Repository logo
 
Publication

A componente sociocultural nas aulas de ELE : um estudo de caso, em Barcelos, com alunos do 11ยบ ano

datacite.subject.fosCiรชncias Sociais::Ciรชncias da Educaรงรฃo
dc.contributor.advisorSueiro, Joaquin
dc.contributor.authorFernandes, Sรญlvia Cristina
dc.date.accessioned2015-12-03T17:13:27Z
dc.date.issued2015-05-14
dc.date.submitted2015
dc.description.abstractNo processo de ensino aprendizagem de lรญnguas estrangeiras sabe-se hoje da importรขncia de lecionar a competรชncia linguรญstica em paralelo com a competรชncia sociocultural. Estรก comprovado que para comunicar de forma adequada e eficaz รฉ extremamente importante conhecer a cultura dos paรญses da L2. Chegou o momento de colocar de lado as ideias mais estruturalistas que orientam o ensino de lรญnguas para a gramรกtica e para a aquisiรงรฃo de vocabulรกrio. Com este trabalho pretende-se realizar um estudo de caso, numa escola de Barcelos, alunos do secundรกrio, nรญvel A2, sobre a importรขncia do ensino de aspetos socioculturais (atitudes e valores) nas aulas de ELE. As atitudes e os valores como orientadores do comportamento dos jovens, no contexto de sala de aula, que um dia se pretende que sejam adultos conscientes da multiculturalidade dos povos e da sua singularidade. O processo de ensino aprendizagem de segundas lรญnguas deve ter por base uma abordagem intercultural entre os povos, tendo sempre como ponto de partida a identidade cultural dos alunos e de cada ser humano, para posteriormente identificar caraterรญsticas multiculturais de diferentes povos hispano-falantes. Relativamente ร  estrutura deste trabalho a primeira parte do relatรณrio apresenta a evoluรงรฃo do termo cultura atรฉ aos nossos dias, as diferentes competรชncias no ensino de lรญnguas, os documentos orientadores para o ensino de lรญnguas estrangeiras. A segunda parte refere-se ao processo metodolรณgico, apresentaรงรฃo do estudo de caso, anรกlise de resultados e respetivas conclusรตes.pt_PT
dc.description.abstractIn the process of teaching and learning foreign languages is known today about the importance of teaching the language proficiency in parallel with the socio-cultural competence. It is proven that to communicate appropriately and effectively is extremely important to know the culture of the L2 countries. It is time to put aside the most structuralize ideas that guide the teaching of languages for grammar and vocabulary acquisition. With this work we intend to conduct a case study in a school of Barcelos for high school students, in A2 Level about the importance of teaching socio-cultural aspects (attitudes and values) in ELE classes. Attitudes and values as guiding the behaviour in the classroom context will help because one day they will be consenting adults aware of people multiculturalism and their individuality. The teaching and learning process of second languages should be based on an intercultural approach among people, having as starting point the cultural identity of students and of every human being, to further identify multicultural characteristics of different Spanish-speaking people. Regarding the structure of this work the first part of the report shows the evolution of the culture term to the present day, the different skills in language teaching and guidance documents for teaching foreign languages. The second part refers to the methodology, presentation of the case study, analysis of results and respective conclusions.pt_PT
dc.identifier.tid201668416
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/18737
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectInterculturalidadept_PT
dc.subjectMulticulturalidadept_PT
dc.subjectCompetรชncia socioculturalpt_PT
dc.subjectIdentidadept_PT
dc.subjectAtitudespt_PT
dc.subjectInterculturalpt_PT
dc.subjectMulticulturalpt_PT
dc.subjectSocial and cultural competencept_PT
dc.subjectIdentitypt_PT
dc.subjectELEpt_PT
dc.subjectAttitudespt_PT
dc.titleA componente sociocultural nas aulas de ELE : um estudo de caso, em Barcelos, com alunos do 11ยบ anopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino do Portuguรชs no 3ยบ Ciclo do Ensino Bรกsico e Ensino Secundรกrio e de Espanhol nos Ensinos Bรกsico e Secundรกrio

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
201668416.pdf
Size:
1.63 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: