Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

O desenho digital no ensino das artes visuais : potencialidades para além do desenho manual

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
201678810.pdf3.53 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Reconhece-se, valoriza-se e enfatiza-se o desenho manual enquanto instrumento e ferramenta essencial no ensino das artes visuais. Mas será que o desenho digital, enquanto instrumento, potencia a aprendizagem e introduz mais-valias no ensino? Neste relatório pretende-se refletir sobre a importância da introdução do desenho digital no ensino das artes visuais, com a utilização de programas multimédia, e o desenvolvimento de projetos que demonstrem as suas potencialidades. O computador transformou-se cada vez mais num instrumento de trabalho e é fundamental que os alunos encontrem nele formas e meios de se integrarem e responderem às exigências da sociedade. Pretende-se, através dos projetos desenvolvidos, que os alunos obtenham uma ferramenta prática que possa contribuir para uma melhoria no processo de ensino-aprendizagem e que os dote de instrumentos de trabalho e ao mesmo tempo de capacidades que os auxiliem, enquanto profissionais, nas atividades futuras. Todos os projetos desenvolvidos, sendo de carácter prático, permitiram o estudo e a observação da interação dos alunos com os meios digitais e mais especificamente com o desenho digital. Foram igualmente descritas as estratégias, os resultados e as conclusões de todos os projetos sempre fazendo referência às dificuldades sentidas e às perspetivas de utilização no futuro.
We recognize, value and emphasize manual drawing as an essential instrument and tool in the teaching of visual arts. But can digital drawing, as an instrument, potentiate the apprenticeship and introduce improvements in education? This report aims to address the importance of the introduction of digital design in teaching visual arts programs with the use of Multimedia players and develop projects that demonstrate their potential. The computer has become increasingly a working tool and it is vital that students find in it a way and mean to integrate and respond to the demands of society. It is intended, through the projects developed, that students gain a practical tool that can contribute to an improvement in the teaching / learning process and, at the same time, that can give them tools and abilities to help them as professionals in the future. All projects developed, being practical, allowed the study and observation of students' interaction with digital media and, more specifically, with the digital design. There were also described strategies, results and conclusions of all projects, always referring to difficulties experienced and the prospects for future use.

Description

Keywords

Educação Ensino-aprendizagem Artes visuais Desenho digital Education Teaching and learning Visual arts Digital design

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue