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- Personagens atípicas no cinema de animação : do movimento à personalidadePublication . Dias, Joana Filipa Cunha; Gomes, Sahra Ursula KunzA presente dissertação consiste numa abordagem/estudo daquilo que se considerarão “personagens atípicas” no cinema de animação, através da análise das suas personalidades, comportamentos e movimentos. Foram analisados seis personagens de filmes de animação, possessores de anomalias, de modo a compreender a influência das suas deformidades no modo como vivem. “Dumbo” (1941) de Samuel Armstrong e Norman Ferguson, “Finding Nemo” (2003), de Andrew Stanton e Lee Unkrich, e “The Hunchback of Notre Dame” (1996) de Gary Trousdale e Kirk Wise, introduzem, respectivamente, as personagens Dumbo, Nemo e Quasimodo com anomalias físicas inatas. O outro tipo de anomalias é definido como anomalias físicas adquiridas, que são obtidas posteriormente à nascença. Para este tipo analisaram-se personagens como o Hook do filme “Peter Pan” (1953) de Clyde Geronimi e Wilfred Jackson, Fergus do filme “Brave” (2012), de Brenda Chapman e Mark Andrews, e Hiccup do filme “How to Train Your Dragon2” (2010), de Dean DeBlois e Chris Sanders. Estas personagens têm em comum amputações de membros. Todas estas personagens são diferentes desde a sua personalidade ao modo como se movimentam, pois cada uma se comporta de maneira diferente perante a sua atipicidade, adquirindo comportamentos que se traduzem de uma forma característica dada a sua anomalia. Embora existam dois tipos de anomalias físicas a serem estudados, em ambos os casos as personagens comportam-se irracionalmente de forma protegida, ou seja, o seu comportamento é influenciado pela anomalia em questão. Após uma ligação do tema da presente dissertação com o projeto final de mestrado, estudou-se o desenvolvimento da curta-metragem “Ao Relento” (2015) de Joana Dias e Ricardo Pinheiro, formou-se uma conclusão sobre a dissertação.
- O corpo como linguagem e expressão no ensino do cantoPublication . Costa, Alexandra Maria da Silva da Quinta e; Sousa, Maria do Rosário Morais Pinto Mota Ribeiro; Dawa, Ana Sofia Almeida Sá SerraO trabalho de investigação científica que se apresenta, subordinada ao título: O Corpo como Linguagem e Expressão no Ensino do Canto, tem como princípios orientadores a perceção das interações que se estabelecem do ponto de vista metodológico no âmbito da pedagogia do Ensino do Canto, tendo como base a interpretação vocal e corporal de uma peça musical. Apresentada nos contextos de um Quadro Teórico-Conceptual, e de uma Metodologia Empírica, de análise qualitativa, pretende refletir sobre o Estado da Arte, onde autores de referência, tais como: Sunberg (1987); Hemsley (1998); Sousa (1999; 2008; 2010); Waug (2000); Miller (2002; 2011); Hesse (2003); Manresa (2006); Haruki (2007); Goleman (2010); Furão (2011), entre outros, fundamentam este estudo. A Metodologia Empírica, de análise qualitativa, é sustentada cientificamente pelo modelo de Relação Pedagógica (RP), de Renald Legendre (1993; 2005). Foram Sujeitos (S) de aprendizagem um grupo de quatro Cantoras, com diferentes níveis de experiência nos domínios do ensino e da aprendizagem do Canto, sendo o Objeto (O) de estudo a interpretação e a gravação de uma Ária musical. Como Meio (M) envolvente foram escolhidas as instalações da Escola das Artes, da Universidade Católica Portuguesa. Através da interpretação da Ária Vedrai Carino, integrada na Ópera Don Giovanni, do compositor austríaco W. A. Mozart, pretende-se dar a conhecer a transmissão das linguagens sensoriais, percetivas, expressivas e comunicativas inerentes à sua representação, sendo o corpo o veículo transmissor dessas mesmas mensagens. Os resultados obtidos através da interpretação deste Programa de Intervenção revelaram-se de grande significado. As imagens fílmicas e fotográficas, e os registos efetuados num questionário entregue aos Sujeitos (S), após as gravações, foram instrumentos de pesquisa imprescindíveis, permitindo-nos verificar os graus de pertinência e de relevância de que se revestem estas manifestações de expressividade corporal, nas suas diferentes dimensões, enquanto transmissoras de sentimentos e de emoções na performance dos Cantores. Como conclusão final, pretende-se contribuir para a reflexão acerca de novas metodologias no ensino e aprendizagem do Canto, em contextos de interpretação vocal e corporal, no âmbito da pedagogia, recorrendo às melhores técnicas vocais, transmitindo a emotividade e a expressividade inerentes a determinada obra musical.
- Relatório de actividade profissionalPublication . Oliveira, Gonçalo Nuno Santos Mercier e; Castro, Paula Maria Lima e
- Diversidade de género nos conselhos de administração das empresas cotadas em bolsaPublication . Fernandes, Sara da Costa Matos; Martins, Paulo Câmara Pires dos Santos
- The portrayal of female characters in mainstream animationPublication . Lickfold, Beatriz Oliveira Duarte Novais; Gomes, Sahra Ursula KunzThe present dissertation consists of a historical analysis of mainstream animation movies in addition to television series, and how society helped shape them, how they helped influence its audiences (both positively and negatively), and their evolution. This dissertation will also examine how the female gender has been treated and portrayed throughout the years, exploring its sociological connotations, in the medium of animation. Along with a study on how representation is important to evade any type of out-casting. It will also include a comparative analysis between the researched themes and The All-Nighter (2015), a short film created as the final project of the Masters in Computer Animation’s curriculum.
- Personagens idosos animados : caracterização e movimento em estados emocionais básicosPublication . Carneiro, Simão Pedro Vinheiras; Gomes, Sahra Ursula Kunz; Megre, RicardoA presente dissertação pretende realizar uma análise de personagens idosos em estados emotivos básicos, pertencentes a longas metragens de animação. Para um animador, animar personagens é um grande desafio para se obter um resultado com qualidade. A dificuldade reside na capacidade de mostrar à audiência a personalidade do personagem através das suas acções de uma forma coerente e perceptível. Vamos abordar exemplos dos estúdios Disney e Pixar na forma como caracterizam e animam os seus personagens idosos com o objectivo de enfatizar a sua personalidade e potenciar a ligação de empatia com a audiência. Os personagens que vão ser utilizados como casos de estudo vão ser: Geppetto em Pinocchio (1940), realizado por Norman Ferguson, T. Hee, Wilfred Jackson, Jack Kinney, Hamilton Luske, Bill Roberts e Ben Sharpsteen; Madame Adelaine Bonfamille, The AristoCats (1970) realizado por Wolfgang Reitherman; e Carl Fredricksen em Up (2009), realizado por Pete Docter e Bob Peterson. Para o projecto final, procuraremos implementar a aprendizagem retirada desta pesquisa na caracterização e animação do personagem, transmitindo a sua personalidade de uma forma intencional. Teremos por objectivo conseguir criar empatia entre o personagem e a audiência.
- Desenvolvimento de rigging e movimento para cães em Animação 3DPublication . Pinheiro, Ricardo Miranda; Gomes, Sahra Ursula KunzEsta dissertação tem como objetivo principal abordar, no âmbito do cinema de animação 3D, a elaboração de rigging e movimento para personagens caninos. Desta forma, o objeto de estudo foca-se em todas as etapas de desenvolvimento de personagens caninas, tendo como ponto de partida o estudo da anatomia óssea e muscular canina. Depois de analisada a anatomia, será necessário transferir esses conhecimentos para o ambiente 3D. O estudo da anatomia muscular irá permitir-nos iniciar o processo de modelação. Vamos fazer uma pequena introdução a boa modelação e topologia e como uma boa topologia pode afetar deformações e consequentemente movimentos mais limpos na animação. De seguida vamos abordar as várias etapas de rigging, apresentando algumas ferramentas e conceitos importantes desta área. Fazemos ainda uma comparação entre o rigging de personagem humano e canino. Ao analisar movimentos básicos de cães iremos ainda perceber melhor como eles se movimentam. Por fim, vamos descrever o projeto realizado ao longo do ano letivo e de que forma é que o estudo levado a cabo para a abordagem deste tema teve a sua influência.
- A produtividade do subsector hortícola na União EuropeiaPublication . Soares, Raquel Maria Coelho; Costa, Leonardo Filipe Seixas BarretoEste Trabalho Final de Mestrado teve como objetivo proceder a uma análise da produtividade na produção de hortícolas dos países da União Europeia 27 (UE-27) no período 2004-2012. A metodologia aplicada teve por base o cálculo, em folha Excel, de índices TFP no tempo e no espaço e fez uso da base de dados FADN e do Eurostat. O índice TFP é uma medida de produtividade marginal. No tempo, medem-se flutuações de um ano para o outro. No espaço, medem-se flutuações de cada país em relação à média da UE. A análise foi seguida de uma análise Cluster feita em SPSS, onde se distinguiram grupos de países de acordo com os índices TFPt e TFPs médios obtidos. Por fim foi corrida uma regressão em STATA, de forma a perceber que variáveis influenciam as variações de TFP. Os resultados mostram que os países com índices TFPt maiores e/ou maior evolução são a Hungria, a Letónia e a República Checa. Os países com índices TFPs maiores e/ou maior evolução do TFP são a Itália, a Espanha e a Lituânia. Com a análise K-means Cluster foi possível identificar quatro grupos de países que se distinguem pelo índice TFPs. Sendo estes por ordem decrescente o grupo 1 (Grécia, Espanha, Itália e Lituânia), 2 (Bélgica, Hungria, Polónia e Reino Unido), 3 (Bulgária, Dinamarca, Alemanha, França, Letónia, Holanda, Portugal e Suécia) e 4 (República Checa, Malta, Roménia e Finlândia). Com a regressão foi possível constatar que para o índice TFPt as variáveis significantes são a crise, a percentagem de SAU em estufa, a intensidade da produção em capital e o tempo sendo que apenas esta última afecta de forma positiva. No índice TFPs, todas as variáveis significativas (intensidade da produção em capital, trabalho familiar e tempo) afectam negativamente. Palavras-chave: Benchmarking, Índice TFP, Produtividade.
- Relatório de atividade profissionalPublication . Ferreira, Sónia Patrícia Leite Maia; Castro, Paula Maria Lima eO meu trabalho na Câmara Municipal do Porto tem sido essencialmente ao nível do apoio técnico em mecanismos de suporte à decisão, através do desenvolvimento de estratégias preventivas e corretivas na implementação da legislação ambiental e relativa à gestão de ruído urbano.
- “YouTube Killed the MTV Star” : did Hip-Hop music videos become the blueprint for other genres of music videos in the digital age?Publication . Pascoal, João Miguel de Matos; Gomes, Sahra Ursula KunzThis dissertation presents a deeper look in to Hip-Hop music videos. Starting with a chronological timeline, where we focus in the most relevant music videos that show an evolution in the genre’s aesthetics throughout the years, we build up to the present decade (from 2010 to the present year of 2015), where we intend to find out how much have Hip-Hop music videos evolved, and what elements from past decades have been incorporated in that same evolution. We will also present an in-depth look on the present decade as far as music videos are concerned, and what impact the digital age has in musical culture. Have audiences’ habits changed? What are the main goals of an artist when making a music video and do they match with the record label’s goals? Has the role of music video changed? By constructing both of these studies, we also intend to answer a question that becomes more and more frequent as we see today’s music videos: did Hip-Hop music videos become the blueprint for other genres of music videos? In a world where things can no longer be presented in “black or white” statements and the internet has brought cultures together in an unprecedented way, exchanging cultural influences and learning from each other, one can argue that Hip-Hop, and particularly Rap music, has had a significant influence in the way we produce music videos nowadays. This dissertation intends to be a reflexion on these questions and we have tried our best to obtain a cohesive conclusion, leaving the door open to a future study regarding the role of aesthetics in directing a music video, and whether or not it plays a role as (or even more) important as the narrative beneath the video.