Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
416.63 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
O crescente interesse pelo ambiente construído nas escolas e a respetiva influênciano comportamento, nas atitudes e nas estratégias de ensino, foram as motivações centrais do chamado programa de modernização das escolas secundárias, ainda em execução, pela Parque Escolar E.P.E. A investigação em andamento visa determinar como é que diretores escolares, professores e alunos percecionam as alterações introduzidas nos espaços escolares modernizados e em que medida estasprovocaram mudanças nos modos de ensinar e de aprender, tendo como referencial o Manual de Projeto: arquitetura e o modelo pedagógico implícito. O
estudo enquadra-se numa abordagem qualitativa, com uma forte componente de investigação de estudo pós-ocupação e está a ser desenvolvido em três escolas secundárias do distrito do Porto. São apresentados os resultados parcelares da análise dos dados recolhidos no inquérito, por questionário, aos professores, e na entrevista, aos Diretores. Os resultados colocam em evidência que a perceção coletiva sobre as caraterísticas dos novos espaços escolares e das condições para o ensino e a aprendizagem não são coincidentes com a perceção individual de cada um dos professores e dos Diretores Escolares.
Description
Keywords
Projeto educativo Espaços escolares Sala de aula
Citation
Bertão, M.P., Alves, J.M. (2019). As salas de aula nas escolas modernizadas pela parque escolar: sonhos adiados. In I. Cabral, J. Machado, C. Palmeirão, I. Baptista, J. Azevedo, J.M. Alves, M.C. Roldão (orgs.), Educação, territórios e desenvolvimento humano: atas do III seminário internacional, Porto, Portugal, 18-19 Julho, 2019. (pp. 472-492). Porto: Universidade Católica Portuguesa, Faculdade de Educação e Psicologia, Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano
Publisher
Universidade Católica Portuguesa, Faculdade de Educação e Psicologia, Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano