Repository logo
 
Publication

As consequências do trabalho emocional na indústria do turismo e da hotelaria : uma revisão sistemática de literatura

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorMartins, Carla S. Carvalho
dc.contributor.authorMagalhães, Sofia Leitão de Castro
dc.date.accessioned2021-03-30T10:01:22Z
dc.date.available2021-03-30T10:01:22Z
dc.date.issued2020-12-17
dc.date.submitted2020
dc.description.abstractNo setor dos serviços é exigido aos trabalhadores a prática de trabalho emocional, que consiste na regulação de emoções e expressões para corresponder às necessidades da organização, e o modo como este é exercido vai definir as suas consequências. Este estudo tem por objetivo responder à questão “Quais são as consequências do trabalho emocional na indústria do turismo e da hotelaria?” bem como identificar as práticas possíveis de se aplicar na área de Gestão de Recursos Humanos no sentido de amortecer as consequências negativas, tanto para o indivíduo como para a organização. Por meio de uma revisão sistemática de literatura, foi possível identificar três diferentes categorias de consequências: a) ao nível do trabalhador com consequências na sua saúde mental; b) ao nível da organização com consequências atitudinais face ao trabalho e à organização empregadora e respostas comportamentais e desempenho; e c) ao nível do cliente com consequências que influenciam a sua satisfação.pt_PT
dc.description.abstractIn the services sector, the workers are required to practice emotional labour, which consists in regulating emotions and expressions to match the needs of the organization, and it’s the way that is exercised that will define its consequences. This study aims to answer the following question: "What are the consequences of emotional labour in the tourism and hospitality industry?" and identifies the possible practices to be applied in the area of Human Resource Management to mitigate the negative implications both for the individuals and organizations. Through a systematic literature review, three different categories were identified: a) at the worker level with consequences on their mental health; b) at the level of the organization with attitudinal consequences concerning work and the employing organization and behavioral and performance responses; c) at the customer level with consequences that influence their satisfaction.pt_PT
dc.identifier.tid202666913pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/32377
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectTrabalho emocionalpt_PT
dc.subjectIndústria de hospitalidadept_PT
dc.subjectIndústria do turismopt_PT
dc.subjectIndústria da hotelariapt_PT
dc.subjectConsequências do trabalho emocionalpt_PT
dc.subjectEmotional labourpt_PT
dc.subjectHospitality industrypt_PT
dc.subjectTourism industrypt_PT
dc.subjectConsequences of emotional labourpt_PT
dc.titleAs consequências do trabalho emocional na indústria do turismo e da hotelaria : uma revisão sistemática de literaturapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Recursos Humanospt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
00772_37_sofia-leitao-magalhaes-356318005-tfm-integral.pdf
Size:
1.16 MB
Format:
Adobe Portable Document Format