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A validade do conteúdo funcional na avaliação de desempenho : estudo na área comercial da Rangel Internacional Aérea e Marítima

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Abstract(s)

O âmbito desta investigação é analisar a validade do conteúdo funcional na avaliação de desempenho, através da verificação do portefólio de competências corporativas utilizado na avaliação de desempenho da Rangel Internacional Aérea e Marítima, tendo em conta as funções desempenhadas pelos comerciais. Para isso, foi realizada uma abordagem qualitativa através de um estudo de caso que teve como técnicas de recolha de dados o questionário e a entrevista. Os resultados obtidos permitiram compreender que a realidade relatada pelos comerciais está de acordo com as descrições de funções existentes e que, apesar de o comercial externo ter algumas funções diferentes do interno, a base é similar pelo que as competências necessárias são as mesmas. Relativamente às competências, pode-se concluir que, de certa forma, as competências foram bem identificadas pela Rangel, no entanto, os comportamentos definidos para cada uma são em grande número, demasiado vagos, gerais e inespecíficos. As principais limitações deste estudo devem-se ao necessário ajustamento dos timings ao contexto onde a investigação foi realizada, à dificuldade de recolha de informação suficiente para cumprir os objetivos traçados e à indisponibilidade de alguns dos participantes alvos de estudo. Em trabalhos futuros sugere-se que esta análise seja feita ciclicamente para verificar se existem alterações que devam ser introduzidas, e alargar este estudo às outras funções da Rangel Internacional Aérea e Marítima ou, até mesmo, a todo o Grupo Rangel de forma a obter resultados mais consistentes.
This dissertation’s purpose is to analyze the validity of the functional content in the performance appraisal, through the verification of the corporative competencies’ portfolio used by Rangel Internacional Aérea e Marítima, considering the daily tasks of the sales force. With this aim, a qualitative research was developed through a case study using a survey and an interview as data collection techniques. The results show that the reality reported by the employees is in accordance with the existing job descriptions and that, although the account executives have some tasks that the inside sales representative don’t have, the basis is similar so the required competencies are the same. Regarding competencies, it can be concluded that, in a certain way, the competencies were properly identified by Rangel. However, the behaviors defined for each one are in a large number, too vague, general and unspecific. The main limitations of this study were that it is necessary to adjust the investigation to the timings of the context in which the research was developed, the difficulty of collecting enough information to achieve the goals and the interviewed population. For future investigations, the suggestions are performing this analysis cyclically in order to check whether there are changes that should be introduced and to extend this study to the other jobs of Rangel Internacional Aérea e Marítima or, even, to the whole Grupo Rangel to obtain more consistent results.

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Portefólio de competências Análise de funções Avaliação de desempenho Área comercial Competencies portfolio Job analysis Performance evaluation Sales force

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