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Qualidade e segurança nos cuidados de enfermagem : um percurso
datacite.subject.fos | Ciências Médicas::Ciências da Saúde | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Oliveira, Irene Maria Silva | |
dc.contributor.author | Teixeira, Filipa Vanessa Moreira | |
dc.date.accessioned | 2021-09-09T15:34:22Z | |
dc.date.available | 2021-09-09T15:34:22Z | |
dc.date.issued | 2021-07-12 | |
dc.date.submitted | 2021-05 | |
dc.description.abstract | O presente relatório incide sobre o percurso realizado no âmbito da unidade curricular “Estágio Final e Relatório”, do Curso de Mestrado em Enfermagem com Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica, na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, do Instituto de Ciência da Saúde-Porto da Universidade Católica Portuguesa, com o objetivo de dar a conhecer os objetivos e as atividades desenvolvidas com vista à aquisição de competências. A segurança e a qualidade dos cuidados de saúde serviram como fio condutor para a realização das atividades desenvolvidas durante os dois contextos de estágios: Serviço de Medicina Intensiva Polivalente e Serviço de Urgência de novembro de 2020 a fevereiro de 2021. Ao longo do relatório foi usada uma metodologia descritiva e critico-reflexiva, suportada em pesquisa bibliográfica, recorrendo a bases de dados, publicações periódicas e a trabalhos de investigação. Com a alteração da alocação da unidade de cuidados intensivos polivalente, devido ao contexto de pandemia por COVID-19, e a adaptação dos recursos humanos, tendo como pano de fundo a segurança de cuidados, tornou-se pertinente a pesquisa de evidência científica sobre a escala Nursing Activites Score, a escala Behavioral Pain Scale, tendo sido dados contributos através de formação em serviço. Neste Contexto foi elaborado um póster relativo à temática da Pneumonia Associada à Intubação, dado que é uma infeção grave adquirida no serviço de medicina intensiva em doentes submetidos a intubação e ventilação mecânica por mais de 48 horas, mas que é passível de prevenção com o cumprimento de medidas simples (bundle), constituindo um grande desafio à prática de enfermagem. No estágio no serviço de urgência foi possível desenvolver várias competências de enfermagem especializada no atendimento da pessoa em situação de urgência e emergência. Destaco a identificação de oportunidade de melhoria no âmbito da comunicação, que levou à elaboração de uma norma interna com o tema “Comunicação eficaz em enfermagem na transição de cuidados – Utilização da técnica ISBAR no Serviço de Urgência”. A evidência científica demonstra que uma comunicação eficaz entre os profissionais de saúde permite diminuir as situações de redundância, gerir tempo dos cuidados, aumentar a segurança do doente e a satisfação dos próprios profissionais. As pesquisas de literatura realizadas, as atividades e reflexões desenvolvidas, os cuidados executados e as experiências vividas contribuíram para o meu crescimento profissional e pessoal, promovendo a aquisição de competências específicas do Enfermeiro especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica. O percurso realizado em tempos de pandemia exigiu muita dedicação e empenho, fortalecendo a determinação na minha prática diária de manter a promoção da qualidade e segurança constantes dos cuidados baseados na evidência no âmbito das competências de mestre em enfermagem. | pt_PT |
dc.description.abstract | This report focuses on the path taken in the scope of the curricular unit “Final Stage and Report”, of the Master's Course in Nursing with Specialization in Medical-Surgical Nursing, in the area of Nursing for Critical Ill Patient, from the Institute of Health Sciences - Porto of the Universidade Católica Portuguesa, with the objective of publicizing the objectives and activities developed with a view to acquiring skills. The safety and quality of health care served as a guideline for carrying out the activities developed during the two internships contexts: Intensive Care Service and Emergency Service from November 2020 to February 2021. Throughout the report, it was used a descriptive and critical-reflexive methodology, supported by bibliographic research, using databases, periodical publications and research work. With the change in the allocation of the multipurpose intensive care unit, due to the context of the pandemic by COVID-19, and the adaptation of human resources, with the safety of care as a background, the search for scientific evidence on the Nursing Activites Score scale, the Behavioral Pain Scale scale, with contributions being made through inservice training. In this context, a poster was elaborated on the topic of Pneumonia Associated with Intubation, given that it is a serious infection acquired in the intensive care service in patients submitted to intubation and mechanical ventilation for more than 48 hours, but which is preventable with compliance of simple measures (bundle), constituting a great challenge to the practice of nursing. In the internship in the emergency department, it was possible to develop several nursing skills specialized in caring for people in urgent and emergency situations. I highlight the identification of opportunities for improvement in the scope of communication, which led to the development of an internal standard with the theme "Effective communication in nursing in the transition of care - Use of the ISBAR technique in the Emergency Department". Scientific evidence demonstrates that effective communication between health professionals makes it possible to reduce situations of redundancy, manage care time, increase patient safety and the satisfaction of the professionals themselves. The literature searches carried out, the activities and reflections developed, the care performed and the lived experiences contributed to my professional and personal growth, promoting the acquisition of specific skills of the specialist nurse in Medical-Surgical Nursing in the area of Nursing for the Person in Situation Criticism. The path taken in times of pandemic demanded a lot of dedication and commitment, strengthening the determination in my daily practice to maintain the promotion of constant quality and safety in evidencebased care within the scope of the skills of a master in nursing. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202743942 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.14/34709 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Enfermagem médico-cirúrgica | pt_PT |
dc.subject | Pessoa em situação crítica | pt_PT |
dc.subject | Segurança do doente | pt_PT |
dc.subject | Qualidade dos cuidados | pt_PT |
dc.subject | Comunicação eficaz | pt_PT |
dc.subject | Medical-surgical nursing | pt_PT |
dc.subject | Critical illness | pt_PT |
dc.subject | Safety care | pt_PT |
dc.subject | Quality care | pt_PT |
dc.subject | Effective communication | pt_PT |
dc.title | Qualidade e segurança nos cuidados de enfermagem : um percurso | pt_PT |
dc.title.alternative | Security and quality in nurse care : a pathway | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Enfermagem | pt_PT |