| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| 171.69 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Neste artigo apresentam-se e discutem-se os resultados da análise de 74 reflexões realizadas pelos mentores relativamente à oficina de formação em que participaram. Os resultados permitem concluir que os professores mentores consideraram que a formação contribuiu para o seu desenvolvimento profissional e, através deles, para o desenvolvimento profissional dos professores em período probatório que supervisionavam. No entanto, os professores mentores referem-se consideravelmente menos ao contributo da formação para o desenvolvimento organizacional das escolas e preveem escassas repercussões a esse nível. Quanto ao processo de formação, consideram-no útil e de qualidade, valorizando essencialmente os documentos trabalhados nas sessões e as estratégias utilizadas.
Description
Keywords
Teachers’education Professional development Mentorship Probation period
Pedagogical Context
Citation
ROLDÃO, Maria do Céu ; LEITE, Teresa - O processo de desenvolvimento profissional visto pelos professores mentores. Ensaio: Avaliação e Políticas Púbicas em Educação. ISSN 0104-4036. Vol. 20, n.º 76 (2012), p. 435-458
Publisher
Fundação CESGRANRIO
