Browsing by Issue Date, starting with "2024-02-28"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Relatório da prática profissional e projeto de intervenção pedagógica : o estudo de pentacordes e tríades como recurso audiovisual na iniciação ao pianoPublication . Bezerra, Bruno Rebecca Balbino; Costa, Cesário Alberto Ferreira Barbosa daEste relatório tem por objetivo a implementação do método de iniciação ao piano Key Cards, que tem sido aplicado e desenvolvido durante os últimos três anos de atividade docente do investigador. O método valoriza o reconhecimento audiovisual de elementos e padrões musicais, encontrados no repertório do programa de piano do 1º ao 4º grau, nomeadamente: pentacordes, tríades e arpejos, com as suas respetivas inversões. Aplicados na Prática Profissional, pretende sistematizar os conceitos acima mencionados, contextualizado no Conservatório Regional do Algarve Maria Campina (CRAMC), bem como no Colégio Bernardette Romeira, no âmbito das Unidades Curriculares Prática Profissional I e II e Seminários de Intervenção Pedagógica, no curso de Mestrado em Ensino de Música, Escola das Artes, Universidade Católica do Porto. De abordagem qualitativa, esta pesquisa caracteriza-se enquanto uma aproximação à investigação-ação, centrada num estudo de caso do CRAMC, e pretende desenvolver uma contribuição para a pedagogia do piano e para uma melhor compreensão dos processos de ensino-aprendizagem instrumental, que incluem o tocar de ouvido e a notação musical. Os resultados deste estudo mostraram que a aprendizagem musical, quando desenvolvida de forma integrada e equilibrada, promove a aquisição e apropriação da linguagem musical escrita. Os resultados aqui apresentados enfatizam a necessidade de se repensar os currículos das instituições, no que concerne à literacia musical.
- Consumer intentions to consume food supplements : a survey study on its predictors, associated biased beliefs and risk-benefit perceptionPublication . Miah, Rafael Ismail Vicêncio; Carvalho, Rui Filipe Gaspar deResearch on consumers' habits concerning Food Supplements (FS) suggests an increase in its consumption in recent years. Despite several studies being conducted, specifically with the elderly and sports practitioners, there is insufficient research on the potential predictors of intentions to consume FS in a general, non-specific sample of the population. To fill such gap, a survey study grounded on an extended conceptual model adapted from the theory of planned behaviour was implemented, to assess predictors of FS consumption intentions such as: Consumer attitudes, intentions, self-efficacy, controlled perceived behaviour, injunctive norm, descriptive norm, general knowledge and beliefs, risk-benefit perception, trust in information sources and sociodemographic variables, were taken into consideration, alongside sociodemographic variables. 112 participants, showed to have a predominantly incorrect knowledge and beliefs regarding food supplements. Moreover, attitudes towards FS, risk-benefit perception, selfefficacy and the injunctive norm all were significant predictors of FS consumption intentions. Participants also showed high trust towards food safety National Authorities and European Union Institutions. Overall, the results exemplify the need for more studies on the general public, to have a wider understanding of FS consumption intentions, to implement risk prevention actions.
- O ensino da prática coral através da língua materna em escolas e conservatórios de músicaPublication . Felgueiras, Manuel Fernando Santos; Costa, Cesário Alberto Ferreira Barbosa daO presente relatório foi realizado no âmbito das Unidades Curriculares Prática Profissional I e Prática Profissional II, inseridas no Mestrado em Ensino da Música da Universidade Católica Portuguesa – Porto. Este relatório encontra-se dividido em duas partes, sendo que a primeira se debruça sobre as aprendizagens obtidas na área de classe de conjunto (M32), resultante da prática profissional realizada ano letivo de 2022/2023. Já a segunda parte deste documento refere-se especificamente ao PIP. A prática de ensino supervisionada foi realizada na Academia de Música Fernandes Fão – Polo de Ponte de Lima, sob a orientação científica do Professor Doutor Cesário Costa e os Orientadores Cooperantes Nuno Lima e Lioba Vergely. O projeto de intervenção pedagógica tem como tema “O ensino da prática coral através da língua materna em escolas e conservatórios de música”. A metodologia de pesquisa utilizada na investigação insere-se no modelo de investigação-ação, cujos procedimentos seguirão os parâmetros de uma análise qualitativa sustentando o estudo pelo modelo de Relação Pedagógica (RP) do investigador canadiano Renald Legendre (1993; 2005). As técnicas de recolha de dados utilizados nesta investigação foram as seguintes: questionário aos alunos participantes durante a implementação do PIP, grelhas de avaliação para análise das sessões do trabalho desenvolvido e, por último, a observação direta. Este projeto de intervenção pedagógica foi implementado em duas turmas de classe de conjunto de coro da Academia de Música Fernandes Fão – Polo, sediada em Ponte de Lima. Os resultados obtidos, relativamente ao contributo deste PIP, demonstram uma conclusão positiva no que que se refere ao ensino de reportório em língua materna, na disciplina de classe de conjunto vocal. Constatou-se que a recetividade e empenho dos alunos foi de igual modo positiva, demonstrando entusiamo, empenho e dedicação face ao estudo da música.