Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Nesta dissertação é abordado o trabalho desenvolvido pela direcção de fotografia no
género documentário, focando-se no processo até à gravação do filme.
O diretor de fotografia inicia a sua função a partir do momento em que lhe são
apresentadas as condições e o argumento, e desde logo desenvolve um pensamento baseado
na sua experiência e conhecimento técnico para conseguir reproduzir uma imagem final
adequada. Para isto se conseguir é necessário encontrar o melhor trabalho estético, que
implica criatividade por parte do diretor de fotografia.
Esta fase tem uma série de parâmetros que influenciam o resultado final, logo
demonstra o cuidado dado por parte do diretor de fotografia ao que está a filmar. Isto não é,
no entanto, feito da mesma forma por todos, e essa reflexão é a que vai ser apresentada,
baseada numa pesquisa bibliográfica e filmográfica, na construção de duas entrevistas, e
também na descrição da produção do projeto final Vozes da Crise, realizado por Luís Pedro
Monteiro.
Description
Keywords
Estética Documentário Experiência Conhecimento Direção de fotografia