Publication
O papel do diretor de turma na organização escolar
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Alves, José Joaquim Ferreira Matias | |
dc.contributor.author | Alves, Maria Alice Araújo da Costa | |
dc.date.accessioned | 2017-10-11T13:38:16Z | |
dc.date.issued | 2017-03-24 | |
dc.date.submitted | 2017 | |
dc.description.abstract | O presente estudo pretende identificar as perceções dos alunos e encarregados de educação acerca da importância do diretor de turma enquanto gestor intermédio na organização escolar. A este compete definir prioridades, delinear estratégias e mobilizar toda a equipa que coordena de modo a servir os interesses da comunidade educativa, em estreita colaboração com os elementos da gestão ao nível do topo. A vontade em realizar uma investigação com esta temática advém de fatores de cariz pessoal e profissional. Dada a responsabilidade e abrangência de funções do diretor de turma, parece-nos deveras relevante auscultar a opinião de alguns dos interlocutores do processo: os professores-diretores de turma, os alunos e os encarregados de educação. Desde há muitos anos que contatamos com jovens e sempre nos motivou o conhecimento do seu ponto de vista acerca das temáticas que influenciam e poderão determinar/condicionar a sua vida futura, nomeadamente o seu percurso académico. Por sua vez, o envolvimento dos encarregados de educação na vida escolar dos seus educandos sempre se nos afigurou positiva e promotora do sucesso do aluno. Assim, enquanto docente do ensino secundário, o presente estudo surge como um investimento na nossa prática pedagógica bem como no desempenho das funções de diretora de turma. | pt_PT |
dc.description.abstract | The present study aims at identifying the perceptions of both students and parents /tutors, about the importance of the class director as an intermediate manager in the school organization. He is intended to define priorities, outline strategies and mobilize the team he coordinates in order to pursue the interests of the educational community, in close collaboration with the board. The thrive and willingness to conduct an investigation on this topic comes from personal and professional reasons. Due to the responsibility and the great number of roles the class director has to play, it seems really relevant to hear the opinion of some of the process interlocutors: the teachers-class directors, the students and the tutors. It has been years now that one has been contacting young people, and getting to know their opinions about the subjects that influence and may determine their future life, namely school, has always been motivating. As for parental involvement in their children’s school life, it has always seemed positive and a success promoter. Thus, as a secondary school teacher, the present study comes as an investment in our teaching practice, as well as in the performance of the class teacher role | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201699524 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.14/22961 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Diretor de turma | pt_PT |
dc.subject | Organização escolar | pt_PT |
dc.subject | Voz dos alunos | pt_PT |
dc.subject | Envolvimento parental | pt_PT |
dc.title | O papel do diretor de turma na organização escolar | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | restrictedAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Ciências da Educação |