Repository logo
 
Publication

Desenvolvimento da criatividade e trabalho em grupo no ensino das artes visuais

dc.contributor.advisorPalhinha, Maria Helena Cardoso
dc.contributor.authorCarvalho, Maria Helena de Araújo
dc.date.accessioned2015-06-08T10:04:14Z
dc.date.available2015-06-08T10:04:14Z
dc.date.issued2013-07-16
dc.date.submitted2013
dc.description.abstractO presente relatório foi elaborado no âmbito do mestrado no ensino das artes visuais, na Faculdade de Filosofia de Braga, sob a orientação da Professora Doutora Maria Helena Palhinha. Pretende-se com este estudo, analisar o desenvolvimento de diferentes competências, nomeadamente a criatividade em grupos de trabalho e em diferentes contextos de aprendizagem. Trata-se de um estudo que envolveu uma turma de alunos do sétimo ano de escolaridade, na escola secundária de Joane, concelho de Vila Nova de Famalicão. Centrado num processo de intervenção pedagógica em contexto escolar, este estudo visa relacionar a teoria com a prática. Neste sentido, toda a pesquisa bibliográfica foi feita no sentido de fundamentar todo o suporte teórico da nossa intervenção prática. Com base nos procedimentos metodológicos de investigação, a observação participante foi o método que melhor nos permitiu a recolha de dados e analisar o objeto de estudo. Foi elaborada uma grelha de observação, de modo a registar os elementos que nos permitiram obter dados, de modo a validar os objetivos do processo investigativo. No que respeita aos grupos que fizeram parte deste trabalho, demonstraram empenho e cooperaram na elaboração das atividades propostas. Relativamente a esta metodologia de aprendizagem, os alunos revelaram que, em grupo, o fator tempo é uma condicionante na conclusão das atividades, devido ao facto desta dinâmica implicar mais discussão e diálogo entre os elementos do grupo.por
dc.description.abstractThis report was prepared under the masters in teaching visual arts at the Faculty of Philosophy of Braga, under the guidance of Professor Maria Helena Palhinha. The aim of this study was to analyze the development of different skills, including, creativity in work groups and activities in different learning contexts. This is a study involving a group of students, from the seventh grade at the secondary school of Joane. Considering the process of pedagogical intervention in the school context, this study aims to relate theory to practice. In this sense, all the bibliographic research was made to support the theoretical background. Based on the methodological procedures research, participant observation was the method that allowed data collection and allowed to analyze the object of study. A grid of observation was prepared, in order to register the elements that allowed us to provide data and validate the objectives of the entire investigative process. The group of students demonstrated commitment and cooperated in the preparation of the proposed activities. For this approach, students revealed that as a group, the time factor is a constraint to the completion of activities, because these dynamics involve more discussion and dialogue between group members.por
dc.identifier.tid201677920
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/17825
dc.language.isoporpor
dc.subjectEnsino aprendizagempor
dc.subjectCriatividadepor
dc.subjectAtividadespor
dc.subjectGrupos de ensinopor
dc.subjectContextos educativospor
dc.subjectTeaching learningpor
dc.subjectCreativitypor
dc.subjectActivitiespor
dc.subjectEducation groupspor
dc.subjectEducational settingspor
dc.titleDesenvolvimento da criatividade e trabalho em grupo no ensino das artes visuaispor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
17825.pdf
Size:
1.85 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: