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- Desenvolvimento da criatividade e trabalho em grupo no ensino das artes visuaisPublication . Carvalho, Maria Helena de Araújo; Palhinha, Maria Helena CardosoO presente relatório foi elaborado no âmbito do mestrado no ensino das artes visuais, na Faculdade de Filosofia de Braga, sob a orientação da Professora Doutora Maria Helena Palhinha. Pretende-se com este estudo, analisar o desenvolvimento de diferentes competências, nomeadamente a criatividade em grupos de trabalho e em diferentes contextos de aprendizagem. Trata-se de um estudo que envolveu uma turma de alunos do sétimo ano de escolaridade, na escola secundária de Joane, concelho de Vila Nova de Famalicão. Centrado num processo de intervenção pedagógica em contexto escolar, este estudo visa relacionar a teoria com a prática. Neste sentido, toda a pesquisa bibliográfica foi feita no sentido de fundamentar todo o suporte teórico da nossa intervenção prática. Com base nos procedimentos metodológicos de investigação, a observação participante foi o método que melhor nos permitiu a recolha de dados e analisar o objeto de estudo. Foi elaborada uma grelha de observação, de modo a registar os elementos que nos permitiram obter dados, de modo a validar os objetivos do processo investigativo. No que respeita aos grupos que fizeram parte deste trabalho, demonstraram empenho e cooperaram na elaboração das atividades propostas. Relativamente a esta metodologia de aprendizagem, os alunos revelaram que, em grupo, o fator tempo é uma condicionante na conclusão das atividades, devido ao facto desta dinâmica implicar mais discussão e diálogo entre os elementos do grupo.
- Conceito de delirium versus confusão agudaPublication . Marques, Paulo Alexandre Oliveira; Cruz, Sandra Sílvia Silva Monteiro Santos; Marques, Maria Luísa Martins MoraisContexto: Nos artigos publicados por enfermeiros não existe consenso acerca do conceito mais adequado para o delirium, também conhecido por confusão aguda. Objetivo: Determinar a coerência na utilização dos conceitos de delirium e confusão aguda pelos enfermeiros. Fontes de dados: A pesquisa para a revisão integrativa foi realizada na EBSCO, usando as bases de dados eletrónicas CINAHL, MedLINE, MedicLatina e Psychology and Behavioral Sciences Collection, e abrangeu as publicações entre 2000 e 2010, identificando-se 7 artigos que estavam disponíveis gratuitamente. Discussão: Os resultados apontam para a falta de rigor na utilização dos conceitos; desconhecimento das características do delirium e utilização preferencial de “confusão”; e dificuldades na investigação por diferenças teóricas entre quem investiga ou presta cuidados. Implicações para a enfermagem: Sugerimos que a investigação se centre na definição do conceito que melhor defina o problema, clarificando as suas diferenças e caraterísticas; na utilidade clínica do(s) conceito(s) para os enfermeiros; que estes conteúdos sejam incorporados na formação dos enfermeiros; se proceda à inclusão de instrumentos de medida na clínica; e se aprofunde a disseminação de uma linguagem comum. Conclusão: Importa evoluir-se neste domínio de modo a que a assistência prestada cumpra os desígnios da qualidade e da excelência.
- Dotação segura para a prática de enfermagem: operacionalidade do conceito e o seu impacto nos resultadosPublication . Freitas, Maria João Baptista dos Santos de; Parreira, Pedro Miguel DinisContexto: a necessidade de adequação dos recursos de enfermagem às reais necessidades dos clientes em cuidados de enfermagem constitui uma das preocupações dos gestores em saúde pela influência que exerce na qualidade e segurança dos cuidados prestados. Daí que tenha surgido o conceito de dotação segura em enfermagem que, além de contemplar o número de enfermeiros, valoriza também as suas competências e o contexto de prestação de cuidados. Objetivos: analisar as diferentes formas de operacionalização do conceito de dotação segura e o seu impacto nos resultados obtidos ao nível dos clientes, enfermeiros e organizações de saúde. Metodologia: revisão da literatura sobre a investigação desenvolvida entre 2000 a 2011 sobre as temáticas: dotação de enfermagem, métodos de cálculo de dotação, rácios em enfermagem e impacto da dotação segura. Conclusão: não existe evidência de um método universal pois nenhum dos métodos de cálculo de dotação integra a diversidade inscrita nas diferentes facetas do conceito, não incorporando o dinamismo necessário para se adaptar aos diferentes contextos. Implicações para a enfermagem: a dotação segura de enfermagem é um fator determinante para a qualidade dos cuidados prestados ao cliente e tem impacto nos resultados obtidos para os prestadores e para as organizações.
- Programas de educação dirigidos ao utente com diabetes mellitus tipo 2: revisão sistemática da literaturaPublication . Menino, Eva; Dixe, Maria dos Anjos; Louro, Maria Clarisse Martins; Roque, Sofia Maria BorbaO aumento da longevidade e as problemáticas de saúde associadas ao aumento da incidência da doença crónica, concretamente a diabetes que apresenta implicações documentadas ao nível económico, social e familiar, justificam a necessidade de uma resposta dos serviços de saúde consertada e de qualidade. Esta revisão sistemática tem como objetivo analisar os programas de educação dirigidos ao utente diabético, metodologias de avaliação assim como os respetivos resultados. Os cinco estudos incluídos resultaram duma pesquisa realizada na EBSCOhost e na ISI Web of Knowledge. Os programas de intervenção apresentam metodologias e estruturas distintas, embora todos tenham tido por base teórica a educação para a autogestão. As metodologias de avaliação da eficácia dos programas incidiram essencialmente em parâmetros fisiológicos, embora em alguns estudos tenham sido avaliados parâmetros psicológicos. Os resultados mostram melhorias nos valores da Hemoglobina glicada; da pressão arterial, colesterol, na vigilância oftálmica, autovigilância dos pés e vigilância nefropática, autoeficácia, qualidade de vida, dieta, peso corporal, perímetro abdominal, indicadores de atitude e indicadores de comportamento. Parece haver uma resposta positiva aos programas de intervenção, traduzida em resultados relacionados com parâmetros fisiológicos e parâmetros psicológicos.