Publication
Quando a internet (in)tranquiliza
dc.contributor.author | Marques, Herminia | |
dc.contributor.author | Lagarto, José Reis | |
dc.date.accessioned | 2022-12-21T13:56:51Z | |
dc.date.available | 2022-12-21T13:56:51Z | |
dc.date.issued | 2011-03 | |
dc.description.abstract | Nascidos num mundo globalizado, imersos em tecnologia e rodeados de ecrãs, possuirão as crianças e jovens actuais uma apetência “natural” para teclar? Mergulham em redes sociais, em interacções e partilhas digitais, mas terão competências técnicas assim tão diferentes dos “imigrantes digitais”? Diversas são as questões que podem ser levantadas quando olhamos para as crianças e jovens que pululam nas nossas escolas. A evolução acelerada dos media e o papel relevante assumido pela Internet acarretam repercussões para a educação e formação. A Escola do século XXI foi invadida por um conjunto de novos aprendentes e às suas bibliotecas chega um público heterogéneo que é preciso conhecer. Não será importante sabermos em que medida fenómenos como a infoexclusão afectam os estudantes da Escola onde trabalhamos? Ou então compreendermos os medos que associam à Internet? E que fontes de saber intervêm na aprendizagem da Internet? Ou ainda percebermos quais são as suas percepções sobre a capacidade de utilização da Internet, direitos de autor ou o tipo de mediação parental que consideram estar sujeitos? A partir de um estudo de caso, realizado numa escola do concelho mais interior do distrito do Porto, procurou-se conhecer quais as percepções dos alunos sobre as práticas, potencialidades, medos e riscos associados à Internet. Questionaram-se crianças e jovens que iniciavam o ensino básico (5º e 7º anos) e Secundário. Analisaram-se dados. Apresentam-se alguns resultados. Partindo de uma breve panorâmica sobre a investigação realizada, o presente artigo é apenas um ponto de partida para um trabalho mais aprofundado no desenvolvimento de competências na área das literacias digitais. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 9789899724419 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.14/39618 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | no | pt_PT |
dc.publisher | Universidade do Minho | pt_PT |
dc.subject | Internet | pt_PT |
dc.subject | Info-inclusão | pt_PT |
dc.subject | Risco online | pt_PT |
dc.subject | Mediação parental | pt_PT |
dc.subject | Direitos de autor | pt_PT |
dc.title | Quando a internet (in)tranquiliza | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Braga, Portugal | pt_PT |
oaire.citation.title | Literacia, media e cidadania: actas do 1º Congresso Nacional | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |