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Qual o impacto de campanhas de comunicação de marketing de influência no Instagram junto dos consumidores? Estudo de caso da marca A Vaca que Ri

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Num mundo cada vez mais digitalizado, não só as relações humanas têm vindo a sofrer alterações, como também as organizações. O marketing digital passou a ser uma área de relevante destaque que permite potenciar o crescimento e desenvolvimento das mais diversas áreas de negócios. Atualmente, todas as empresas ambicionam marcar presença no online e delineiam estratégias de comunicação que lhes permitem ser reconhecidas de forma mais imediata naquela que passou a ser uma aldeia global. Nesse sentido, outras áreas como o marketing de influência têm vindo a crescer e estabelecer-se enquanto parte da estratégia de comunicação de diversas marcas. Assim, a presente dissertação tem como objetivo analisar e compreender a relação entre as campanhas de marketing de influência no Instagram e o modo como os consumidores portugueses as percecionam e atuam. Esta investigação centrou-se no caso específico da marca A Vaca que ri e, através da realização de uma entrevista exploratória à Brand Manager, a aplicação de inquéritos por questionário a consumidores, e a análise de campanhas de marketing de influência realizadas em 2022, foi possível verificar que a importância atribuída pelos consumidores a esta área é relevante, tal como o papel de destaque que atribuem ao trabalho dos influencers digitais que, através de parcerias e conteúdos publicitários, geram brand awareness e contribuem para o sucesso desta marca centenária e desejo de compra dos produtos na mente dos consumidores.
In an increasingly digitalized world, not only human relationships have been undergoing changes, but also organizations. Digital marketing has become an important area that allows the growth and development of the most diverse business areas. Currently, all companies aim to mark their presence online and outline communication strategies that allow them to be recognized in a more immediate way in what has become a global village. In this sense, other areas such as influencer marketing have been growing and establishing themselves as part of the strategic communication of several brands. Thus, this dissertation aims to analyze and understand the relationship between influencer marketing campaigns on Instagram and how Portuguese consumers perceive and act on them. This research focused on the specific case of the brand A Vaca que ri and, through an exploratory interview to the Brand Manager, the application of questionnaire surveys to consumers, and the analysis of influencer marketing campaigns carried out in 2022, it was possible to verify that the importance attributed by consumers to this area is relevant, as well as the prominent role they attribute to the work of digital influencers who, through partnerships and advertising content, generate brand awareness and contribute to the success of this century-old brand and the desire to buy the products in the consumers' minds.

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Comunicação estratégica Marketing digital Marketing de influência Influencers Comportamento do consumidor Strategic communication Digital marketing Influencer marketing Consumer behaviour

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