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Redução da ansiedade na criança durante a indução anestésica : uma prática especializada de enfermagem

datacite.subject.fosCiências Médicas::Ciências da Saúde
datacite.subject.sdg03:Saúde de Qualidade
datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidade
dc.contributor.advisorRabiais, Isabel Cristina Mascarenhas
dc.contributor.authorBaptista, Ana Catarina Matos
dc.date.accessioned2025-09-30T11:48:30Z
dc.date.available2025-09-30T11:48:30Z
dc.date.issued2024-05-17
dc.date.submitted2024
dc.description.abstractThe present report aims to describe and reflect on my journey within the scope of the Master's Degree in Medical-Surgical Nursing with a Specialization in Persons in Critical Situation. This document intends to mirror clinical practice in conjunction with the theoretical knowledge developed throughout the internships, conveying the acquisition of skills for professional practice as a Specialist Nurse. The internship report is organized into several chapters. Initially,, it includes the conceptual framework and the phenomenon under study, related to Merle Mishel's Theory of Uncertainty in Illness. Subsequently, there is a description of the academic path, starting with the presentation of different internship contexts within the Final Internship and Report course, in the setting of a Multipurpose Intensive Care Unit and in two Multipurpose Emergency Service Units in the adult and pediatric fields. I also provide a brief description of how my professional experience in the Post-Anesthesia Care Unit of the Dona Estefânia Hospital, belonging to the Unidade Litoral de São José where I have been working since 2017, enabled me to gain credits in the course "The Person in Critical Situation and Family – Surveillance and Clinical Decision." The choice of various hospital institutions is related to the felt need to acquire new knowledge from the perspective of caring for critically ill pediatric and adult individuals.. Following this, a reflection is carried out on the common and specific skills of the Specialist Nurse in Medical-Surgical Nursing, relating them to the activities and interventions developed in the internship contexts, particularly in the area of Persons in Critical Situation. It is important to emphasize that during my academic journey, I was able to develop a systematic literature review on a relevant topic that contributed to the practical application of care. The development of the scoping review allowed me to map and apply the most recent scientific evidence in my daily practice, both in the emergency internship context, thereby enriching my knowledge and enhancing the quality of my care. The research work conducted is titled "Nursing Interventions for Anxiety Reduction in Children during the Anesthetic Induction: A Scoping Review." Through the completion of this scoping review, a poster was developed in the context of the Pediatric Multipurpose Emergency Service titled "How can I help my child during the anesthetic induction?" The research results were shared and discussed, contributing to the improvement of nursing care provided to pediatric surgical patients and their families. With the conclusion of this journey, I acknowledge the enhancement of my skills as a Specialist Nurse, continuing with my personal and professional development, and contributing to excellence in nursing practice.eng
dc.description.abstractO presente relatório tem como objetivo descrever e refletir acerca do meu percurso no âmbito do Curso de Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica com Especialidade na área da Pessoa em Situação Crítica. Este documento pretende espelhar a prática clínica em articulação com os conhecimentos teóricos desenvolvidos ao longo dos estágios, de modo a transmitir a aquisição de competências para o exercício profissional como Enfermeira Especialista. O relatório de estágio está organizado em vários capítulos, numa primeira fase integra o enquadramento conceptual e do fenómeno em estudo, relacionado com a Teoria da Incerteza na Doença de Merle Mishel. Posteriormente é realizada a descrição do percurso académico, começando com os contextos de estágio que constituem a unidade curricular Estágio Final e Relatório, em contexto de Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente e em duas Unidades de Serviço de Urgência Polivalente na valência de adulto e de pediatria. Também realizo uma breve descrição de como é que a minha experiência profissional na Unidade de Cuidados Pós-Anestésicos do Hospital Dona Estefânia pertencente à Unidade Local de São José onde exerço funções desde 2017, me possibilitou a creditação à unidade curricular A Pessoa em Situação Crítica e Família – Vigilância e Decisão Clínica. A escolha das várias instituições hospitalares está relacionada com a necessidade sentida em adquirir novos conhecimentos na perspetiva do cuidado à pessoa em situação crítica pediátrica e adulta. Em seguida é realizada uma reflexão acerca das competências comuns e específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica com as atividades e intervenções desenvolvidas nos contextos de estágios, tal como do especialista na área da Pessoa em Situação Crítica. Importa salientar que durante o meu percurso académico foi possível desenvolver uma revisão sistemática de literatura de um tema que trouxe contributos para a aplicação prática ao nível dos cuidados prestados. A elaboração da scoping review possibilitou-me mapear e aplicar as evidências científicas mais recentes na minha prática diária, tal como no contexto de estágio em urgência, enriquecendo assim o meu conhecimento e aprimorando a qualidade dos meus cuidados. O trabalho de investigação desenvolvido intitula- se "Intervenções de Enfermagem para a Redução da Ansiedade em crianças no período da Indução Anestésica: a Scoping Review ". Com a elaboração desta scoping review foi possível desenvolver no contexto de Serviço de Urgência Polivalente Pediátrica um poster intitulado de "Como posso ajudar o meu filho durante a indução anestésica?", cujos resultados de investigação foram partilhados e discutidos, permitindo melhorar os cuidados de enfermagem prestados aos doentes cirúrgicos pediátricos e às suas famílias. Com a conclusão deste percurso, constato o aperfeiçoamento das minhas competências como Enfermeira Especialista, prosseguindo com o meu desenvolvimento pessoal e profissional, contribuindo para a excelência na prática da enfermagem.por
dc.identifier.tid203772636
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/55097
dc.language.isopor
dc.rights.uriN/A
dc.subjectCompetências
dc.subjectCompetencies
dc.subjectEnfermagem
dc.subjectEnfermeiro especialista
dc.subjectNursing
dc.subjectPerson in critical situation
dc.subjectPessoa em situação crítica
dc.subjectSpecialist nurse
dc.titleRedução da ansiedade na criança durante a indução anestésica : uma prática especializada de enfermagempor
dc.title.alternativeReduction of child anxiety during anesthetic induction : a specialized nursing practiceeng
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.nameMestrado em Enfermagem

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