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Estudo qualitativo sobre a educação de segunda oportunidade : que contributos para as práticas educativas no ensino regular?

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
dc.contributor.advisorRibeiro, Maria Luísa da Mota Teixeira
dc.contributor.advisorMartins, Filipe
dc.contributor.authorCastro, Rosa Isabel Jorge Martins de
dc.date.accessioned2020-03-17T10:38:03Z
dc.date.available2020-03-17T10:38:03Z
dc.date.issued2019-07-22
dc.date.submitted2019
dc.description.abstractO insucesso académico e o abandono escolar precoce representam fenómenos sociais preocupantes, constituindo-se como handicaps capazes de influenciar o desenvolvimento integral dos indivíduos. Embora assinalável o decréscimo das taxas de analfabetismo e abandono escolar em Portugal, jovens com trajetórias complexas quanto aos seus percursos no sistema de educação mantêm-se significativamente presentes na sociedade portuguesa e tendem a ser estigmatizados e marginalizados. A educação de segunda oportunidade assume-se como uma resposta de compensação específica, destinada a jovens protagonistas de uma experiência escolar marcadamente negativa, que precocemente se desvincularam do sistema educativo. Neste âmbito, este estudo objetiva caracterizar a experiência educativa nas escolas tradicionais e identificar as práticas percebidas como positivas e promotoras do desenvolvimento e da aprendizagem, dos projetos de segunda oportunidade, bem como analisar as possibilidades de transferência das mesmas para o sistema de ensino regular. Partindo de uma abordagem qualitativa, realizaram-se grupos de discussão focalizada com 34 jovens e 10 professores. Os dados sugerem que a educação de segunda oportunidade assegura condições educativas ajustadas às necessidades dos jovens com trajetórias complexas, nomeadamente ao nível das relações de proximidade entre professor-aluno, das práticas pedagógicas personalizadas, flexíveis e participadas e da vertente profissionalizante do ensino, traduzindo importantes contributos para o sistema educativo regular.pt_PT
dc.description.abstractAcademic failure and early school-leaving represent worrying social phenomena, constituting themselves as handicaps capable of influencing the integral development of individuals. Even though the decrease in illiteracy and school-leaving rates is notable, young people with adverse trajectories in the education system remain significantly present in Portuguese society and tend to be stigmatized and marginalized. Second-chance education is assumed to be a specific compensation response aimed at young people who have been put through a markedly negative school experience and have early dissociated from the educational system. Within this scope, the present study aims to characterize the educational experience in traditional schools, identify the positive practices that promote development and learning of second-chance projects, as well as analyze the possibilities of a potential shift of these practices into the regular education system. Starting from a qualitative standpoint, focused discussion groups were held with young people and teachers. The main conclusions suggest that second-chance educational conditions adjusted to the need of young people with complex trajectories regarding education, namely in student-teacher relations, flexible and custom pedagogical practices and the vocational aspect of education that directly translates into important contributes to the regular educational system.pt_PT
dc.identifier.tid202298825pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/29977
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectInsucesso académicopt_PT
dc.subjectAbandono escolar precocept_PT
dc.subjectEducação de segunda oportunidadept_PT
dc.subjectSistema de ensino regularpt_PT
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_PT
dc.subjectAcademic failurept_PT
dc.subjectEarly school-leavingpt_PT
dc.subjectSecond-chance educationpt_PT
dc.subjectRegular educational systempt_PT
dc.subjectPedagogical practicespt_PT
dc.titleEstudo qualitativo sobre a educação de segunda oportunidade : que contributos para as práticas educativas no ensino regular?pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Psicologiapt_PT

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