Repository logo
 
Publication

Factores que promovem o desempenho escolar em pessoas com limitação visual : o papel da imagem corporal, auto-estima e auto-conceito

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
dc.contributor.advisorDias, Paulo César Azevedo
dc.contributor.authorMota, Susana Gonçalves
dc.date.accessioned2021-09-06T08:00:35Z
dc.date.available2021-09-06T08:00:35Z
dc.date.issued2013-02-06
dc.date.submitted2012
dc.description.abstractO aluno com limitação visual é confrontado com diversas dificuldades no seu quotidiano e desafios ao seu desenvolvimento e a aprendizagem em contexto escolar. No presente trabalho, centramo-nos no contexto escolar, no sentido de perceber o efeito de variáveis psicológicas, nomeadamente auto-conceito, auto-estima e imagem corporal, junto deste grupo. Os estudos sugerem que os alunos com limitação visual obtêm sucesso académico e aquisição de conhecimentos, quando incluídos na escola inclusiva e usufruindo dos recursos disponíveis. O mesmo se verifica relativamente à auto-estima, auto-conceito e imagem corporal. Os alunos com limitações visuais apresentam, geralmente, bons níveis de auto-estima, auto-conceito e imagem corporal. Assim, este estudo pretende analisar, no nosso contexto, se a imagem corporal, a auto-estima e auto-conceito se relacionam com o desempenho escolar do aluno com limitação visual. A amostra é constituída por 21 alunos, entre os 12 e 18 anos, sendo 12 do género masculino e 9 do género feminino. Os resultados permitem concluir que existe uma relação positiva entre o auto-conceito e o desempenho escolar dos alunos com limitações visuais, ou seja, quanto maior a auto-estima e auto-conceito, maior a possibilidade de sucesso escolar.pt_PT
dc.description.abstractThe visually impaired student is confronted with various difficulties in their daily lives and challenges to their development and learning in the school context. In this paper, we focus on the school context in order to understand the effect of psychological variables, including self-concept, self-esteem and body image, with this group. Studies suggest that students with visual impairment achieve academic success and knowledge acquisition, when included in inclusive school and taking advantage of available resources. The same shall apply to self-esteem, self-concept and body image. Students with visual limitations have generally good levels of self-esteem, self-concept and body image. Thus, this study seeks to analyze, in our context, if body image, self-esteem and self-concept are related to academic performance of students with visual impairment. The sample consists of 21 students, between 12 and 18 years, being 12 males and 9 females. The results show that there is a positive relationship between self-concept and academic performance of students with visual limitations, which means that, the higher the self-esteem and self-concept, the greater the chance of school success.pt_PT
dc.identifier.tid201675897pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/34651
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectLimitação visualpt_PT
dc.subjectAuto-estimapt_PT
dc.subjectAuto-conceitopt_PT
dc.subjectImagem corporalpt_PT
dc.subjectDesempenho escolarpt_PT
dc.subjectVisual impairmentpt_PT
dc.subjectSelf-esteempt_PT
dc.subjectSelf-conceptpt_PT
dc.subjectBody imagept_PT
dc.subjectSchool performancept_PT
dc.titleFactores que promovem o desempenho escolar em pessoas com limitação visual : o papel da imagem corporal, auto-estima e auto-conceitopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Psicologiapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
201675897.pdf
Size:
715.9 KB
Format:
Adobe Portable Document Format