Repository logo
 
Publication

Quando a internet (in)tranquiliza

dc.contributor.authorMarques, Herminia
dc.contributor.authorLagarto, José Reis
dc.date.accessioned2022-12-21T13:56:51Z
dc.date.available2022-12-21T13:56:51Z
dc.date.issued2011-03
dc.description.abstractNascidos num mundo globalizado, imersos em tecnologia e rodeados de ecrãs, possuirão as crianças e jovens actuais uma apetência “natural” para teclar? Mergulham em redes sociais, em interacções e partilhas digitais, mas terão competências técnicas assim tão diferentes dos “imigrantes digitais”? Diversas são as questões que podem ser levantadas quando olhamos para as crianças e jovens que pululam nas nossas escolas. A evolução acelerada dos media e o papel relevante assumido pela Internet acarretam repercussões para a educação e formação. A Escola do século XXI foi invadida por um conjunto de novos aprendentes e às suas bibliotecas chega um público heterogéneo que é preciso conhecer. Não será importante sabermos em que medida fenómenos como a infoexclusão afectam os estudantes da Escola onde trabalhamos? Ou então compreendermos os medos que associam à Internet? E que fontes de saber intervêm na aprendizagem da Internet? Ou ainda percebermos quais são as suas percepções sobre a capacidade de utilização da Internet, direitos de autor ou o tipo de mediação parental que consideram estar sujeitos? A partir de um estudo de caso, realizado numa escola do concelho mais interior do distrito do Porto, procurou-se conhecer quais as percepções dos alunos sobre as práticas, potencialidades, medos e riscos associados à Internet. Questionaram-se crianças e jovens que iniciavam o ensino básico (5º e 7º anos) e Secundário. Analisaram-se dados. Apresentam-se alguns resultados. Partindo de uma breve panorâmica sobre a investigação realizada, o presente artigo é apenas um ponto de partida para um trabalho mais aprofundado no desenvolvimento de competências na área das literacias digitais.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.isbn9789899724419
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/39618
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewednopt_PT
dc.publisherUniversidade do Minhopt_PT
dc.subjectInternetpt_PT
dc.subjectInfo-inclusãopt_PT
dc.subjectRisco onlinept_PT
dc.subjectMediação parentalpt_PT
dc.subjectDireitos de autorpt_PT
dc.titleQuando a internet (in)tranquilizapt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceBraga, Portugalpt_PT
oaire.citation.titleLiteracia, media e cidadania: actas do 1º Congresso Nacionalpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
39618.pdf
Size:
232.58 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: