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A perceção dos professores do 1º ciclo sobre a (in)disciplina : um estudo de caso
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Palmeirão, Cristina Maria Gomes da Costa | |
dc.contributor.author | Faria, Fátima da Assunção Miranda | |
dc.date.accessioned | 2017-03-07T10:38:01Z | |
dc.date.available | 2017-03-07T10:38:01Z | |
dc.date.issued | 2016-10-28 | |
dc.date.submitted | 2016 | |
dc.description.abstract | O problema da indisciplina nas escolas portuguesas assume, na atualidade, proporções ímpares e de grande complexidade (Garcia, 1999). A literatura educacional coeva apresenta leituras diversas a propósito da gestão da (in)disciplina. São pouco os trabalham relativos à perceção dos professores sobre a indisciplina na sala de aula (Estrela, 1992; Garcia, 2005), mais ainda se associados às questões da supervisão pedagógica e avaliação docente. Efetivamente, a problemática da indisciplina nas escolas portuguesas gera situações de grande preocupação e dilemas que tendem a limitar a ação de uma prática educativa positiva e consistente com os ideais da escola para todos. Neste desafio, o presente trabalho tem como objeto de estudo as situações de indisciplina num Centro Educativo do Distrito de Vila Real. A finalidade é identificar a perceção dos professores face à indisciplina, estratégias e planificação. Neste propósito, desejamos identificar e caracterizar as perceções dos professores do 1º ciclo (n= 12) sobre a natureza, frequência das situações de indisciplina em contexto de sala de aula e, simultaneamente identificar o tipo de estratégias pedagógicas utilizadas para a gestão de conflitos. Sob o ponto de vista metodológico, optamos por uma investigação de caráter qualitativo, sob a forma de estudo de caso, do tipo exploratório, com recolha de dados através de um inquérito por questionário. Ao nível dos resultados, verificamos que os professores percecionam a indisciplina de modo heterógeno e lhe atribuem índices de gravidade igualmente heterógenos. Os comportamentos indisciplinares percecionados, no nosso estudo, focalizaram-se em questões de desobediência, palavras ofensivas e na falta de atenção pelos alunos. | pt_PT |
dc.description.abstract | Indiscipline problems in Portuguese schools have been taking on new proportions, occurring more often, and remaining a complex issue in need of solve (Garcia, 1999). Currently the educational literature presents several evaluations on the study of indiscipline, however there are few studies focusing on the teachers' perceptions on indiscipline in the classroom. (Estrela, 1992; Garcia, 2005). The problem of indiscipline in Portuguese schools Indeed do generate, concern situations and dilemmas, that tend to limit the action of a positive educational practice, consistent with the ideals of school for all. In this challenge, this work presents has study object, indiscipline situations in an Educational Center of Vila Real District. The purpose is to identify teacher’s perception towards indiscipline, strategies and planning. In this regard, we wish to identify and characterize, teachers perceptions of the 1st teaching cycle (n = 12) about the nature, disruptive situations frequency in classroom context and simultaneously identify the type of pedagogical strategies used for constructive conflict management . Under the methodological point of view, we chose a qualitative research, in the case study form, exploratory, with data collection, using a survey questionnaire. In terms of results, we found that teachers percept indiscipline in heterogeneous mode, attributing them, several heterogenous indexes. The percepted indisciplinar behavior, in our study, focused in disobedience issues, offensive words and lack of attention by the students. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201463105 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.14/21623 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Indisciplina | pt_PT |
dc.subject | Perceções | pt_PT |
dc.subject | Estratégias pedagógicas e relação pedagógica | pt_PT |
dc.subject | Indiscipline | pt_PT |
dc.subject | Perceptions | pt_PT |
dc.subject | Teaching strategies and pedagogical relationship | pt_PT |
dc.title | A perceção dos professores do 1º ciclo sobre a (in)disciplina : um estudo de caso | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Ciências da Educação |