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Gramática escolar: que bloqueios e que caminhos de regeneração?

dc.contributor.authorMartins, Natália Maria Araújo
dc.contributor.authorAlves, José Matias
dc.date.accessioned2023-07-25T16:43:45Z
dc.date.available2023-07-25T16:43:45Z
dc.date.issued2023-07
dc.description.abstractQuando olhamos para o interior das nossas escolas, verificamos que a gramática escolar é igual para todos (Alves (2021), o que nos leva, consequentemente, a afirmar que as escolas existem sustentadas na ideia de que as crianças da mesma idade são agrupadas no mesmo ano e turma e têm de aprender as mesmas coisas nos mesmos espaços e tempos, excluindo-se considerar e tratar a sua individualidade. Segundo dados da Pordata, continuam a persistir taxas de abandono escolar, retenção e repetência, provavelmente porque estes alunos veem a escola como desinteressante e uma perda de tempo (Jorge (2021), Neste seguimento, e tendo em consideração que há autores como Alves e Baptista (2016) que defendem a imperatividade de resolver o problema de uma gramática escolar tradicional que é, para muitos alunos, um obstáculo à aprendizagem, desenhamos um projeto de investigação que parte da questão: Como se pode processar a alteração da gramática escolar na ótica dos diretores, professores e alunos? Para isto, decidimos, tendo por base uma metodologia, tendencialmente, qualitativa, realizar, primeiramente, uma análise de conteúdo dos planos de inovação que se encontram em vigor no ano letivo 22/23 e, numa fase posterior, realizar um estudo de caso múltiplo, recorrendo à observação dos contextos apoiada num diário de campo, a um inquérito por questionário aos professores e a uma amostra de alunos, a entrevistas semiestruturadas aos diretores e ainda fazer grupos de discussão focalizada a coordenadores de departamento. Trabalharemos no cenário de que a alteração da gramática escolar implica lideranças distribuídas focadas nas aprendizagens, a predominância de uma cultura colaborativa do corpo docente e de espaços de discussão e reflexão para que, colegialmente, se possam identificar os problemas e encontrar soluções.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/41899
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectGramática escolarpt_PT
dc.subjectModelo de ensinopt_PT
dc.subjectInovação educativapt_PT
dc.subjectMelhoria das escolaspt_PT
dc.titleGramática escolar: que bloqueios e que caminhos de regeneração?pt_PT
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dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlacePortugalpt_PT
oaire.citation.endPage30pt_PT
oaire.citation.startPage29pt_PT
oaire.citation.title5th International Seminar - Education, Territories and Human Developmentpt_PT
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