Repository logo
 
Publication

Desenvolvimento de rigging e movimento para cães em Animação 3D

datacite.subject.fosHumanidades::Artes
dc.contributor.advisorGomes, Sahra Ursula Kunz
dc.contributor.authorPinheiro, Ricardo Miranda
dc.date.accessioned2016-04-04T14:10:11Z
dc.date.available2016-04-04T14:10:11Z
dc.date.issued2015-12-04
dc.date.submitted2015
dc.description.abstractEsta dissertação tem como objetivo principal abordar, no âmbito do cinema de animação 3D, a elaboração de rigging e movimento para personagens caninos. Desta forma, o objeto de estudo foca-se em todas as etapas de desenvolvimento de personagens caninas, tendo como ponto de partida o estudo da anatomia óssea e muscular canina. Depois de analisada a anatomia, será necessário transferir esses conhecimentos para o ambiente 3D. O estudo da anatomia muscular irá permitir-nos iniciar o processo de modelação. Vamos fazer uma pequena introdução a boa modelação e topologia e como uma boa topologia pode afetar deformações e consequentemente movimentos mais limpos na animação. De seguida vamos abordar as várias etapas de rigging, apresentando algumas ferramentas e conceitos importantes desta área. Fazemos ainda uma comparação entre o rigging de personagem humano e canino. Ao analisar movimentos básicos de cães iremos ainda perceber melhor como eles se movimentam. Por fim, vamos descrever o projeto realizado ao longo do ano letivo e de que forma é que o estudo levado a cabo para a abordagem deste tema teve a sua influência.pt_PT
dc.description.abstractThis dissertation’s main purpose is the study of 3D rigging and movement for canine characters within the world of 3D animation. Based on the study of the bone and muscular anatomy, we focus on the development stages of a canine character. After analyzed, we transfer that knowledge to the 3D space. The 3D modeling process begins with the study of the muscular structure. We shall start by introducing the notion of good 3D modeling and topology. Afterwards, we will explain how topology can affect geometry deformations in the animation. Furthermore, we will contextualize the rigging steps, presenting some of the tools and notions that matter in the area. We will compare the rigging of a human and a canine. Lastly, through the analysis of a dog’s basic movements we will be demonstrating how they can move better. In the last chapter, we will describe our masters final project (3D short animation) and show in which way this study helped improve said animation.pt_PT
dc.identifier.tid201023865
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/19500
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectAnatomiapt_PT
dc.subjectRiggingpt_PT
dc.subjectTopologiapt_PT
dc.subjectAnimação 3Dpt_PT
dc.subjectProduçãopt_PT
dc.subjectAnatomypt_PT
dc.subjectTopologypt_PT
dc.subject3D Animationpt_PT
dc.subjectProductionpt_PT
dc.titleDesenvolvimento de rigging e movimento para cães em Animação 3Dpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Som e Imagem

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
201023865.pdf
Size:
4.63 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: