Repository logo
 
Publication

Importância do estágio curricular na formação de professores: um estudo no instituto superior de ciências de educação do Huambo

dc.contributor.authorAlfredo, Daguberto D. G.
dc.contributor.authorSilva, Levi Leonido F.
dc.contributor.authorMorgado, Elsa M. G.
dc.date.accessioned2023-07-10T09:06:38Z
dc.date.available2023-07-10T09:06:38Z
dc.date.issued2022
dc.description.abstractA atual investigação reflete sobre a relação com a aprendizagem prática, ao longo do estágio curricular, enquanto processo facilitador de aproximação e transição para o mundo do trabalho, a utilidade no processo de construção da identidade profissional dos estudantes do ISCED-Huambo, ao longo de uma das etapas mais cruciais da formação – o Estágio Curricular integrado no 5º Ano. O trabalho situa-se, assim, numa zona de interface entre os processos de formação inicial, os processos de construção da identidade profissional e a inserção profissional. Recorreu-se, enquanto instrumento de recolha de dados, a dois inquéritos estruturados de questões fechadas enviados (via Google Drive) Participaram no estudo alunos (n=307) do 5º ano do curso Ciências da Educação nas opções de Geografia Física, Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Química, Matemática, Psicologia, Biologia e professores (n=30) do Estágio Curricular. A análise dos dados permitiu entender que para a maioria dos inquiridos o estágio curricular atendeu às suas expectativas, bem como permitiu que os estudantes tivessem uma visão daquilo que será a sua vida profissional. Estes concordam que o mesmo é uma mais-valia para o enriquecimento dos seus currículos consistindo-se num trunfo, importantíssimo no acesso ao emprego. No caso dos professores orientadores foi referido que se sentem satisfeitos com o trabalho desenvolvidos pelos seus estagiários e concordam que o estágio curricular contribui para a formação da identidade profissional dos futuros professores.pt_PT
dc.description.abstractThe current investigation reflects on the relationship with practical learning, throughout the curricular internship, as a facilitating process of approach and transition to the world of work, the usefulness in the process of building the professional identity of ISCED-Huambo students, throughout one of the most crucial stages of training - the Curriculum Internship integrated in the 5th year. The work is thus located in an interface between the processes of initial training, the processes of construction of professional identity and professional insertion. Two structured surveys of closed questions sent (via Google Drive) were used as a data collection instrument. Students (n=307) of the 5th year of the Education Sciences course in the options of Physical Geography, Portuguese Language participated in the study, English Language, Chemistry, Mathematics, Psychology, Biology and teachers (n=30) of the Curricular Internship. Data analysis allowed us to understand that for most respondents, the curricular internship met their expectations, as well as allowing students to have a vision of what their professional life will be like. They agree that it is an asset to the enrichment of their resumes, consisting in an asset, very important in access to employment. In the case of the guiding teachers, it was mentioned that they feel satisfied with the work carried out by their interns and agree that the curricular internship contributes to the formation of the professional identity of future teachers.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doi10.14571/brajets.v15.n3.385-396pt_PT
dc.identifier.issn2316-9907
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/41624
dc.identifier.wos000982336100008
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEstágio curricularpt_PT
dc.subjectSupervisãopt_PT
dc.subjectIdentidade profissionalpt_PT
dc.subjectPrática pedagógicapt_PT
dc.subjectCurricular stagept_PT
dc.subjectPedagogical practicept_PT
dc.subjectProfessional identitypt_PT
dc.subjectSupervisionpt_PT
dc.titleImportância do estágio curricular na formação de professores: um estudo no instituto superior de ciências de educação do Huambopt_PT
dc.title.alternativeImportance of curriculum internship in teacher education: a study at the superior institute of educational sciences in Huambopt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage396pt_PT
oaire.citation.issue3pt_PT
oaire.citation.startPage385pt_PT
oaire.citation.titleCadernos Educação Tecnologia e Sociedadept_PT
oaire.citation.volume15pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
72322796.pdf
Size:
228.94 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: