Repository logo
 
Publication

A exposição gradual como estratégia de gestão da ansiedade na performance musical em crianças e adolescentes

datacite.subject.fosHumanidades::Artespt_PT
dc.contributor.advisorDawa, Ana Sofia Almeida Sá Serra
dc.contributor.authorMoura, Nádia Margarida Trindade
dc.date.accessioned2019-12-02T15:34:07Z
dc.date.available2019-12-02T15:34:07Z
dc.date.issued2019-07-15
dc.date.submitted2019
dc.description.abstractO presente relatório encontra-se dividido em duas partes: relatório da Prática Profissional e Projeto de Intervenção Pedagógica. A primeira parte trata da descrição do percurso realizado no âmbito do estágio profissional efetuado no ano letivo 2018/2019 na Escola de Música da Póvoa de Varzim, na área de especialização de classe instrumental e vocal: saxofone e classe de conjunto. A par das aulas lecionadas em tempo letivo, com supervisão, foram também dinamizadas várias atividades extracurriculares e implementada uma investigação envolvida na temática da ansiedade na performance musical. Na segunda parte apresenta-se o projeto de intervenção pedagógica “A exposição gradual como estratégia de gestão da ansiedade na performance musical em crianças e adolescentes”, sob a forma de artigo científico. Através da construção de uma hierarquia gradual de 10 situações de exposição à ansiedade, e sua realização, procurou-se que os 5 alunos participantes se familiarizassem e aprendessem a gerir a ansiedade. A metodologia utilizada foi a de investigação-ação, baseada na teoria desenvolvida por Cynthia Last. Os resultados da intervenção apontaram uma redução dos níveis de ansiedade dos participantes e num aumento dos seus níveis de autoconfiança, de preparação para a tarefa e de motivação para tocar em público.pt_PT
dc.description.abstractThis report is divided into two parts: Professional Practice report and Pedagogical Intervention Project. The first part is the description of the journey accomplished within the professional internship done during the school year 2018/2019 at Escola de Música da Póvoa de Varzim, in the area of specialization of vocal and instrumental class: saxophone and class ensembles. As well as the classes taught during the school timetable schedule, with supervision, were also dinamized various extracurricular activities and implemented an investigation involved in the theme of music performance anxiety. In the second part is presented the pedagogical intervention project “Gradual exposure as a strategy of music performance anxiety management among children and adolescents”, in the form of a scientific article. Through the construction of a gradual hierarchy of 10 exposure situations to anxiety, and its execution, was intented that the 5 participating students became familiar and learnt to manage anxiety. The methodology used was the research-action, based on the theory developed by Cynthia Last. The results of the intervention pointed a reduction of anxiety levels of the participants and increase of their levels of self confidence, of preparation for the task and of motivation to public performance.pt_PT
dc.identifier.tid202296750pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/28906
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectAnsiedade na performance musicalpt_PT
dc.subjectPrática de ensino supervisionadapt_PT
dc.subjectProjeto de intervenção pedagógicapt_PT
dc.subjectPerformance instrumentalpt_PT
dc.subjectEnsino artísticopt_PT
dc.subjectMusic performance anxietypt_PT
dc.subjectSupervised teaching practicept_PT
dc.subjectPedagogical intervention projectpt_PT
dc.subjectInstrumental performancept_PT
dc.subjectArtistic educationpt_PT
dc.titleA exposição gradual como estratégia de gestão da ansiedade na performance musical em crianças e adolescentespt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Músicapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
NadiaMoura_RelatorioFinal.pdf
Size:
4.9 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: