Browsing by Issue Date, starting with "2013-07-17"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Risk neutral and real world densities for the S&P 500 index during the crisis period from 2008 to 2009Publication . Sun, Ping; Huang, WeiRisk neutral and real world densities derived from option prices provide rich source of information for future asset price forecast. Three approaches (mixtures of two lognormals, jump diffusion models and implied volatility function models) are used to estimate risk neutral densities. Both power utility function and beta function are used to transform mixtures of two lognormal risk neutral densities into real world densities. Transformations are estimated by maximizing the likelihood of observed index levels. Results for the S&P 500 index indicate that two parametric methods, especially the jump diffusion models are preferable than implied volatility function methods. The log-likelihood tests cannot reject the hypothesis that there is no risk premium for both year 2008 and year 2009.
- O desenho digital no ensino das artes visuais : potencialidades para além do desenho manualPublication . Silva, Ana Sofia Oliveira da; Silva, João Amadeu Oliveira Carvalho daReconhece-se, valoriza-se e enfatiza-se o desenho manual enquanto instrumento e ferramenta essencial no ensino das artes visuais. Mas será que o desenho digital, enquanto instrumento, potencia a aprendizagem e introduz mais-valias no ensino? Neste relatório pretende-se refletir sobre a importância da introdução do desenho digital no ensino das artes visuais, com a utilização de programas multimédia, e o desenvolvimento de projetos que demonstrem as suas potencialidades. O computador transformou-se cada vez mais num instrumento de trabalho e é fundamental que os alunos encontrem nele formas e meios de se integrarem e responderem às exigências da sociedade. Pretende-se, através dos projetos desenvolvidos, que os alunos obtenham uma ferramenta prática que possa contribuir para uma melhoria no processo de ensino-aprendizagem e que os dote de instrumentos de trabalho e ao mesmo tempo de capacidades que os auxiliem, enquanto profissionais, nas atividades futuras. Todos os projetos desenvolvidos, sendo de carácter prático, permitiram o estudo e a observação da interação dos alunos com os meios digitais e mais especificamente com o desenho digital. Foram igualmente descritas as estratégias, os resultados e as conclusões de todos os projetos sempre fazendo referência às dificuldades sentidas e às perspetivas de utilização no futuro.
- A cultura visual como recurso educativo no ensino das artes visuaisPublication . Ribeiro, João César Gonçalves; Palhinha, Maria Helena CardosoO presente trabalho pretende descrever um estudo sobre a prática pedagógica de estágio profissional no ensino das artes visuais. A convicção da importância das artes na expressão pessoal, social e cultural dos alunos como competências essenciais a desenvolver através da articulação de várias formas do saber, bem como, a constatação da atual prática no ensino das artes visuais apenas centrado no fazer, conduziu-nos à implementação de uma proposta de modelo de intervenção pedagógica, na disciplina de Educação Visual. Neste sentido, aprofundamos algumas ideias e conceitos sobre a cultura visual como recurso pedagógico no ensino das artes visuais através do uso de imagens de obras de arte em contexto de sala de aula. Como proposta metodológica, foram explorados alguns métodos pedagógicos propostos pelos seguintes teóricos: A “Proposta Triangular” de Ana Mae Barbosa (1991), O “Primeiro – Olhar” de João Pedro Fróis (2000), e os “Estádios de desenvolvimento Estético” de Abigail Housen (2000) que serviram de referência à implementação da prática pedagógica. Numa linha de investigação, elaborámos um conjunto de atividades orientadas para o exercício da cultura visual, através da análise e interpretação de imagens de obras de arte, bem como, da realização dos trabalhos de expressão plástica. O principal objetivo foi o de conhecer se os alunos conseguem identificar e verbalizar corretamente os conceitos aprendidos nas diferentes unidades didáticas da disciplina de Educação Visual, e de que forma transferem esses conhecimentos para os trabalhos de expressão plástica. O conteúdo das verbalizações proferidas pelos alunos em relação às imagens, e o registo dos desenhos, foram, finalmente, analisados qualitativamente, permitindo-nos concluir que este tipo de experiências e aprendizagens foram muito importantes para perceber a metodologia do Ver, do Pensar e do Fazer no ensino das artes visuais, bem como, o desenvolvimento das nossas competências docentes.
- Relação entre satisfação profissional, felicidade e saúde mentalPublication . Silva, Iolanda Isabel Cerqueira da; Costa, Eleonora Cunha Veiga; Ferreira, Domingos Júlio Gomes AlvesEsta investigação correlacional propôs-se estudar a relação entre a satisfação profissional, a felicidade e a saúde mental, numa amostra de 63 sujeitos ativos profissionalmente, de forma a entender melhor a relação entre as variáveis em estudo. Ao nível das hipóteses procurou-se estudar as diferenças ao nível da satisfação profissional, felicidade e saúde mental. Analisouse ainda, as diferenças entre géneros no que diz respeito à satisfação profissional, felicidade e saúde mental; as diferenças entre os diferentes tipos de funções laborais relativamente à satisfação profissional, à felicidade e à saúde mental; diferenças entre os diferentes níveis de escolaridade relativamente à satisfação profissional, felicidade e saúde mental; e por último as diferenças entre as idades no que diz respeito às variáveis em estudo. Estas hipóteses foram testadas com o auxílio do questionário sócio demográfico, da escala de satisfação no trabalho, da escala de felicidade subjetiva e do inventário de saúde mental. Os resultados da nossa investigação indicam que os sujeitos mais satisfeitos profissionalmente nem sempre são mais felizes e apresentam melhor saúde mental. Contudo, os resultados indicam que os sujeitos mais felizes apresentam melhor saúde mental. Apresentam ainda que os sujeitos mais satisfeitos profissionalmente apresentam maior distress psicológico e maior perda de controlo e que os sujeitos mais satisfeitos com os seus supervisores apresentam maior saúde mental, bem-estar, afeto positivo, distress e perda de controlo