Browsing by Issue Date, starting with "2016-02-11"
Now showing 1 - 7 of 7
Results Per Page
Sort Options
- Literacia em saúde mental e o papel da proximidade a problemas de saúde mental : follow-up do projeto abrir espaço à saúde mentalPublication . Vasconcelos, Márcia Goreti Teles de; Campos, Maria Luísa Brites Parreira Coelho Vieira deA promoção de literacia em saúde mental é referida na literatura como uma estratégia chave de promoção da saúde mental e de redução do estigma. Este estudo integra o projeto Abrir Espaço à Saúde Mental, tendo como objetivo geral contribuir para a avaliação da eficácia da intervenção de promoção de literacia em saúde mental, realizada no âmbito do referido projeto. A amostra foi constituída por 160 jovens, maioritariamente do género feminino, entre os 11 e os 15 anos de idade, do 3.º ciclo do ensino básico. Para avaliação da eficácia da intervenção foi aplicado o LSMq - Questionário de literacia em saúde mental, em três momentos - pré e pós-teste e follow-up (seis meses após a intervenção). Os principais resultados apontam para diferenças significativas na literacia em saúde mental, em função do tipo de proximidade (familiar vs amigo) a problemas de saúde mental. Entre o pré-teste e o follow-up, ambos os grupos apresentaram aumento nos níveis de literacia em saúde mental, sem diferenças significativas. Estes resultados reforçam a importância de se explorarem características específicas das amostras permitindo, assim, informar a construção de intervenções; bem como a eficácia da intervenção desenvolvida no âmbito do projeto Abrir Espaço à Saúde Mental.
- Relações íntimas em processos de expatriaçãoPublication . Costa, Ana Carina Coelho Dias e; Lima, Vânia Andrea Sousa Gonçalves Moreira deVários estudos têm sido realizados relacionando a vinculação na idade adulta, o estabelecimento de relações íntimas e exploração, nomeadamente em contexto laboral (e.g.: Coy, Green, & Davis, 2012; Feeney & Thrush, 2010; Feeney & Van Vleet, 2010; Richards & Schat, 2011; Wu & Yang, 2012), não explorando outros específicos, como é exemplo a expatriação (Feeney & Thrush, 2010; van Ecke, Chope & Emmelkamp, 2005). É objetivo deste estudo perceber em que medida a representação da vinculação na idade adulta se relaciona com a representação da relação íntima, de cariz amoroso, e a capacidade de exploração com foco na experiência de expatriação de um dos seus elementos. Os participantes do estudo foram um casal com idades entre 32 e 36 anos, que mantém uma relação íntima há 6 anos e o tempo de separação devido à expatriação de 3 anos. Foram utilizados instrumentos de cariz representacional, com recurso à AAI e IRI, para avaliar a representação da relação na infância e na relação íntima atual, e a entrevista de exploração AEI, para avaliar comportamentos de cariz exploratório. Os resultados indicam que a representação segura da vinculação, favorece relações íntimas mais positivas e integradas, assim como uma maior predisposição para explorar.
- Fatores subjacentes à tomada de decisão judicial em processos de regulação das responsabilidades parentaisPublication . Cunha, Maria Francisca Confraria Barbosa da; Novo, Mariana Andrade de Sottomayor Negrão; Ribeiro, CatarinaNos últimos anos, o número de divórcios, em Portugal, aumentou e, consequentemente, o número de processos de regulação das responsabilidades parentais intensificou-se (INE, 2009). Existe uma dificuldade inerente à tomada de decisão judicial nestes casos pois estes são de jurisdição voluntária. Em conformidade, este estudo tem como objetivo compreender quais aos fatores que estão subjacentes à tomada de decisão judicial em processos de regulação das responsabilidades parentais, na perspetiva dos magistrados. A amostra é constituída por 32 participantes, 22 que especificaram as suas funções no tribunal (Juízes) e 7 que não especificaram (Magistrados).Foi privilegiada uma metodologia mista, tendo sido os dados recolhidos analisados quantitativa e qualitativamente a partir de um questionário desenhado para os efeitos do presente trabalho. Os principais resultados apontam que o conflito interparental foi considerado como um dos maiores obstáculos à determinação judicial nestes casos. Na perceção dos juízes/procuradores, os critérios mais relevantes são a prestação de cuidados básicos e o grau de litígio (dificuldade de comunicação entre os progenitores). Os dados obtidos foram discutidos de acordo com a literatura. Em estudos futuros, recomenda-se uma amostra mais alargada, assim como um maior variedade de participantes, tais como entidades que estejam envolvidas também neste processo.
- Monitorização da intervenção psicoterapêutica com adolescentes : relação entre sintomatologia psicológica e bem-estar e satisfação com a vidaPublication . Adaixo, Joana Melo; Dias, Pedro Miguel Brito da SilvaNa Europa, as perturbações mentais afetam uma em cada quatro pessoas, nalgum momento das suas vidas. A entrada na adolescência acarreta uma série de novos desafios, e a questão do normal e do patológico surge com maior relevância nesta fase da vida, uma vez que os adolescentes podem evidenciar comportamentos adaptativos, num dado período desenvolvimental, e disfuncionais noutro. O presente estudo insere-se no projeto MIPA-Mobile, que tem como objetivo testar um modelo de monitorização do processo de intervenção psicológica clínica com adolescentes, com recurso a aplicações móveis, integrando informação proveniente de múltiplos informadores. As últimas décadas foram pautadas por mudanças ao nível da avaliação psicopatológica em adolescentes. Dado o impacto considerável que a psicopatologia exerce no adolescente, o presente estudo exploratório pretende compreender e avaliar quantitativamente, no âmbito da monitorização regular do processo terapêutico com adolescentes, a relação entre sintomatologia psicopatológica e os níveis de bem-estar e satisfação com a vida. De um modo geral, neste estudo pudemos verificar, em vários momentos, a existência de um aumento na perceção de bem-estar e satisfação com a vida associado a problemas de atenção, e uma diminuição desta associada a problemas de internalização.
- O product placement na televisão portuguesa : uma análise da telenovela "Mar Salgado" e do Talent Show "Factor X"Publication . Luz, Maria do Carmo Queirós Braga; Burnay, Catarina do Amaral Dias DuffO modelo tradicional de publicidade televisiva tem gerado algum cepticismo em relação à sua eficácia. O acentuado número de anúncios e os mecanismos que disponibilizam a prática de zapping, forçaram os marketeers a procurar outras formas de contactarem com o seu público-alvo. O product placement surge como hipótese de resposta e em Portugal este método tem crescido de programa para programa. Este trabalho é um exemplo da utilização do product placement nos programas portugueses. Para tal, serão analisados dois programas distintos, a telenovela “Mar Salgado” e o talent show “Factor X”, tendo por base os tipos estratégicos de product placement estudados ao longo do trabalho. Como complemento, foi elaborado um questionário com o intuito de dar conhecer a perceção, opinião e recordação que os fãs da telenovela têm sobre product placement.
- O impacto das perícias psicológicas forenses na tomada de decisão judicial, em processos de promoção e proteção de menoresPublication . Leitão, Mariana Alcalde Faria da Fonseca; Barbosa, Mariana ReisA Psicologia Forense tem vindo a afirmar o seu papel na cena judicial pelo aumento das solicitações de perícias psicológicas (PPF). A mediatização de processos de promoção e proteção (PPP), por sua vez, associa-se ao aumento das denúncias dos crimes contra as crianças (Ribeiro, 2009), proliferando a conscientização social, e, consequentemente, incrementando o sentimento de responsabilidade nos decisores legais. O presente estudo teve como objetivo compreender o impacto das PPF na tomada de decisão judicial em PPP, na perceção de magistrados. A investigação orientou-se pelos princípios da metodologia qualitativa, pretendendo-se aceder às crenças, perceções e expectativas dos participantes, sendo que a amostra contemplou 4 magistrados, intervenientes em distintas fases processuais. A recolha de dados teve por base um guião de entrevista semiestruturado, respeitando a análise de conteúdo os pressupostos da Grounded Theory, preservando-se a adequação da sua análise e interpretação. O reconhecimento da importância atribuída às PPF e a sua consideração na decisão judicial evidenciaram-se consensuais. Salientam-se algumas limitações, respeitantes ao valor probatório, designadamente a eventual inconclusividade e a indefinição do papel do psicólogo no ato judicial. Salvaguardamos a necessidade de incrementar a investigação científica neste âmbito, potencializando o contributo e a adequação do recurso à Psicologia no serviço aos interesses da Justiça.
- A aliança terapêutica e a adesão de adolescentes à psicoterapiaPublication . Cecchettini, Natasha Nader de Andrade; Dias, Pedro Miguel Brito da SilvaO objetivo do presente estudo foi explorar a relação entre a aliança terapêutica, a adesão dos adolescentes à psicoterapia e, também, a sintomatologia. Para isso foi realizada uma análise qualitativa descritiva do percurso clínico de cinco adolescentes em psicoterapia de grupo, no que refere a: a aliança terapêutica, com a utilização do WAI-CA, Working Alliance Inventory for Children and Adolescents; a adesão a psicoterapia, através do número de sessões em que estiveram presentes e a evolução da sintomatologia - com a utilização do BPM, Brief Problem Monitor e através do relato do terapeuta. Foi, também, analisada a resposta destes jovens quanto ao que consideram ser uma boa relação terapêutica. Os resultados indicam que há uma relação entre aliança terapêutica e adesão a psicoterapia não tanto em relação aos valores gerais do WAI-CA, mas principalmente no que se refere a estabilidade e qualidade da subescala relação da aliança terapêutica. Os resultados também apontam para uma relação inversa entre os valores da relação terapêutica e sintomatologia: a maioria dos casos mostrou no decorrer do percurso, que conforme crescem, ou se estabilizam os valores da relação terapêutica decrescem os valores de sintomatologia.