Browsing by Issue Date, starting with "2015-12-21"
Now showing 1 - 10 of 16
Results Per Page
Sort Options
- Impacto do BEPS nos preços de transferênciaPublication . Martins, André Lisboa; Alves, Paulo Alexandre PimentaO presente trabalho tem por base o estágio realizado no departamento de Tax da PricewaterhouseCoopers, com vista a conclusão do Mestrado em Finanças da Faculdade de Economia e Gestão da Universidade Católica Portuguesa. Uma economia globalizada fez com que a temática dos preços de transferência ganhe cada vez mais importância, tanto a nível económico como fiscal. De forma a garantir maior transparência às autoridades fiscais dos estados membros da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), e no sentido de propor medidas de combate à erosão da base tributável ou transferência de lucros, este organismo propôs o Plano de Ação do Base Erosion and Profit Shifting (BEPS). O presente trabalho tem por objetivo analisar o Plano de Ação do BEPS e o seu impacto nos preços de transferência. Numa primeira parte faremos uma apresentação da entidade de acolhimento e uma descrição das atividades desenvolvidas ao longo do estágio, concluindo-se com uma análise crítica da empresa e do seu funcionamento e do nosso trabalho. Numa segunda parte, o estudo assenta na temática do BEPS e do seu impacto nos preços de transferência. Inicialmente é feita uma exposição teórica do tema, focando as normas aplicáveis em preços de transferência, seguida de um estudo do mecanismo do BEPS e das recomendações da OCDE para o seu combate. Para terminar, é realizado um enquadramento prático do tema, mediante a apresentação de algumas implicações que o Plano de Ação do BEPS terá em matéria de preços de transferência.
- Perceções dos dirigentes de topo sobre a relação entre a certificação pela qualidade e os impactos no quotidiano das IPSS do Distrito de ViseuPublication . Marinho, Andrea Luciana Fernandes; Ribeiro, Paulo Alexandre de Oliveira CastroNum mundo cada vez mais instável, marcado pelo conceito da globalização e um maior enfoque centralizado na satisfação do cliente, presenciamos a qualidade em diversos setores de mercado, surgindo diversos Sistemas de Gestão de Qualidade e Modelos de Qualidade para dar uma resposta mais adequada à satisfação dos clientes e à garantia da sustentabilidade global das Organizações. O presente estudo tem por finalidade analisar as perceções dos dirigentes de topo sobre a relação entre a certificação pela qualidade e os impactos no quotidiano das Instituiçoes Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do distrito de Viseu. Em Portugal são três os modelos de gestão da qualidade que são mais aplicados às Instituições de Serviço Social, o European Quality in Social Services (EQUASS) ou Sistema Europeu da Qualidade nos Serviços Sociais, os Modelos de Avaliação da Qualidade das Respostas Sociais (MAQRS) do Instituto da Segurança Social (ISS) e a norma NP EN ISO 9001. A coexistência de diversos modelos para o mesmo setor pode ser causa de dificuldades de entendimento e de escolha para as organizações deste setor. Como tal, realizou-se uma comparação teórica dos três modelos de gestão da qualidade, esclarecendo as similaridades, diferenças e especificidades que serviram de base para a elaboração de um inquérito aplicado à gestão de topo das instituições. Por conseguinte, salienta-se que a implementação de um sistema de gestão de qualidade acarreta benefícios evidenciados por uma gestão mais ativa na transposição das expetativas dos utentes/clientes para requisitos dos serviços e consequente melhoria nos processos. Apesar de estar numa fase crescente, o caminho para a qualidade nas respostas sociais ainda está longe do que se espera para um setor que lida diretamente com questões sensíveis da sociedade.
- Effectiveness of CDS regulation : an insight into the Cyprus and Greek crisisPublication . Carvalho, Nuno João Sampaio de; Santos, Carlos Manuel Ferreira dosEsta dissertação realiza-se no âmbito de tentar averiguar se as mais recents regulamentações relativas ao mercado de CDS surtiram algum efeito na regularização deste. Mais especificamente, são estudadas as medidas da inclusão do bail-in como medida de qualidade de crédito na ISDA 2014 e a proibição de transações de CDS sem qualquer cobertura ao risco. Devido ao elevado crescimento do mercado CDS, torna-se imperativo que as autoridades competentes tomem medidas de forma a controlar um mercado em ascensão e com um impacto cada vez maior. No entanto não existe ainda quaisquer provas conclusivas que nos levem a crer que as medidas recentmente tomadas tenham sido a melhor solução para o problema, existindo inclusive indícios que tais medidas poderão exercer precisamente o efeito contrário ao pretendido. Os resultados aqui analisados mostram precisamente que tais medidas não conseguiram controlar o comportamento explosivo dos spreads dos CDS, sendo assim necessário rever as medidas usadas e planear novas medidas, para que exista um controlo de mercado de maneira mais eficaz.
- Sistema de recompensas e atração e retenção de talentos : um estudo de caso numa Organização de Alta TecnologiaPublication . Carneiro, Melanie Ann; Valverde, Camilo José LopesO presente TFM consiste em um estudo de caso sobre sistemas de recompensas e seu impacto na atração e retenção de talentos numa organização ligada à alta tecnologia. O caso foi estudado com base numa abordagem qualitativa, através da observação participante no terreno por parte da investigadora e através de entrevistas realizadas a colaboradores da organização. Os resultados encontram-se globalmente alinhados com a literatura, particularmente no que diz respeito à necessidade de manutenção de elementos chave no sistema de recompensas como a equidade, o alinhamento do sistema com as estratégias organizacionais e o sistema ser percepcionado como justo e objectivo pelos seus colaboradores. Nas conclusões apresentam-se algumas propostas para fazer face às lacunas identificadas no sistema durante a investigação: falta de equidade individual, interna e externa do SR, inexistência de alinhamento entre o SR e as estratégias organizacionais, comunicação pouco eficaz na organização face ao SR e processos articulados, necessidade de uma atenção especial à gestão de talentos na empresa dadas as previsões de sua eventual escassez futura e às políticas internacionalizadas que são necessárias para a eficácia da sua gestão.
- Determinantes da maturidade da dívida : análise setorial aplicada ao Índice CDAXPublication . Baptista, João Carlos Vasconcelos e Sousa Minnemann; Pacheco, Luís Pedro KrugO âmbito deste trabalho consiste na análise empírica dos determinantes da estrutura da maturidade da dívida ao nível setorial de 336 empresas representadas no índice alemão CDAX. Considerando a literatura relevante, aqui revista, testamos a influência das variáveis relacionadas com as caraterísticas das empresas (oportunidades de crescimento, dimensão, impostos, qualidade da empresa e endividamento) e as variáveis macroeconómicas (estrutura temporal da taxas de juro e taxa de inflação). De acordo com os resultados obtidos, os setores não aparentam ser influenciados pelas características das empresas da mesma maneira na escolha da maturidade da dívida. Verificamos a existência de uma relação negativa das oportunidades de investimento e uma relação positiva da dimensão da empresa e do endividamento com a maturidade da dívida para todos os setores. A relação entre a maturidade da dívida com os indicadores da qualidade e dos impostos, apesar do resultado de muitos setores não serem estatisticamente relevantes, demonstra que alguns setores contrariam o esperado pela literatura. Os resultados obtidos no impacto das variáveis macroeconómicas, a estrutura temporal das taxas de juro e a taxa de inflação, na maturidade da dívida não foram estatisticamente relevantes.
- Clarifying what is a safe haven : an application to the Gold MarketPublication . Matos, Ana Maria Aires Pereira Correia de; Santos, Carlos Manuel Ferreira dosIn this thesis, a new approach to the notion of safe haven is developed, building on earlier innovative work by Paulos (2015), and departing from the widely used Baur and Lucey (2010) benchmark. It is our view that such a benchmark neglects the flight-to-quality property a safe haven asset should have. As such, we suggest implications for risk preferences in safe haven assets namely in their possible flight to quality property, we develop a method to test such preferences, and we conduct an extensive study, for a large class of assets, on whether or not gold could be perceived as a safe haven with respect to them. Gold was chosen for this application for the purposes of comparison with similar studies in the Baur and Lucey (2010) tradition. The role of volatility is extensively discussed, and explicitly incorporated in the definition of safe haven, shifting from the correlation between returns paradigm. Our analysis finds out that when the safe haven definition is extended in the ways we have suggested, gold is a safe haven against a wide variety of financial assets. This result differs from the existing literature, but makes perfect sense in our sample period (2008-2013), which comprises the financial crisis of 2007-08 and the European debt crisis. The debate between gold as a hedge and as a safe haven is also analysed. The prevailing dichotomy between such roles in the literature is broken, since our approach to safe haven uses volatility measures, whilst the previous paradigm was based on assets’ returns. As such, we find that there were subperiods where gold did perform the role of hedge, but we do not find a contradiction between that and the role of safe haven for the entire sample period.
- Edifícios híbridos : unir territórios para unir pessoasPublication . Pereira, Ricardo Jorge Matos; Carvalho, António da Silva Ferreira de; Byrne, Gonçalo de SousaA área de intervenção situa-se em Lisboa, na freguesia das Avenidas Novas. Este Trabalho de Projeto corresponde ao desenvolvimento da solução urbana proposta para esta área de Lisboa no 1º semestre, nas unidades curriculares de Projeto Integrado Urbano e de Projeto Integrado de Paisagem. Este projeto surge da intenção da Fundação Calouste Gulbenkian melhorar a cidade que a envolve, ao abrigo do projeto "O Nosso Km2 " criado pela fundação, formando um desafio e uma oportunidade para testar novas ideias e propostas para resolver problemas de ordem social, urbana e arquitetónica. Na freguesia das Avenidas Novas passa uma linha férrea que separa duas partes desta freguesia, dividindo assim o território em dois. A proposta deste projeto tem como principal objetivo unificar estas duas partes da freguesia, através da criação de uma nova avenida que liga a Avenida de Berna com o Bairro do Rego, passando por cima da linha férrea, sobre a qual é criada uma plataforma que alberga uma grande área de espaço verde público. Esta avenida é na verdade um edifício destinado a estacionamento público nos seus pisos inferiores, mas em cuja cobertura surge uma avenida aparentemente como tantas outras presentes nesta freguesia, ladeada por vários edifícios novos, que dela fazem parte, enquanto grande edifício híbrido (estacionamento/ avenida/ ponte/ habitação/ escritórios / comércio). Desta proposta faz parte também o desenvolvimento dos edifícios que ligarão esta nova avenida-ponte à Avenida de Berna e ao Hospital Curry Cabral, com um programa híbrido destinado a vários estratos sociais e aberto a todos os cidadãos, transformando o interior do conjunto edificado num quarteirão vivo, com jardins, lojas e caminhos, que o transformarão numa passagem natural para os transeuntes.
- Avaliação de projetos de investimento em Regime de Project Finance : a concessão Beira Litoral e AltaPublication . Resende, Rúben Filipe Gomes; Pinto, João Filipe MonteiroNo âmbito do estágio curricular desenvolvido na Ascendi para conclusão do Mestrado em Finanças, o presente relatório aborda de forma interligada duas temática na área das Finanças: o Project Finance (PF) e a avaliação de ativos reais. O Project Finance é um método de financiamento frequentemente utilizado em projetos capitais intensivos de elevada dimensão e que apresentam como principais características: (i) o projeto vale pelos cash flows que gera, não havendo tipicamente recurso aos seus promotores; e (ii) envolve a criação de uma entidade independente, facto permite um nível de financiamento por dívida mais elevado face ao financiamento do projeto diretamente pelos seus promotores. Pelas características específicas que este tipo de operações encerram, a discussão sobre as metodologias de avaliação de ativos reais, por Discounted Cash Flows (DCF), que melhor se aplicam à avaliação de um Project Finance ou de uma parceria público-privada (PPP) tem aumentado recentemente. No presente trabalho foram analisados e aplicados ao estudo de caso Concessão Beira Litoral e Alta os seguintes modelos: Free Cash Flow Model (FCF), o Equity Cash Flow Model (ECF), o Capital Cash Flow Model (CCF) e o Compressed Adjusted Present Value Model (CAPV). O Trabalho Final de Mestrado apresentado estudou então se a escolha de diferentes modelos de avaliação por DCFtem impacto nos resultados obtidos. Por outro lado verificou-se se o modelo FCF subestima os benefícios fiscais associados ao elevado nível de endividamento de projetos de investimento implementados neste regime e se, consequentemente, conduz a resultados enviesados. Depois de aplicados os modelos de DCF selecionados, concluiu-se que a escolha do modelo de avaliação influencia os resultados obtidos; i.e., o valor de mercado da concessão é diferente consoante o modelo aplicado. Verificou-se ainda que o modelo FCF subestimou os benefícios fiscais criados pela dívida. Finalmente, foi possível concluir que os modelos Capital Cash Flow e o Compressed Adjusted Present Value conduzem a valores de mercado mais elevados para a concessão pelo facto de captarem melhor os benefícios fiscais, o que está em linha com a literatura que refere que estes dois modelos são os mais realistas na avaliação de projetos em regime de PF ou PPP.
- Perceções acerca do processo de avaliação do desempenho : o caso da Fundação Luiz Bernardo de AlmeidaPublication . Barbosa, Alexandra Manuela da Costa Santos; Tavares, Marisa Fernanda FigueiredoO presente estudo tem como objetivos gerais avaliar o processo de avaliação de desempenho implementado numa instituição, tendo por base a análise da perceção dos colaboradores relativamente ao mesmo, e a conceção de um plano de intervenção visando a correção das insuficiências do modelo vigente. Utilizou-se uma metodologia quantitativa e qualitativa, sendo que numa primeira etapa foram elaborados os instrumentos de recolha de dados, um inquérito por questionário e um guião de entrevista, de forma a proceder à triangulação de dados. Os resultados obtidos permitiram-nos concluir que os colaboradores participantes neste estudo têm algum conhecimento sobre o processo de avaliação, mas não percecionam adequadamente a sua finalidade nem a existência de objetivos e metas subjacentes ao processo de avaliação de desempenho. Apesar disso, consideram o processo de avaliação do desempenho parcialmente justo, chegando mesmo a considerá-lo significativamente mais justo do que as chefias. Foi ainda possível apurar que os colaboradores avaliam- se pior do que as chefias os avaliam. O plano de intervenção concebido tem por base os resultados deste estudo, e o objetivo de tornar a avaliação de desempenho num ato efetivo de aproveitamento e melhoria das competências dos colaboradores.
- Habitação intergeracional nas Avenidas Novas em Lisboa : vivência e partilha de espaçosPublication . Sousa, Lídio Júlio Albuquerque de; Carvalho, António da Silva Ferreira de; Byrne, Gonçalo de SousaO presente trabalho centra-se na problemática de melhorar a cidade existente e de que modo a arquitetura pode articular e contribuir para noções como cidade, sociedade, espaço público e habitação. A procura de melhor cidade pode ser realizada com propostas que demonstram novas lógicas ou pontos de interesse na cidade, tomando assim como zona de estudo a Freguesia das Avenidas Novas em Lisboa. O trabalho enquadra-se na sequência da proposta da Fundação Calouste Gulbenkian que tem por objetivo melhorar a Freguesia a que pertence, no âmbito do projeto “O Nosso Km2”. Assim o entendimento e conhecimento de uma cidade existente consolidada é fundamental para dar resposta a alguns dos seus problemas, criando novas vivências através de percursos/rampas, ligações, conexões. Contudo a análise da malha urbana desta freguesia de Lisboa tem um aspeto marcante nas fases do seu crescimento ao longo dos tempos: a existência de uma barreira física ferroviária. Ela corresponderá ao ponto fulcral da intervenção, propondo-se pontes pedonais e cicláveis que promovam a fusão cultural e socioeconómica do território, enquanto objetivo real e concreto. Olhando ao envelhecimento populacional e à mobilidade na cidade como sendo uma realidade à qual não podemos fugir, será de extrema necessidade darmos um contributo agradável com novas lógicas do uso dos espaços na cidade, em função da realidade dos nossos tempos. Devido à existência de vários polos universitários e à problemática do idoso solitário, a habitação intergeracional será o tema que se pretende aprofundar, tentando criar espaços que possam ser usufruídos por todos; e para que tal suceda, serão abordadas todas as escalas do projeto numa linha conceptual que vai desde o urbano ao edifício. A proposta pretende criar locais de transparência e fluidez de passagem, com diversas zonas onde o espaço social vive e penetra, convivendo com o privado e assim criar novas perceções sensíveis na paisagem urbana.