Publication
Construção de uma prática interventiva de saúde na comunidade escolar
dc.contributor.advisor | Resende, Ana | |
dc.contributor.author | Sitefane, Sara Cristina Correia Gomes | |
dc.date.accessioned | 2012-11-13T10:44:26Z | |
dc.date.available | 2012-11-13T10:44:26Z | |
dc.date.issued | 2011-03 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.description.abstract | Na medida em que a escola desempenha um papel primordial na aquisição de competências sociais e estilos de vida saudáveis dos adultos do amanhã, a saúde deve de estar inserida no contexto escolar. Esta discussão remonta o século anterior, quando do nascimento do projecto de Rede Europeia de Escolas Promotoras da Saúde, fruto do trabalho conjunto da Organização Mundial de Saúde, do Conselho da Europa e da Comissão Europeia. Portugal iniciou a sua actividade piloto em 1997, sendo que a parceria entre os Ministérios da Saúde e da Educação permitiu a sua consagração efectiva. O presente relatório incidiu assim no âmbito da Promoção da Saúde Escolar, teve como tema: ―Construção de uma Prática Interventiva de Saúde na Comunidade Escolar‖ e foi dividido por três módulos de desenvolvimento de competências ao longo de 25 semanas, na Unidade Funcional – Unidade de Saúde Pública do Agrupamento de Centros de Saúde IX de Algueirão/Rio de Mouro. No primeiro módulo realizou-se o diagnóstico de situação, a fixação de objectivos, a selecção das actividades e dos recursos necessários para concretizar o projecto de intervenção, tendo através destes sido confirmado e justificado a pertinência da situação em estudo. No segundo módulo, após a aplicação do questionário, realizou-se o tratamento de dados, tanto estatístico como análise de conteúdo, tendo como resultados, numa primeira fase, expectativas positivas face a intervenção da Saúde na Escola; e, numa segunda fase, as áreas de intervenção prioritária inerente a cada Agrupamento Escolar, sendo visível com maior expressão a Promoção da Alimentação Saudável, a Promoção da Saúde Oral e a Promoção da Saúde Sexual e Reprodutiva e Prevenção de Doenças Transmissíveis. Para colmatar estas necessidades foram desenvolvidos dois projectos de intervenção intitulados ―Estou a Crescer‖ e ―Verduras no Prato‖. No terceiro módulo, período opcional, optou-se pela intervenção comunitária no seio do Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral em meio escolar. Em suma, o presente relatório traduziu os inúmeros contributos significativos para uma parceria efectiva entre a Saúde e a Educação | por |
dc.description.abstract | To the extent that the school has a key role in the acquisition of social skills and healthy lifestyles of adults of tomorrow, health should be included in the school context. This discussion goes back to the previous century, when the birth of the draft European Network of Health Promoting Schools, the fruit of joint work of the World Health Organization, Council of Europe and the European Commission. Portugal began its pilot activity in 1997, and the partnership between the Ministries of Health and Education allowed their actual consecration. This report focused well within the Health Promotion School, had the theme "Building a Practical Interventional School of Community Health" and was divided into three modules to develop skills over 25 weeks in the Functional Unit - Unit of Public Health - Agrupamento de Centros de Saúde IX de Algueirão/Rio de Mouro. In the first module took place if the diagnosis of the situation, setting objectives, selecting activities and resources necessary to implement the intervention project, having been through these confirmed and justified the relevance of the situation under study. The second module, after the questionnaire was held data processing, both statistical and content analysis, with the results, initially positive expectations against intervention in the School of Health and, subsequently, the priority intervention areas associated with each grouping School, being more visible expression to Healthy Food Promotion, Oral Health Promotion and Promotion of Sexual and Reproductive Health and Communicable Disease Prevention. To meet these needs we developed two intervention projects titled "I'm Growing" and "Vegetables in dish." In the third module, optional period, we opted for community intervention program within the National Oral Health Promotion in schools. In short, this report reflected the many significant contributions to an effective partnership between Health and Education | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.14/9375 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.subject | Saúde escolar | por |
dc.subject | Projecto | por |
dc.subject | Intervenção | por |
dc.subject | Alimentação saudável | por |
dc.subject | Sexualidade | por |
dc.subject | Saúde oral | por |
dc.subject | School health | por |
dc.subject | Project | por |
dc.subject | Healthy sexuality | por |
dc.subject | Oral health | por |
dc.subject | Intervention | |
dc.title | Construção de uma prática interventiva de saúde na comunidade escolar | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |
thesis.degree.name | Mestrado em Enfermagem |