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Advisor(s)
Abstract(s)
Knowlege of educational contexts and educational research exhibit teachers’difficulties
when first coping with professional reality, what has led several countries to implementing indution
programes, which have assumed diferente logics: compulsory versus voluntary, acritical socialization
versus professional development, informal versus formal processes, emphasis on formation versus
emphasis on evaluation. Taking into account that induction operates within actual working contexts of
teachers, it has to be located somewhere along the continuum between pre-service and in-service
training. Various factors seem to interfere with its success: institutional support ensured by the quality
of mentors (who support the beginning teachers in school): training centered on the actual professional
activity; capacity for self formation; peers collaborative work; schools climate. A critical analytical
description of a research and supervision program developed to support the Portuguese probation
period in 2009-2010 is provided; the program is in agreement with the legal determination that requires
induction for teachers who want to have access to a full position in their career.
O conhecimento do terreno e a pesquisa evidenciam as dificuldades dos professores no confronto inicial com a realidade profissional, o que tem levado vários países a organizarem programas de indução, que têm assumido lógicas diferentes: obrigatórios versus facultativos; socialização acrítica versus desenvolvimento profissional; informalidade versus formalidade; ênfase na formação versus ênfase na avaliação. Tratando-se de formação em contexto de trabalho, situa-se no contínuo que une formação inicial e continuada. Vários fatores parecem influenciar o seu sucesso: apoio institucional através da qualidade dos mentores (que, na escola, acompanham os iniciantes); formação focalizada na atividade profissional; capacidade de autoformação; trabalho colaborativo com os pares; clima das escolas. Relatase, de forma crítico-analítica, o programa desenvolvido para apoio à supervisão e investigação do período de indução dos docentes que, em 2009-2010, realizaram o seu ano probatório como requisito legislativo para acederem à carreira docente em Portugal.
O conhecimento do terreno e a pesquisa evidenciam as dificuldades dos professores no confronto inicial com a realidade profissional, o que tem levado vários países a organizarem programas de indução, que têm assumido lógicas diferentes: obrigatórios versus facultativos; socialização acrítica versus desenvolvimento profissional; informalidade versus formalidade; ênfase na formação versus ênfase na avaliação. Tratando-se de formação em contexto de trabalho, situa-se no contínuo que une formação inicial e continuada. Vários fatores parecem influenciar o seu sucesso: apoio institucional através da qualidade dos mentores (que, na escola, acompanham os iniciantes); formação focalizada na atividade profissional; capacidade de autoformação; trabalho colaborativo com os pares; clima das escolas. Relatase, de forma crítico-analítica, o programa desenvolvido para apoio à supervisão e investigação do período de indução dos docentes que, em 2009-2010, realizaram o seu ano probatório como requisito legislativo para acederem à carreira docente em Portugal.
Description
Keywords
Induction Probation year In-service training Supervision Indução Ano probatório Formação em contexto Supervisão
Pedagogical Context
Citation
Alarcão, I., Roldão, M.C. (2014). Um passo importante no desenvolvimento profissional dos professores: O ano de Indução. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, 6(10), 109-124
Publisher
Grupo de Trabalho 08 – Formação de Professores da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação (ANPEd)