Repository logo
 
Publication

Implementação de um sistema de gestão operacional : estágio numa empresa de seguros : Portugal

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorPortela, Maria da Conceição Andrade Silva
dc.contributor.authorTeixeira, Filipa Machado
dc.date.accessioned2017-01-11T12:07:45Z
dc.date.issued2014-07-25
dc.date.submitted2014
dc.description.abstractA necessidade de alcançar vantagens competitivas através de um crescimento sustentado leva a que as empresas procurem cada vez mais a melhoria contínua da qualidade nos serviços, recorrendo a rigorosos sistemas de controlo da eficácia e eficiência de operações. Inserido no âmbito de otimização de sistemas de controlo da performance de processos de uma empresa pertencente ao setor nacional de seguros, o estágio de 5 meses realizado teve como objetivo a implementação de um sistema de gestão operacional no backoffice de Gestão de Pagamentos e Reembolsos, pertencente ao Ramo de Sinistros, inserindo-se mais precisamente na área do pagamento de serviços a prestadores. Foram analisados alguns dos serviços prestados e, para cada um deles, foram criadas novas rotinas de controlo automático. Foi ainda realizada uma análise da performance dos processos envolvidos no pagamento desses serviços, de forma a concluir sobre alinhamento dos indicadores de performance com os objetivos de conformidade estabelecidos. Perante os desvios encontrados foram propostos planos de recomendações para implementação. As tarefas desenvolvidas durante o estágio foram suportadas por uma metodologia de controlo específica desenvolvida pela empresa e aplicada exclusivamente ao seu modelo de gestão, denominada DMO. A metodologia DMO é composta por três dimensões-chave, nomeadamente, Definir (Define), Medir (Measure) e Operacionalizar (Operate). O método DMO consiste numa adaptação própria do modelo DMAIC do Six Sigma, e distingue-se por apresentar etapas mais simples para a análise do desempenho e implementação de um plano de melhorias nos processos.pt_PT
dc.description.abstractThe need to obtain competitive advantages through a sustained growth has led companies to look for a continuous development of their service’s quality, by using rigorous control systems of the effectiveness and efficiency of operations. Within the scope of the optimization of processes' performance of control systems of an insurance company, the 5-month traineeship carried out in the company was aimed at implementing an operational management system in the back office of the Payments and Reimbursements Management department, under the Claims Branch of the company, namely in the area of payments to service providers. Some of these services provided by the company were analysed and new automatic control routines were created for each one. An analysis of the performance of the payment processes involved in those services was also carried out, as a way of reaching conclusions about the alignment of the performance indicators with the established conformity objectives. Given the deviations found, recommendation plans for implementation were proposed. The tasks carried out during the traineeship were supported by a specific control methodology developed by the company and applied exclusively to its management mode, named DMO. The DMO methodology is comprised of three key dimensions, namely to Define, to Measure and to Operate. The DMO method consists of an adaptation of Six Sigma's DMAIC method and distinguishes itself for presenting easier steps in the analysis of the performance and implementation of a process improvement plan.pt_PT
dc.identifier.tid201496160pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/21213
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectMelhoria contínuapt_PT
dc.subjectPerformancept_PT
dc.subjectControlo de processospt_PT
dc.subjectSix Sigmapt_PT
dc.subjectDMOpt_PT
dc.subjectContinuous improvementpt_PT
dc.subjectProcess controlpt_PT
dc.titleImplementação de um sistema de gestão operacional : estágio numa empresa de seguros : Portugalpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Gestão

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
201496160.pdf
Size:
3.26 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: