
oaire.citation.endPage64por
oaire.citation.startPage53por
oaire.citation.titleCadernos de Saúdepor
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
CS1 1(3).pdf
Size:
461.56 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: