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Supervisão e colaboração na escola e em sala de aula : um compromisso (im)possível?

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educação
dc.contributor.advisorBaptista, José Afonso Nunes
dc.contributor.authorCristóvão, Elisabete Simões Tibúrcio
dc.date.accessioned2016-03-21T11:54:03Z
dc.date.available2016-03-21T11:54:03Z
dc.date.issued2015-06-02
dc.date.submitted2015
dc.description.abstractO professor de hoje é altamente qualificado, mas todos os dias se debate com a mudança, conceito que, paradoxalmente, é o mais permanente da profissão. Esta antítese reflete-se também, na forma como enfrenta obstáculos quotidianos: ou isolado e protegido das críticas dos pares, mas também privado de elogios motivadores e de oportunidades de aprender com eles, ou aproximando-se e trabalhando em moldes mais colaborativos, expondo-se ao erro e à crítica, mas aproveitando-os como oportunidades de crescimento e melhoria. O estudo que agora se apresenta situa-se no espetro da supervisão pedagógica, prática passível de reunir caminhos bifurcados se exercida em moldes mais colaborativos e menos hierárquico-avaliativos, como tem sido tradicional e prescrito nos normativos. Substituindo as relações assimétricas entre supervisores e supervisionados por relações de paridade e reciprocidade geram-se compromissos de aprendizagem e formação em contexto de trabalho, com benefícios para os próprios e para as escolas, constituídas comunidades profissionais de aprendizagem. Para mudar uma situação, há que conhecer para compreender. Assim, começou-se questionando o corpo docente de um agrupamento vertical do interior centro sobre as suas perceções acerca da temática exposta, tentando apurar onde radicam os receios associados à supervisão e se ancoram as resistências a práticas colaborativas abrangentes que abram a sala de aula, palco efetivo dos fracassos e sucessos quotidianos, tão potencialmente formativos quanto reais. O estudo de caso de tipo exploratório inicial possibilitou a passagem à investigação-ação com 22 voluntários que implementaram a observação de aulas interpares multidisciplinar, inspirada no modelo clínico, com momentos em ambiente virtual, agilizando e simplificando procedimentos, numa adaptação à voracidade dos tempos “pós-modernos” e ao contexto onde decorreu. O elevado grau de satisfação dos participantes corrobora as virtualidades desta abordagem e sugere, fortemente, o seu aprofundamento como mais-valia quer para o crescimento profissional, quer para o reforço motivacional e espírito identitário da comunidade docente.pt_PT
dc.description.abstractToday’s teachers are highly qualified, but every day they face change – a concept which, paradoxically, is the most enduring in their profession. This antithesis is also reflected in the way in which teachers face daily obstacles: isolated and protected from criticism by their peers, yet also denied motivating praise and the chance to learn alongside their colleagues, or to grow closer and work in more collaborative ways, which would make them open to the possibility of errors and criticism, but would also allow them to benefit from opportunities for growth and improvement. The study presented here falls within the field of pedagogical supervision, a practice that is able to forge new links between paths that have diverged if it is carried out in a collaborative way, while eschewing evaluation based on hierarchies, as has been traditionally prescribed in regulations. Replacing the imbalanced relationships between supervisors and those under supervision with relationships based on parity and reciprocity results in a commitment to learning and training in the workplace, with benefits for those involved and for the schools themselves, which constitute professional learning communities. In order to change a situation, we have to be capable of understanding it. We therefore began by questioning the teaching body of a vertical inner centre grouping about their perceptions of the topic under examination, in an attempt to determine the root of fears associated with supervision, and to see whether there was deep-seated resistance to wide-ranging collaborative practices that open up the classroom as a stage for everyday failures and successes, which are potentially both real situations and education tools. The initial exploratory case study allowed for a transition to active research and involved 22 volunteers, who observed multidisciplinary classes led by peers, inspired by a clinic model, including moments that drew on a virtual environment, streamlining and simplifying procedures. It thus adapted to the voracity of our “post-modern” times and the context in which the study occurred. The high level of satisfaction among the participants confirms the virtues of this approach and strongly suggests that it should be developed as a way of adding value and with a view to professional growth, and in order to provide greater motivation and promote a sense of identity among the teaching community.pt_PT
dc.identifier.tid201703556
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/19412
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectSupervisão pedagógicapt_PT
dc.subjectColaboraçãopt_PT
dc.subjectObservação de aulas interparespt_PT
dc.subjectComunidade profissional de aprendizagempt_PT
dc.subjectFormação em contexto de trabalhopt_PT
dc.subjectPedagogical supervisionpt_PT
dc.subjectCollaborationpt_PT
dc.subjectPeer observation of teachingpt_PT
dc.subjectProfessional learning communitypt_PT
dc.subjectTraining in the workplacept_PT
dc.titleSupervisão e colaboração na escola e em sala de aula : um compromisso (im)possível?pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educação

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