Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Relatório da prática profissional e projeto de intervenção pedagógica ensemble de percussão : uma proposta de aprendizagem colaborativa no ensino artístico especializado do instrumento percussão

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
202647447.pdf2.96 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente relatório pretende evidenciar as aprendizagens que realizei durante a iniciação à prática de ensino supervisionada, na área de especialização de Prática Instrumental e Vocal: Percussão, bem como, a realização do Projeto de Intervenção Pedagógica (PIP), subordinado ao tema “Ensemble de Percussão – uma proposta de aprendizagem colaborativa no ensino artístico especializado do instrumento percussão”, realizadas no Conservatório de Guimarães (CG), durante o ano 2016/17, do Mestrado em Ensino de Música, da Escola de Artes, da Universidade Católica Portuguesa – Católica Porto. A investigação aplicada à conceção, implementação e avaliação do Projeto de Intervenção Pedagógica (PIP), pretendeu alertar para os benefícios advindos de uma prática instrumental em grupo, utilizando os instrumentos que os alunos aprendem e vivenciam nas aulas individuais de instrumento. A identificação do problema e a consequente escolha do tema, deveu-se à constatação da falta de prática instrumental em grupo, na medida em que no Conservatório de Guimarães, a única experiência de trabalho coletivo é feita na disciplina de Coro. Ao criar um Ensemble de Percussão, trabalhando colaborativamente as pedagogias de Dalcroze, Suzuki e Kodály, onde os alunos puderam utilizar e potenciar as suas aprendizagens plenamente, mostrou ter um impacto muito positivo no desenvolvimento das suas capacidades musicais, motivacionais, sociais e interpessoais, na partilha e vivência da Música, ajudando-os a superar as dificuldades e os desafios que lhe foram sendo colocados durante o projeto de intervenção, promovendo, também, a sua autonomia e o fortalecimento dos laços de amizade grupal.
This report aims to highlight the learning I took during the initiation to supervised teaching practice, in the area of specialization of Instrumental and Vocal Practice: Percussion, as well as the realization of the Pedagogical Intervention Project (PIP), under the theme “Percussion Ensemble – a collaborative learning proposal in the specialized artistic teaching of the percussion instrument”, both held at the Guimarães Conservatory(CG), during 2016/17, of the Master’s in Music Teaching, at the School of Arts, from the Portuguese Catholic University - Católica Porto. The research applied to the conception, implementation and evaluation of the Pedagogical Intervention Project (PIP), intended to alert to the benefits arising from an instrumental group practice, using the instruments that students learn and experience in individual instrument classes. The identification of the problem and the consequent choice of theme, was due to the lack of instrumental group practice, as in the Guimarães Conservatory, the only collective work experience is done in the Choir discipline. By creating a Percussion Ensemble, working collaboratively with the pedagogies of Dalcroze, Suzuki and Kodály, where students were able to fully use and enhance their learning, it showed to have a very positive impact on the development of their musical, motivational, social and interpersonal skills, in sharing and experiencing Music, helping them to overcome the difficulties and challenges that were posed to them during the intervention project, also promoting their autonomy and strengthening the bonds of group friendship.

Description

Keywords

Ensino coletivo do instrumento – percussão Ensemble de percussão Pedagogia instrumental em grupo Aprendizagem colaborativa Instrument teaching - percussion Percussion ensemble Collective music teaching Collaborative learning

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue