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Perceções acerca do processo de avaliação do desempenho : o caso da Fundação Luiz Bernardo de Almeida

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestão
dc.contributor.advisorTavares, Marisa Fernanda Figueiredo
dc.contributor.authorBarbosa, Alexandra Manuela da Costa Santos
dc.date.accessioned2016-03-08T15:12:18Z
dc.date.issued2015-12-21
dc.date.submitted2015
dc.description.abstractO presente estudo tem como objetivos gerais avaliar o processo de avaliação de desempenho implementado numa instituição, tendo por base a análise da perceção dos colaboradores relativamente ao mesmo, e a conceção de um plano de intervenção visando a correção das insuficiências do modelo vigente. Utilizou-se uma metodologia quantitativa e qualitativa, sendo que numa primeira etapa foram elaborados os instrumentos de recolha de dados, um inquérito por questionário e um guião de entrevista, de forma a proceder à triangulação de dados. Os resultados obtidos permitiram-nos concluir que os colaboradores participantes neste estudo têm algum conhecimento sobre o processo de avaliação, mas não percecionam adequadamente a sua finalidade nem a existência de objetivos e metas subjacentes ao processo de avaliação de desempenho. Apesar disso, consideram o processo de avaliação do desempenho parcialmente justo, chegando mesmo a considerá-lo significativamente mais justo do que as chefias. Foi ainda possível apurar que os colaboradores avaliam- se pior do que as chefias os avaliam. O plano de intervenção concebido tem por base os resultados deste estudo, e o objetivo de tornar a avaliação de desempenho num ato efetivo de aproveitamento e melhoria das competências dos colaboradores.pt_PT
dc.description.abstractThe present study has the general goals to evaluate the process of appraisal evaluation, based on the analysis of the employees perceptions about the evaluation process, and the design of an intervention plan of performance evaluation process implemented in this institution, aimed at correcting the shortcomings of the current model. We used quantitative and qualitative methodology. At first, data collection tools were developed: a questionnaire and an interview guide in order to carry out the triangulation of data. The results allowed us to conclude that the employees participating in this study have some knowledge about the process of evaluation, but not adequately perceive its purpose or the existence of objectives and goals underlying the performance appraisal process. Nevertheless, they consider the evaluation process of partially fair, and even consider it significantly more fair than the supervisors. It was also possible to determine that employees evaluate it worse than managers do. The designed intervention plan is based on the results of this study, in order to make the performance evaluation into an effective act of exploitation and improving the skills of employees.pt_PT
dc.identifier.tid201023628
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/19250
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectAvaliação de desempenhopt_PT
dc.subjectPerceçõespt_PT
dc.subjectOrganizaçõespt_PT
dc.subjectAppraisal evaluationpt_PT
dc.subjectPerceptionspt_PT
dc.subjectOrganizationspt_PT
dc.titlePerceções acerca do processo de avaliação do desempenho : o caso da Fundação Luiz Bernardo de Almeidapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Recursos Humanos

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