Repository logo
 
Publication

Um aluno com autismo : rumo ao sucesso escolar

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorPonte, Filomena Ermida Figueiredo Branco da
dc.contributor.authorCasanova, Maria João Ferreira dos Santos Niz
dc.date.accessioned2016-10-21T10:41:07Z
dc.date.available2016-10-21T10:41:07Z
dc.date.issued2016-05-18
dc.date.submitted2016
dc.description.abstractEste relatório centra-se no estudo de caso de um aluno com autismo inserido numa escola pública rumo ao sucesso escolar. Deste modo, revelou-se fundamental, primeiro, dar a conhecer o percurso profissional e enunciar as problemáticas dos alunos que, durante o exercício de funções como professora de Educação Especial, se foram sucedendo. Depois de enunciada a problemática e historiado o quadro clínico, familiar e escolar do aluno, procedeu-se à revelação das Medidas do Regime Educativo Especial e ao apoio conferido pela Educação Especial. Da definição à evolução histórica do conceito, da etiologia às características do autismo, dos critérios de diagnóstico ao papel da educação e da escola face ao autismo, dos níveis de intervenção aos modelos de intervenção, com uma paragem inevitável no conceito de escola inclusiva entendido à luz da legislação portuguesa, toda a segunda parte deste relatório é preenchido com o enquadramento teórico da temática do autismo. Como análise conclusiva deste trabalho constatou-se que o sucesso escolar do aluno com autismo pode ser uma realidade.pt_PT
dc.description.abstractThis report focuses on the case study of a student with autism inserted in a public school towards academic success. Therefore, it proved essential, first, to present the career and set out the problem of students that were succeeding, during the performance of duties as a Special Education teacher. After stated the problem and announced the clinical, family and student history, proceeded to the revelation of measures of the Special Education System and the support provided by the Special Education. The entire second part of this report is filled with the theoretical framework of autism theme: from the definition and historical evolution of the concept to the etiology of the characteristics of autism, from the diagnostic criteria of the role of education and schools in relation to autism to the intervention levels and intervention models, with an inevitable stop on inclusive school concept understood under the Portuguese law. As conclusive analysis of this study it was found that the academic success of students with autism can be a reality.pt_PT
dc.identifier.tid201684420
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/20910
dc.language.isoporpt_PT
dc.titleUm aluno com autismo : rumo ao sucesso escolarpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educação: Educação Especial

Files