Browsing by Issue Date, starting with "2015-04-15"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- O lugar das estórias nas organizações? Projeto para a aplicação de storytelling na comunicação interna a partir da avaliação de um modelo de conversação organizacionalPublication . Gil, Ana Rita Limpo Franco; Soares, Fátima Patrícia Nunes da Encarnação Marques DiasO presente trabalho de investigação tem como objectivo refletir criticamente sobre a utilização das estórias nas organizações e definir um projeto para a aplicação de storytelling na comunicação interna, partindo da avaliação de um modelo de conversação organizacional. Num primeiro momento, identificámos um conjunto de quatro ressalvas necessárias para abordar o tema das estórias nas organizações e clarificámos a relevância do estudo sobre storytelling na comunicação interna. A investigação situa-se no campo interpretativista e parte de uma base teórica que procura refletir sobre a essência da comunicação humana de acordo com: o paradigma narrativo que define o homem enquanto homo narrans, e a necessidade de significação que confere ao ser humano a condição de homo significans. A partir deste quadro conceptual, olhamos para as organizações como um sistema ou um processo que é lido através de estórias: seja num contexto de liderança, na gestão da mudança, na criação e na disseminação da cultura e da identidade, seja ainda na gestão do conhecimento e da experiência. O trabalho de campo foi realizado através da análise a uma metodologia de conversação organizacional baseada na técnica world café e de entrevistas em profundidade a colaboradores das Direções de Comunicação e Recursos Humanos da Portugal Telecom. A partir desta experiência, desenhámos um projeto próprio de storyusing tendo por base a utilização das estórias em três níveis organizacionais (micro, meso e macro storytelling), com o objetivo de: cultivar um espírito de adaptação constante, disseminar conhecimento e experiência, inspirar pela empatia e pelo exemplo e traduzir a essência organizacional.
- O impacto do coordenador TIC no uso das TIC nas escolas de ensino básico e secundário da Região Autónoma da MadeiraPublication . Ascensão, Mariela Sousa da Silva; Lagarto, José ReisEste estudo tem como principal objetivo contribuir para uma melhor perceção do papel do Coordenador TIC (CTIC) nas escolas do ensino básico e secundário da Região Autónoma da Madeira (RAM). Este cargo tem associado um conjunto de funções pedagógicas e técnicas, as quais permitem responder às necessidades organizacionais das escolas. Esta função é atribuída a um membro que possua conhecimentos na área das tecnologias de informação e comunicação, capaz de dar resposta ao desafio que constitui a utilização das TIC nos estabelecimentos de ensino. A investigação baseou-se, essencialmente, numa metodologia descritiva e o processo de recolha de dados foi realizado em quatro fases, a 1.ª fase análise documental (Planos TIC); a 2.ª fase, questionários aos CTIC; a 3.ª fase, entrevista a um presidente de Conselho Executivo (CE) e a 4.ª fase, questionários a professores. A amostra foi constituída por 22 CTIC, 169 professores e ainda 1 presidente de CE. Este estudo teve como objetivos principais: 1) Conhecer o perfil e o papel do CTIC; 2) Inquirir acerca de quais as perspetivas dos CTIC sobre a sua atuação e adequação do seu Plano TIC; 3) Conhecer a perspetiva dos docentes sobre o papel dos CTIC; 4) Conhecer a perspetiva do CE acerca do papel dos CTIC e a adequação do Plano TIC; 5) Compreender os fatores impulsionadores e inibidores do uso das TIC na escola. Os dados recolhidos e analisados comprovam que o CTIC proporciona uma maior utilização das TIC nas escolas através das suas ações, e, consequentemente, modificam a escola na sua forma de integrar as TIC. Dos professores questionados e que conhecem o trabalho desenvolvido pelo CTIC, a grande maioria concordou que o CTIC contribuiu para uma maior utilização das TIC pela comunidade escolar, assim como o presidente do CE.
- Avaliação das perdas sanguíneas intraoperatórias através da análise de compressas cirúrgicasPublication . Couto, Joana Patrícia Moreira; Machado, Humberto José SilvaAtualmente, uma das preocupações médicas está relacionada com as perdas sanguíneas em Bloco Operatório. Este facto deve-se à atenção cada vez maior para com o paciente e para com a melhoria dos cuidados de saúde prestados. Já em contexto cirúrgico, tem que ver com a preparação do médico anestesista para que seja dada uma resposta rápida e adequada ao paciente, sendo que esta depende da tipologia e do nível de sangramento da cirurgia. Uma das cirurgias com maior nível de sangramento em Ortopedia trata-se da cirurgia de escoliose idiopática. Este é o motivo do presente trabalho, devido ao facto de ser uma cirurgia muito comum, ser bastante invasiva e por ser realizada em crianças e adolescentes. Nestes casos há uma preocupação acrescida, pelo que o conhecimento das perdas sanguíneas seria uma grande ajuda na prevenção e preparação destes casos. No sentido de dar resposta às preocupações emergentes em contexto hospitalar, nomeadamente às demonstradas pelo Serviço de Anestesiologia do Centro Hospitalar do Porto, E.P.E. – Hospital de Santo António, este trabalho foca-se na procura de um método prático, fiável e reprodutível de determinação de perdas sanguíneas que possa ser utilizado no Bloco Operatório. Para isso, foram comparadas três metodologias diferentes de recolha de dados: (1) método empírico; (2) método gravimétrico; (3) método espectrofotométrico. Estas metodologias foram aplicadas em dois tipos de compressas, de acordo com a sua utilização durante a cirurgia: compressas de gaze e compressas de contraste. Através da comparação das três metodologias utilizadas foi possível obter um modelo de previsão para as três variáveis em estudo, Peso de Sangue Aproximado, VisNIR e Opinião da enfermeira instrumentista, baseado no modelo de regressão quadrática. Apesar de ter ficado aquém das espectativas, os erros médios associados a este modelo não foram muito elevados, o que pode indicar que possivelmente com um número mais elevado de dados os resultados poderão melhorar e os erros médios associados poderão diminuir. Foi também possível estimar um valor médio para o volume de sangue perdido por cirurgia.