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Literacia em saúde mental e o papel da proximidade a problemas de saúde mental : follow-up do projeto abrir espaço à saúde mental

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
dc.contributor.advisorCampos, Maria Luísa Brites Parreira Coelho Vieira de
dc.contributor.authorVasconcelos, Márcia Goreti Teles de
dc.date.accessioned2016-09-07T15:32:51Z
dc.date.available2016-09-07T15:32:51Z
dc.date.issued2016-02-11
dc.date.submitted2016
dc.description.abstractA promoção de literacia em saúde mental é referida na literatura como uma estratégia chave de promoção da saúde mental e de redução do estigma. Este estudo integra o projeto Abrir Espaço à Saúde Mental, tendo como objetivo geral contribuir para a avaliação da eficácia da intervenção de promoção de literacia em saúde mental, realizada no âmbito do referido projeto. A amostra foi constituída por 160 jovens, maioritariamente do género feminino, entre os 11 e os 15 anos de idade, do 3.º ciclo do ensino básico. Para avaliação da eficácia da intervenção foi aplicado o LSMq - Questionário de literacia em saúde mental, em três momentos - pré e pós-teste e follow-up (seis meses após a intervenção). Os principais resultados apontam para diferenças significativas na literacia em saúde mental, em função do tipo de proximidade (familiar vs amigo) a problemas de saúde mental. Entre o pré-teste e o follow-up, ambos os grupos apresentaram aumento nos níveis de literacia em saúde mental, sem diferenças significativas. Estes resultados reforçam a importância de se explorarem características específicas das amostras permitindo, assim, informar a construção de intervenções; bem como a eficácia da intervenção desenvolvida no âmbito do projeto Abrir Espaço à Saúde Mental.pt_PT
dc.description.abstractLiterature suggests that promoting mental health literacy in youth is a key strategy for promoting mental health and reducing stigma. This study is part of a larger project (Finding space to mental health), and aims to contribute for the study of the effectiveness assessment of a school-based intervention to promote mental health literacy. The sample consisted of 160 youths, mostly the female gender, aged between 11 and 15 years old, attending the 3rd cycle of basic education. The study of effectiveness of the intervention was assessed by LSMq – Mental Health Literacy Questionnaire, in pre-test, post-test and follow-up (six months after the intervention). The main results point to significant differences in the level of mental health literacy, depending on the type of familiarity (family vs. friend) to mental health problems. Between pre-test and follow-up, both groups showed increased levels of mental health literacy, with no significant differences between groups. These results strengthen the importance of exploring specific characteristics of the samples to inform the construction of interventions; and the effectiveness of intervention developed.pt_PT
dc.identifier.tid201462877
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/20556
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectLiteracia em saúde mentalpt_PT
dc.subjectProximidade a problemas de saúde mentalpt_PT
dc.subjectJovenspt_PT
dc.subjectEficácia da intervençãopt_PT
dc.subjectMental health literacypt_PT
dc.subjectFamiliarity to mental health problemspt_PT
dc.subjectYoung peoplept_PT
dc.subjectIntervention effectivenesspt_PT
dc.titleLiteracia em saúde mental e o papel da proximidade a problemas de saúde mental : follow-up do projeto abrir espaço à saúde mentalpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia

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