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Advisor(s)
Abstract(s)
In a society where environmental concerns and demand for environmentally friendly products
are increasing, businesses are adapting to meet their consumers’ expectations. Consumers
believe that an efficient way to reduce companies’ environmental impact is by managing plastic
waste. This dissertation focuses on a refillable packaging system in which the Refill on the Go
solution is included.
The study intends to identify what determines the Willingness to Pay for a Refill on the Go
solution and how the consumers’ environmental attitude impacts this relationship. Additionally,
this research takes the Technology Acceptance Model as the initial point and examines how
Perceived Ease of Use and Perceived Usefulness predict the Willingness to Pay.
An online survey was conducted where some respondents were exposed to a traditional Single use shampoo package from an established brand within the industry and the other respondents
to a Refill on the Go solution plus a refillable package from also an established brand within
the industry.
The results show that with a higher consumers' Pro-Environmental Attitude, the Willingness to
Pay for a Refill on the Go solution is also higher and with a lower Pro-Environmental Attitude,
the Willingness to Pay for a Refill on the Go solution is also lower. Although, it was not possible
to prove that Willingness to Pay can be explained by neither Perceived Ease of Use nor
Perceived Usefulness. Nevertheless, it was possible to find that Willingness to Pay is explained
by how useful consumers between 18 and 24 years old believe the packaging system is.
Numa sociedade onde as preocupações ambientais e a procura por produtos amigos do ambiente estão a aumentar, as empresas adaptam-se para atender às expectativas dos seus consumidores. Os consumidores acreditam que uma forma eficiente de reduzir o impacto ambiental das empresas está na gestão de plásticos. Esta dissertação foca-se num sistema de embalagem reutilizável em que a solução “Refill on the Go” se insere. O estudo pretende identificar o que determina a Disposição de Pagar por uma solução “Refill on the Go” e como a Atitude Pró-Ambiental do consumidor impacta essa relação. Além disso, esta pesquisa toma o Technology Acceptance Model como ponto inicial e analisa como a Facilidade de Utilização Percebida e a Utilidade Percebida prevêem a Disposição para Pagar. Foi realizado um questionário on-line em que alguns inquiridos foram expostos a um embalagem tradicional de champô de uma marca estabelecida no mercado e outros a uma solução “Refill on the Go” incluindo a embalagem reutilizável da mesma marca. Os resultados mostram que uma maior Atitude Pró-Ambiental dos consumidores leva a uma maior Disposição para Pagar por uma solução “Refill on the Go” e que uma menor Atitude Pró-Ambiental leva a uma menor Disposição a Pagar pela mesma solução. No entanto, não foi possível provar que a Disposição para Pagar pode ser explicada nem pela Facilidade de Utilização Percebida nem pela Utilidade Percebida. Contudo, foi possível constatar que a Disposição para Pagar é explicada pela utilidade que os consumidores entre 18 e 24 anos acreditam que a embalagem tem.
Numa sociedade onde as preocupações ambientais e a procura por produtos amigos do ambiente estão a aumentar, as empresas adaptam-se para atender às expectativas dos seus consumidores. Os consumidores acreditam que uma forma eficiente de reduzir o impacto ambiental das empresas está na gestão de plásticos. Esta dissertação foca-se num sistema de embalagem reutilizável em que a solução “Refill on the Go” se insere. O estudo pretende identificar o que determina a Disposição de Pagar por uma solução “Refill on the Go” e como a Atitude Pró-Ambiental do consumidor impacta essa relação. Além disso, esta pesquisa toma o Technology Acceptance Model como ponto inicial e analisa como a Facilidade de Utilização Percebida e a Utilidade Percebida prevêem a Disposição para Pagar. Foi realizado um questionário on-line em que alguns inquiridos foram expostos a um embalagem tradicional de champô de uma marca estabelecida no mercado e outros a uma solução “Refill on the Go” incluindo a embalagem reutilizável da mesma marca. Os resultados mostram que uma maior Atitude Pró-Ambiental dos consumidores leva a uma maior Disposição para Pagar por uma solução “Refill on the Go” e que uma menor Atitude Pró-Ambiental leva a uma menor Disposição a Pagar pela mesma solução. No entanto, não foi possível provar que a Disposição para Pagar pode ser explicada nem pela Facilidade de Utilização Percebida nem pela Utilidade Percebida. Contudo, foi possível constatar que a Disposição para Pagar é explicada pela utilidade que os consumidores entre 18 e 24 anos acreditam que a embalagem tem.
Description
Keywords
Packaging Perceived ease of use Perceived usefulness Pro-environmental attitude Refill Willingness to pay Technology acceptance model Embalagem Disponibilidade para pagar Reutilizável Facilidade de utilização percebida Utilidade percebida Atitude pró-ambiental do consumidor