Repository logo
 
Publication

Organizational resilience and sustainability : a strategic match made in heaven

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestão
datacite.subject.sdg09:Indústria, Inovação e Infraestruturas
datacite.subject.sdg12:Produção e Consumo Sustentáveis
dc.contributor.advisorReis, Ricardo
dc.contributor.authorLopes, Madalena Sales Henriques Maldonado
dc.date.accessioned2025-12-05T11:38:41Z
dc.date.available2025-12-05T11:38:41Z
dc.date.issued2025-01-30
dc.date.submitted2025-01-06
dc.description.abstractHow does an eighty-year-old plastics manufacturer sustain its relevance in an ever evolving market? Transitioning from a dictatorship to a democracy, and from a world dominated by plastics to one increasingly advocating against it, how has Baquelite Liz managed to survive and thrive? This study aims to analyze Baquelite Liz’s strategic evolution over time, shedding light on the approaches that have enabled the company to navigate unexpected and dynamic market conditions. Additionally, the case explores how striking a balance between innovation and perseverance contributes to fostering organizational resilience. Secondarily, this study further challenges the negative perception, albeit common, that consumers hold regarding plastics, thereby clarifying and reinforcing their relevance in our daily lives. Finally, teaching notes are provided, offering guidelines to assist in analyzing the case and clarifying its theoretical relevance.eng
dc.description.abstractComo é que um fabricante de plásticos com oitenta anos de existência consegue manter a sua relevância num mercado em constante evolução? Transitando de uma ditadura para uma democracia, e de um mundo dominado pelo plástico para um cada vez mais crítico em relação ao seu uso, como tem a Baquelite Liz conseguido sobreviver e prosperar? Este estudo propõe-se a analisar a evolução estratégica da Baquelite Liz ao longo do tempo, destacando as abordagens que permitiram à empresa enfrentar condições de mercado inesperadas e dinâmicas. Adicionalmente, o caso explora como o equilíbrio entre inovação e perseverança contribui para o fortalecimento da resiliência organizacional. Secundariamente, este estudo ainda desafia a perceção negativa dos consumidores, porém comum relativamente aos plásticos, deste modo esclarecendo e relembrando a sua pertinência no nosso dia-a-dia. Por fim, são disponibilizadas notas pedagógicas que oferecem diretrizes para auxiliar na análise do caso e clarificar a sua relevância teórica.por
dc.identifier.tid203904915
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/55859
dc.language.isoeng
dc.rights.uriN/A
dc.subjectCompetências centrais e limitações centrais
dc.subjectCore capabilities
dc.subjectCore rigidities
dc.subjectEstratégia
dc.subjectGestão de produto
dc.subjectOrganizational resilience
dc.subjectPlástico
dc.subjectPlastics
dc.subjectProduct management
dc.subjectResiliência organizacional
dc.subjectStrategy
dc.subjectSustainability
dc.subjectSustentabilidade
dc.titleOrganizational resilience and sustainability : a strategic match made in heaveneng
dc.title.alternativeResiliência organizacional e sustentabilidade : o par estratégico perfeitopor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.nameMestrado em Gestão e Administração de Empresas

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
203904915.pdf
Size:
1.54 MB
Format:
Adobe Portable Document Format