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Authors
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Abstract(s)
Research on consumers' habits concerning Food Supplements (FS) suggests an increase in its consumption in recent years. Despite several studies being conducted, specifically with the elderly and sports practitioners, there is insufficient research on the potential predictors of intentions to consume FS in a general, non-specific sample of the population. To fill such gap, a survey study grounded on an extended conceptual model adapted from the theory of planned behaviour was implemented, to assess predictors of FS consumption intentions such as: Consumer attitudes, intentions, self-efficacy, controlled perceived behaviour, injunctive norm, descriptive norm, general knowledge and beliefs, risk-benefit perception, trust in information sources and sociodemographic variables, were taken into consideration, alongside sociodemographic variables. 112 participants, showed to have a predominantly incorrect knowledge and beliefs regarding food supplements. Moreover, attitudes towards FS, risk-benefit perception, selfefficacy and the injunctive norm all were significant predictors of FS consumption intentions. Participants also showed high trust towards food safety National Authorities and European Union Institutions. Overall, the results exemplify the need for more studies on the general public, to have a wider understanding of FS consumption intentions, to implement risk prevention actions.
A investigação sobre os hábitos dos consumidores de Suplementos Alimentares (SA) sugere um aumento do seu consumo nos últimos anos. Apesar de terem sido realizados vários estudos, nomeadamente com idosos e praticantes de desporto, não existe investigação suficiente sobre os potenciais preditores das intenções de consumo de SA numa amostra geral e não específica da população. Para colmatar esta lacuna, foi implementado um estudo de inquérito baseado num modelo conceitual alargado adaptado da teoria do comportamento planeado, para avaliar os fatores preditores das intenções de consumo de SF, tais como: Atitudes do consumidor, intenções, auto-eficácia, comportamento controlado percebido, norma injuntiva, norma descritiva, conhecimentos e crenças gerais, perceção de risco-benefício, confiança nas fontes de informação e variáveis sociodemográficas, foram tidos em consideração, a par de variáveis sociodemográficas. Os 112 participantes revelaram ter um conhecimento e crenças predominantemente incorretos relativamente aos suplementos alimentares. Além disso, as atitudes em relação aos suplementos alimentares, a perceção do risco-benefício, a auto-eficácia e a norma injuntiva foram preditores significativos das intenções de consumo de suplementos alimentares. Os participantes também demonstraram uma elevada confiança nas autoridades nacionais de segurança alimentar e nas instituições da União Europeia. De um modo geral, os resultados exemplificam a necessidade de mais estudos sobre o público em geral, a fim de obter uma compreensão mais ampla das intenções de consumo de FS, para implementar ações de prevenção de riscos.
A investigação sobre os hábitos dos consumidores de Suplementos Alimentares (SA) sugere um aumento do seu consumo nos últimos anos. Apesar de terem sido realizados vários estudos, nomeadamente com idosos e praticantes de desporto, não existe investigação suficiente sobre os potenciais preditores das intenções de consumo de SA numa amostra geral e não específica da população. Para colmatar esta lacuna, foi implementado um estudo de inquérito baseado num modelo conceitual alargado adaptado da teoria do comportamento planeado, para avaliar os fatores preditores das intenções de consumo de SF, tais como: Atitudes do consumidor, intenções, auto-eficácia, comportamento controlado percebido, norma injuntiva, norma descritiva, conhecimentos e crenças gerais, perceção de risco-benefício, confiança nas fontes de informação e variáveis sociodemográficas, foram tidos em consideração, a par de variáveis sociodemográficas. Os 112 participantes revelaram ter um conhecimento e crenças predominantemente incorretos relativamente aos suplementos alimentares. Além disso, as atitudes em relação aos suplementos alimentares, a perceção do risco-benefício, a auto-eficácia e a norma injuntiva foram preditores significativos das intenções de consumo de suplementos alimentares. Os participantes também demonstraram uma elevada confiança nas autoridades nacionais de segurança alimentar e nas instituições da União Europeia. De um modo geral, os resultados exemplificam a necessidade de mais estudos sobre o público em geral, a fim de obter uma compreensão mais ampla das intenções de consumo de FS, para implementar ações de prevenção de riscos.
Description
Keywords
Food supplements Intentions Consumption Risk-benefit perception Knowledge Trust Biased beliefs Suplementos alimentares Intenções Consumo Perceção de riscos e benefícios Conhecimentos Confiança Crenças preconcebidas