Browsing by Issue Date, starting with "2013-02-06"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Responsabilidade social das empresas : implicações económicas e jurídicasPublication . Festas, Ana Sardinha Tavares; Câmara, Paulo
- Factores que promovem o desempenho escolar em pessoas com limitação visual : o papel da imagem corporal, auto-estima e auto-conceitoPublication . Mota, Susana Gonçalves; Dias, Paulo César AzevedoO aluno com limitação visual é confrontado com diversas dificuldades no seu quotidiano e desafios ao seu desenvolvimento e a aprendizagem em contexto escolar. No presente trabalho, centramo-nos no contexto escolar, no sentido de perceber o efeito de variáveis psicológicas, nomeadamente auto-conceito, auto-estima e imagem corporal, junto deste grupo. Os estudos sugerem que os alunos com limitação visual obtêm sucesso académico e aquisição de conhecimentos, quando incluídos na escola inclusiva e usufruindo dos recursos disponíveis. O mesmo se verifica relativamente à auto-estima, auto-conceito e imagem corporal. Os alunos com limitações visuais apresentam, geralmente, bons níveis de auto-estima, auto-conceito e imagem corporal. Assim, este estudo pretende analisar, no nosso contexto, se a imagem corporal, a auto-estima e auto-conceito se relacionam com o desempenho escolar do aluno com limitação visual. A amostra é constituída por 21 alunos, entre os 12 e 18 anos, sendo 12 do género masculino e 9 do género feminino. Os resultados permitem concluir que existe uma relação positiva entre o auto-conceito e o desempenho escolar dos alunos com limitações visuais, ou seja, quanto maior a auto-estima e auto-conceito, maior a possibilidade de sucesso escolar.
- Custeio de serviços de saúde numa IPSSPublication . Ferreira, Miguel Alfredo dos Reis; Anacoreta, Maria LuísaNo atual contexto da saúde o desenvolvimento das técnicas de custeio para o controlo e análise dos custos nas organizações hospitalares, tem sido um fator determinante para o desempenho das mesmas e apresenta-se como uma importante ferramenta no processo de gestão. Este projeto tem como objetivo a aplicação do custeio baseado em atividade e tempo, sigla do inglês Time-Driven Activity-Based Costing (TDABC), no Hospital da Trindade. A sua implementação na instituição constitui uma mais-valia para a obtenção de informações precisas e confiáveis. Nesta medida, surge uma questão basilar: será que o reembolso feito pelas mais diversas entidades remunera os custos dos atos cirúrgicos? No decorrer do estudo foram utilizadas varias técnicas de colheita de dados e análise documental, de forma a proporcionar elementos capazes na identificação e aprofundamento do setor, bem como os serviços realizados e os recursos consumidos. A amostra selecionada para o estudo refere-se aos atos cirúrgicos mais praticados na organização no corrente ano. A partir do propósito apresentado, determinou-se os custos associados a cada ato cirúrgico bem como os valores de reembolso feitos pelas respetivas entidades convencionadas com a instituição. Constatou-se que os valores reembolsados pelas entidades convencionadas ficaram substancialmente abaixo dos custos, variando de -5% na apendicectomia a -63% no tratamento de hérnia inguinal bilateral. A magnitude das variações entre o máximo e mínimo dos valores reembolsados sugere que as entidades convencionadas trabalham com metodologias não convergentes na formação das suas tabelas de preços. A partir dos resultados apresentados, pretende-se viabilizar a implementação do TDABC nas organizações hospitalares em geral.
