Repository logo
 
Publication

Estudar e aprender numa casa de acolhimento : motivações, práticas e perceções de jovens, cuidadores e professores

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
datacite.subject.fosCiências Sociais::Sociologiapt_PT
dc.contributor.advisorRibeiro, Maria Luísa da Mota Teixeira
dc.contributor.authorSantos, Andreia Filipa Pereira dos
dc.date.accessioned2019-04-30T15:10:13Z
dc.date.available2019-04-30T15:10:13Z
dc.date.issued2018-02-19
dc.date.submitted2018
dc.description.abstractEste estudo procurou analisar as motivações, práticas e perceções de diferentes intervenientes em relação ao estudo e à aprendizagem de jovens em situação de acolhimento residencial. Através da revisão bibliográfica efetuada verificou-se que existem fragilidades no domínio escolar em crianças e jovens em acolhimento residencial, comparativamente com crianças e jovens que não se encontram em acolhimento. O estudo enquadra-se na metodologia qualitativa, tendo sido realizadas 21 entrevistas, com diferentes intervenientes: jovens em acolhimento residencial (dos 12 aos 15 anos), os respetivos cuidadores e professores. Os resultados salientam o papel da motivação aliada aos objetivos de futuro das jovens acolhidas como uma mais-valia para o seu sucesso escolar, assim como a importância dos professores e cuidadores dos jovens acolhidos como importantes fontes de suporte. Os resultados permitem uma compreensão mais aprofundada das vivências dos vários intervenientes relativamente aos processos de estudo e aprendizagem e a identificação de aspetos relevantes a ter em conta na sua melhoria.pt_PT
dc.description.abstractThis study main aim was to analyze both motivations, practices and perceptions of different actors while trying to draw a line between these and the learning capabilities of those young individuals who live in residential care situations. From a bibliographical perspective, it was concluded that there were weaknesses in children and young people who live in statue houses and those who do not, when referring to scholar domain. The study based itself on qualitative methodology, where 21 interviews took place, none of which featuring the same individual: young people in residential care (from 12 to 15 years old), their respective caregivers and teachers. The results highlight not only the role of motivation regarding future goals as an advantage to young people in order to achieve school success, but also to underline the importance of teachers and caregivers that perform this role next to these young persons. The results allow a more in-depth comprehension of the experiences of the various interveners concerning the study and learning processes and the identification of relevant aspects to consider in their improvement.pt_PT
dc.identifier.tid202196569pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/27522
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectAcolhimento residencialpt_PT
dc.subjectEstudar e aprenderpt_PT
dc.subjectMotivaçõespt_PT
dc.subjectPráticaspt_PT
dc.subjectPerceçõespt_PT
dc.subjectResidential carept_PT
dc.subjectStudy and learnpt_PT
dc.subjectMotivationspt_PT
dc.subjectPracticespt_PT
dc.subjectPerceptionspt_PT
dc.titleEstudar e aprender numa casa de acolhimento : motivações, práticas e perceções de jovens, cuidadores e professorespt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Psicologiapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Andreia Santos - Janeiro 2018.pdf
Size:
1.79 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: