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- Supervisão e colaboração na escola e em sala de aula : um compromisso (im)possível?Publication . Cristóvão, Elisabete Simões Tibúrcio; Baptista, José Afonso NunesO professor de hoje é altamente qualificado, mas todos os dias se debate com a mudança, conceito que, paradoxalmente, é o mais permanente da profissão. Esta antítese reflete-se também, na forma como enfrenta obstáculos quotidianos: ou isolado e protegido das críticas dos pares, mas também privado de elogios motivadores e de oportunidades de aprender com eles, ou aproximando-se e trabalhando em moldes mais colaborativos, expondo-se ao erro e à crítica, mas aproveitando-os como oportunidades de crescimento e melhoria. O estudo que agora se apresenta situa-se no espetro da supervisão pedagógica, prática passível de reunir caminhos bifurcados se exercida em moldes mais colaborativos e menos hierárquico-avaliativos, como tem sido tradicional e prescrito nos normativos. Substituindo as relações assimétricas entre supervisores e supervisionados por relações de paridade e reciprocidade geram-se compromissos de aprendizagem e formação em contexto de trabalho, com benefícios para os próprios e para as escolas, constituídas comunidades profissionais de aprendizagem. Para mudar uma situação, há que conhecer para compreender. Assim, começou-se questionando o corpo docente de um agrupamento vertical do interior centro sobre as suas perceções acerca da temática exposta, tentando apurar onde radicam os receios associados à supervisão e se ancoram as resistências a práticas colaborativas abrangentes que abram a sala de aula, palco efetivo dos fracassos e sucessos quotidianos, tão potencialmente formativos quanto reais. O estudo de caso de tipo exploratório inicial possibilitou a passagem à investigação-ação com 22 voluntários que implementaram a observação de aulas interpares multidisciplinar, inspirada no modelo clínico, com momentos em ambiente virtual, agilizando e simplificando procedimentos, numa adaptação à voracidade dos tempos “pós-modernos” e ao contexto onde decorreu. O elevado grau de satisfação dos participantes corrobora as virtualidades desta abordagem e sugere, fortemente, o seu aprofundamento como mais-valia quer para o crescimento profissional, quer para o reforço motivacional e espírito identitário da comunidade docente.
- A responsabilidade penal dos administradores nos crimes insolvenciais : em especial na insolvência negligentePublication . Costa, Ana Isabel de Oliveira Martins Varela; Silva, Germano Marques da
- Revisão sistemática da literatura : avaliação da anorexia, caquexia e xerostomiaPublication . Gil, Leonor Teixeira; Capelas, Manuel LuísIntrodução: Nos cuidados paliativos, ainda não há práticas uniformizadas e instrumentos ditos “standard” para avaliar os sintomas mais prevalentes. Surge então um problema e uma necessidade nesta área. Como tal, de seguida será apresentada uma revisão sistemática da literatura sobre instrumentos de avaliação utilizados em investigação de três sintomas: anorexia, caquexia e xerostomia. Metodologia: Foram privilegiadas as fontes primárias de investigação, com recurso a livros e artigos científicos originais dos autores de referência, de publicações periódicas obtidas através da PubMed e EBSCO publicados nos últimos 15 anos, na língua portuguesa, inglesa, francesa e espanhola. Foi ainda utilizado o motor de busca Google, como complemento. Resultados: Dos estudos encontrados, foram selecionados 10 artigos para o estudo da anorexia, 2 artigos para o estudo da caquexia e 4 artigos para estudo da xerostomia. As características psicométricas dos instrumentos foram tidas em conta bem como a sua validação para a população portuguesa. Os instrumentos que integram o estudo variam entre instrumentos unidimensionais, multidimensionais e instrumentos de qualidade de vida. Conclusões: A utilização de instrumentos de avaliação de sintomas é ainda pouco explorada a nível da investigação internacional e nacional. Através do estudo realizado conclui-se que não há instrumentos considerados “standard” para a avaliação da anorexia, caquexia e xerostomia. Os instrumentos utilizados a nível internacional e validados para a população portuguesa são de difícil acesso, e não se utilizam nas unidades de saúde. Não é possível comparar a eficácia e a efetividade de intervenções a nível nacional, pois não existe instrumentos de avaliação uniformizados. Há um longo caminho a percorrer para cumprir as recomendações da Organização Mundial de Saúde no que diz respeito aos Cuidados Paliativos.
- Pressupostos de admissibilidade das escutas telefónicas : análise críticaPublication . Espada, Maria Clara Santos; Marques, Pedro Maia Garcia
- Os meios de obtenção de prova na lei do cibercrime e o seu confronto com o código de processo penalPublication . Marques, Maria Joana Xara-Brasil; Monteiro, Henrique João Martins Gomes Salinas