Repository logo
 
Publication

O lugar das estórias nas organizações? Projeto para a aplicação de storytelling na comunicação interna a partir da avaliação de um modelo de conversação organizacional

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Comunicação
dc.contributor.advisorSoares, Fátima Patrícia Nunes da Encarnação Marques Dias
dc.contributor.authorGil, Ana Rita Limpo Franco
dc.date.accessioned2015-06-01T09:41:30Z
dc.date.available2015-06-01T09:41:30Z
dc.date.issued2015-04-15
dc.date.submitted2014
dc.description.abstractO presente trabalho de investigação tem como objectivo refletir criticamente sobre a utilização das estórias nas organizações e definir um projeto para a aplicação de storytelling na comunicação interna, partindo da avaliação de um modelo de conversação organizacional. Num primeiro momento, identificámos um conjunto de quatro ressalvas necessárias para abordar o tema das estórias nas organizações e clarificámos a relevância do estudo sobre storytelling na comunicação interna. A investigação situa-se no campo interpretativista e parte de uma base teórica que procura refletir sobre a essência da comunicação humana de acordo com: o paradigma narrativo que define o homem enquanto homo narrans, e a necessidade de significação que confere ao ser humano a condição de homo significans. A partir deste quadro conceptual, olhamos para as organizações como um sistema ou um processo que é lido através de estórias: seja num contexto de liderança, na gestão da mudança, na criação e na disseminação da cultura e da identidade, seja ainda na gestão do conhecimento e da experiência. O trabalho de campo foi realizado através da análise a uma metodologia de conversação organizacional baseada na técnica world café e de entrevistas em profundidade a colaboradores das Direções de Comunicação e Recursos Humanos da Portugal Telecom. A partir desta experiência, desenhámos um projeto próprio de storyusing tendo por base a utilização das estórias em três níveis organizacionais (micro, meso e macro storytelling), com o objetivo de: cultivar um espírito de adaptação constante, disseminar conhecimento e experiência, inspirar pela empatia e pelo exemplo e traduzir a essência organizacional.por
dc.description.abstractThe aim of this research is to reflect on the use of stories in organizations and to define a plan to use storytelling in internal communications practices, starting with a critical evaluation on a specific organizational conversation model. Firstly, we have identified four main observations to approach the field of organizational stories and we have also clarified the relevance of using stories in internal communications practices. We approach the subject on the interpretivist perspective and we based our study on a reflection of the essence of human communications according to: a narrative paradigm that defines human beings as homo narrans, and a quest of significance that posits human condition as a homo significans. Based on this conceptual framework we look to organizations as a storytelling system or process, which means reading organization through its stories on leadership, on changing, on creating and disseminating culture and identity and on managing knowledge and experience. The fieldwork has consisted on the evaluation of an organizational conversation model based on the world café technique and also on qualitative interviews with Communications and Human Resources employees of Portugal Telecom. Through this fieldwork, we have defined a proper project of storyusing in three organizational spheres (micro, meso and macro storytelling) to: create a spirit of permanent adaptation, disseminate knowledge and experience, inspire by creating empathy and promoting examples, and translate the organizational essence.por
dc.identifier.tid201328283
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/17784
dc.language.isoporpor
dc.subjectStorytellingpor
dc.subjectWorld cafépor
dc.subjectComunicação internapor
dc.subjectEstórias organizacionaispor
dc.subjectSensemakingpor
dc.subjectGestão coordenada de significadospor
dc.subjectInternal communicationspor
dc.subjectOrganizational storiespor
dc.subjectCoordinated management of meaningpor
dc.titleO lugar das estórias nas organizações? Projeto para a aplicação de storytelling na comunicação interna a partir da avaliação de um modelo de conversação organizacionalpor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Comunicação

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
201328283.pdf
Size:
1.25 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: