Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Relatório de estágio

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
13704.pdf3.62 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Este relatório tem como objetivo a análise descritiva e reflexiva das competências desenvolvidas durante o período de estágio do curso de especialização em enfermagem médico-cirúrgica, servindo como documento de avaliação deste curso. A estrutura do relatório divide-se em três grandes capítulos, o primeiro faz a introdução ao relatório, com a contextualização do referencial teórico que serviu de base à minha intervenção; a segunda parte contempla a descrição, análise e reflexão dos objetivos e atividades desenvolvidas nos diferentes momentos de estágio e as competências adquiridas; Por último é feita uma breve conclusão da experiência que o curso de especialização promoveu no meu desenvolvimento enquanto enfermeira e enquanto pessoa. No módulo I – Serviço de urgência, integrei a equipa do serviço de urgência central do hospital de Santa Maria; o Modulo II – Unidade de cuidados intensivos, foi realizado na unidade de cuidados intensivos de doenças infecciosas do Hospital de Santa Maria; o Módulo III decorreu na unidade de assistência domiciliária do Instituto Português de Oncologia de Lisboa. Nos diferentes momentos de estágio tive a oportunidade de desenvolver competências na área da prestação de cuidados ao doente em estado crítico ou em situações de maior complexidade e à sua família. Os cuidados de enfermagem partiram de uma prática de enfermagem avançada, com base em evidência científica e cursaram os cuidados do ponto de vista técnico, da gestão de cuidados diferenciados, na consciência critica para os problemas da prática, mas também assente numa relação terapêutica e no desenvolvimento de processos de comunicação. Para o cuidado à família/cuidador/pessoas significativas baseei a minha intervenção na teoria das transições de Afaf Meleis, partindo da premissa que a família ao longo do ciclo de vida atravessa períodos de crise que obrigam a uma nova reorganização e encontro de pontos de equilíbrio para uma adaptação eficaz. O papel do enfermeiro na vivência dos processos transacionais passa por reconhecer os momentos de crise e identificar os recursos disponíveis na família para facilitar os processos de transição saúde/doença. As competências adquiridas a estes diferentes níveis e as reflexões que se realizaram permitem a construção de uma identidade profissional enquanto enfermeira especialista em enfermagem médico-cirúrgica.
This report aims to be a descriptive and reflective analysis of the skills developed during the clinical practice in medical-surgical nursing specialization course, as well as an assessment document for this course. The report structure is divided into three main chapters: the first is the introduction of the report, with the theoretical background that formed the basis of my intervention; the second part includes the description, analysis and reflection of the goals and activities developed in clinical practice and skills acquired; Finally a brief conclusion is made to show how this experience has promoted my development as a nurse and as a person. In Module I - Emergency Department, I joined the staff at the emergency department at Santa Maria Hospital; In Module II - intensive care unit, was performed in the intensive care unit for infectious diseases at Santa Maria Hospital; Module III was held at the home care unit of Instituto Português de Oncologia, in Lisbon. During the clinical practice I had the opportunity to develop skills in the area of providing patient care and other more complex situations and family care. The nursing care started from an advanced nursing practice, based on scientific evidence and followed the care of the technical point of view, the management of special care, in critical consciousness to the problems of practice, but also based on a therapeutic relationship and development of communication processes. For the care of family / caregiver/people I have based my intervention on the theory of transitions of Afaf Meleis, on the premise that the family throughout the life cycle through periods of crisis that require a further reorganization and finding equilibrium points for effective adaptation. The nurse's role in the experience of transactional processes is to recognize the moments of crisis and identify resources available in the family to facilitate the health/illness transition processes. The skills acquired at these different levels and the thought that came out to allow construction of a professional identity as a nurse specialist in medical-surgical nursing.

Description

Keywords

Enfermagem Doente crítico Transição saúde/doença Família Nursing Critical patient Health/illness transition Family

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue