Repository logo
 
Publication

Análise de erros em contexto da Interlíngua com turma bilingue de PLNM

datacite.subject.fosHumanidades::Línguas e Literaturaspt_PT
dc.contributor.advisorCapucho, Maria Filomena
dc.contributor.authorChoi, Weng Kuan
dc.date.accessioned2022-05-19T09:46:28Z
dc.date.available2022-05-19T09:46:28Z
dc.date.issued2021-01-11
dc.date.submitted2020-12
dc.description.abstractNo presente trabalho, visamos estudar o contexto dos alunos bilingues chinês-português de PLNM da turma atribuída no nosso estágio pedagógico, do ponto de vista da Interlíngua, através de análise de erros num corpus que recolhemos. Assim, a presente investigação incide sobre os resultados das nossas análises quantitativas de erros recolhidos do corpus. Além de apresentar várias teorias com base em pressuposições teóricas apresentadas por ordem cronológica, também descrevemos brevemente a situação do PLNM em Macau, juntamente as características principais da situação linguística da cidade. Constatamos que, após uma série de sequência didáticas lecionadas no nosso estágio pedagógico, embora os alunos tenham demonstrado um desempenho bastante notável ao nível A2/B1, ainda precisavam de aperfeiçoamento de expressão da língua portuguesa, sobretudo ao nível da expressão escrita. Tendo em conta a perspetiva principal da interlíngua, poderemos entender que são precisas uma estruturação e sistematização para os alunos referidos melhorarem a sua coerência e rigor linguístico, no que toca especialmente à eliminação de fossilização dos erros de competência e, ao mesmo tempo, as falhas de performance tal como a define Chomsky (1965).pt_PT
dc.description.abstractIn the present work, we aim to study the context of bilingual Chinese-Portuguese PLNM students of the class we were assigned in our pedagogical internship from the point of view of Interlanguage through the analysis of errors contained in the corpus that was collected. Therefore, the present investigation intends to focus on the results of our quantitative analysis of errors collected from this corpus. In addition to presenting several theories as our basis for theoretical assumptions in a chronological order, we also briefly demonstrate the situation of PLNM in Macau, together with the main characteristics of the linguistic situation of the city. We found that, after a series of didactic sequences taught in our pedagogical internship, although the students showed a quite remarkable performance at the A2 / B1 level, they still needed to improve their expression in the Portuguese language, especially in written expression. Bearing in mind the main perspective of interlanguage, we can understand that it is necessary to structure and systematize the learning process of the students to improve their coherence and linguistic rigor, with particular regard to the elimination of fossilization of errors of competence and, at the same time, failures of performance as defined by Chomsky (1965).pt_PT
dc.identifier.tid203010833pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/37643
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectPLNMpt_PT
dc.subjectAnálise de erropt_PT
dc.subjectInterlínguapt_PT
dc.subjectMacaupt_PT
dc.subjectBilinguismopt_PT
dc.subjectEnsino de português como língua não maternapt_PT
dc.subjectError analysispt_PT
dc.subjectInterlanguagept_PT
dc.subjectMacaopt_PT
dc.subjectBilingualismpt_PT
dc.subjectTeaching portuguese as a non-native languagept_PT
dc.titleAnálise de erros em contexto da Interlíngua com turma bilingue de PLNMpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Português Língua Estrangeira/Língua Segundapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
203010833.pdf
Size:
13.04 MB
Format:
Adobe Portable Document Format