Repository logo
 
Publication

Percepção dos pais em relação à inclusão de crianças com Necessidades Educativas Especiais no ensino regular

dc.contributor.authorFreitas, Elisabete Matos
dc.contributor.authorArroja, Luísa Novais
dc.contributor.authorRibeiro, Paula Magalhães
dc.contributor.authorDias, Paulo César
dc.date.accessioned2021-07-20T12:12:11Z
dc.date.available2021-07-20T12:12:11Z
dc.date.issued2015
dc.description.abstractO papel dos pais no processo de inclusão de crianças com necessidades educativas especiais é fundamental, seja no apoio familiar, seja desmontando mitos e criando um contexto favorável à experiência e à proximidade entre todas as crianças. O objetivo deste trabalho é, assim, conhecer as percepções dos pais relativamente à inclusão, assim como os fatores que as influenciam. Para isso, foi aplicado um inquérito a 300 pais, com filhos com e sem necessidades educativas especiais. Os resultados permitiram perceber atitudes genericamente positivas, sem diferenças relativamente ao gênero e ao fato de serem pais de crianças com necessidades educativas especiais. Contudo, as variáveis idade, escolaridade e proximidade/contato pareceram influenciar a percepção em relação à inclusão de crianças NEE. Assim, os pais com atitudes mais favoráveis à inclusão tendem a ser os mais novos, com maior escolaridade e que tiveram proximidade/contato com criança NEE. Os resultados são discutidos em função da literatura.pt_PT
dc.description.abstractThe parents’ role in the inclusion of children with special needs process is critical,both in family support, but also discussing myths and creating an environment conducive to the experience and proximity among all children. The objective of this workis thus to know more about the parents perceptions regarding inclusion as well as thefactors influencing them. For this, a survey of 300 parents with and without childrenwith special educational needs was applied. The results allowed perceive generallypositive attitudes, no differences regarding gender and the fact that they are parentsof children with special educational needs. However the variables age, education andproximity/contact appear to influence the perception regarding the inclusion of SENchildren. Thus, parents with more inclusive attitudes tend to be younger, with higherqualifications and proximity/contact with SEN children. Results are discussed interms of literature.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doi10.5902/1984686Xpt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/34204
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectInclusãopt_PT
dc.subjectPaispt_PT
dc.subjectPercepçãopt_PT
dc.subjectEducação especialpt_PT
dc.subjectInclusionpt_PT
dc.subjectParentspt_PT
dc.subjectPerceptionspt_PT
dc.subjectSpecial educationpt_PT
dc.titlePercepção dos pais em relação à inclusão de crianças com Necessidades Educativas Especiais no ensino regularpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage458pt_PT
oaire.citation.issue52pt_PT
oaire.citation.startPage443pt_PT
oaire.citation.titleRevista de Educação Especialpt_PT
oaire.citation.volume28pt_PT
person.familyNameDias
person.givenNamePaulo
person.identifier.ciencia-id6416-9E48-91C7
person.identifier.orcid0000-0001-6876-3723
person.identifier.scopus-author-id55215392100
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication5f588501-27a1-4864-badf-5d41060fb3d3
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery5f588501-27a1-4864-badf-5d41060fb3d3

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
15273_82551_1_PB.pdf
Size:
525.27 KB
Format:
Adobe Portable Document Format