Repository logo
 
Publication

Dificuldades enfrentadas diante da recuperação das aprendizagens nas turmas do 1º ano de ensino fundamental das escolas públicas de Cascavel Ce

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorCruz, Sónia Catarina da Silva
dc.contributor.authorQueiroz, Maria Lucileide de Oliveira
dc.date.accessioned2024-07-23T10:29:34Z
dc.date.available2024-07-23T10:29:34Z
dc.date.issued2024-07-03
dc.date.submitted2024-05
dc.description.abstractO presente estudo investiga as dificuldades enfrentadas na recuperação das aprendizagens dos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental nas escolas públicas municipais de Cascavel, Ceará, no contexto pós-pandemia de COVID-19. A interrupção das aulas presenciais e a transição para o ensino remoto trouxeram desafios significativos para o desenvolvimento acadêmico das crianças, especialmente para aquelas em fase inicial de alfabetização. O objetivo principal deste trabalho é identificar e analisar os obstáculos pedagógicos, sociais e emocionais que impactam a recuperação das aprendizagens desses estudantes, bem como propor estratégias eficazes para mitigar esses efeitos negativos. Para alcançar este objetivo, foi utilizada uma metodologia quantitativa, baseada na aplicação de questionários estruturados via Google Forms, direcionados a professores que atuam no 1º ano do Ensino Fundamental nas escolas públicas de Cascavel. As perguntas do questionário buscaram captar a percepção dos educadores sobre as principais dificuldades observadas, as estratégias já implementadas e as necessidades emergentes no processo de recuperação das aprendizagens. Espera-se que os resultados deste estudo revelem uma visão abrangente das barreiras encontradas pelos professores e alunos, possibilitando a elaboração de propostas pedagógicas que promovam um ambiente de ensino mais inclusivo e eficaz na retomada do aprendizado. Conclui-se que o trabalho pretende contribuir para o desenvolvimento de políticas educacionais e práticas pedagógicas que fortaleçam a resiliência do sistema educativo de Cascavel, assegurando que todos os alunos, independentemente das adversidades enfrentadas, tenham acesso a uma educação de qualidade que promova seu pleno desenvolvimento acadêmico e social.pt_PT
dc.description.abstractThe present study investigates the difficulties faced in recovering the learning of 1st-year elementary school students in public schools in Cascavel, Ceará, in the post-COVID-19 pandemic context. The interruption of face-to-face classes and the transition to remote learning brought significant challenges to the academic development of children, especially those in the initial phase of literacy. The main objective of this work is to identify and analyze the pedagogical, social, and emotional obstacles that impact the recovery of these students' learning, as well as to propose effective strategies to mitigate these negative effects. To achieve this objective, a quantitative methodology was used, based on the application of structured questionnaires via Google Forms, directed to teachers who work in the 1st year of elementary school in public schools in Cascavel. The questionnaire questions aimed to capture the educators' perceptions of the main difficulties observed, the strategies already implemented, and the emerging needs in the learning recovery process. It is expected that the results of this study will reveal a comprehensive view of the barriers encountered by teachers and students, enabling the development of pedagogical proposals that promote a more inclusive and effective learning environment in the resumption of learning. It is concluded that the work aims to contribute to the development of educational policies and pedagogical practices that strengthen the resilience of the educational system in Cascavel, ensuring that all students, regardless of the adversities faced, have access to quality education that promotes their full academic and social development.pt_PT
dc.identifier.tid203657730pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/45844
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subjectObstáculos pedagógicospt_PT
dc.subjectObstáculos sociaispt_PT
dc.subjectObstáculos emocionaispt_PT
dc.subjectEnsino inclusivopt_PT
dc.subjectSucesso escolarpt_PT
dc.subjectLearningpt_PT
dc.subjectPedagogical obstaclespt_PT
dc.subjectSocial obstaclespt_PT
dc.subjectEmotional obstaclespt_PT
dc.subjectInclusive teachingpt_PT
dc.subjectSchool successpt_PT
dc.titleDificuldades enfrentadas diante da recuperação das aprendizagens nas turmas do 1º ano de ensino fundamental das escolas públicas de Cascavel Cept_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educação: Educação Especialpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
203657730.pdf
Size:
1.31 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: