Repository logo
 
Publication

Redes sociais e a influência do conteúdo no envolvimento dos consumidores com a marca : Facebook e Instagram

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorMachado, Joana Pinto Leite César
dc.contributor.authorCardoso, André Alexandre de Queirós e
dc.date.accessioned2022-02-23T11:31:49Z
dc.date.available2023-02-23T01:30:25Z
dc.date.issued2021-12-06
dc.date.submitted2021-06
dc.description.abstractConsiderando o impacto atual da tecnologia no quotidiano, nomeadamente ao nível do consumo, e o crescimento exponencial das redes sociais na área do marketing de conteúdo, o presente estudo procedeu à análise da criação de conteúdos e das estratégias de marketing utilizadas pelas marcas, de modo a atraírem os consumidores e a estimularem o seu envolvimento com a marca. Nesse sentido, foram escolhidas três marcas distintas com presença nas redes sociais, duas delas no Facebook e Instagram, e outra apenas no Instagram, com o propósito de classificar os conteúdos publicados por cada marca e analisar o nível de envolvimento e volume de interação que as diferentes categorias de conteúdo geram entre os seus consumidores. Os resultados demonstram que existem diferenças ao nível do envolvimento dos consumidores com as marcas e entre as redes sociais. No Facebook, destacaram-se as categorias de conteúdo de entretenimento e de interação, e no Instagram, a categoria passatempo. Em contrapartida, a categoria de conteúdo que menos envolvimento gerou em ambas as plataformas é o conteúdo informativo. Tendo em conta os resultados deste estudo, é essencial que as marcas apostem na publicação das categorias de conteúdo mais apelativas em cada urna das redes sociais, de modo a estimularem eficazmente a interação dos consumidores com a marca, que se poderá traduzir em comportamento de compra e numa maior lealdade.pt_PT
dc.description.abstractConsidering the current impact of technology on everyday life, namely in terms of consumption, and the exponential growth of social media in the content marketing area, this study analyzed the creation of contents and the marketing strategies used by brands, so as to attract consumers and encourage their involvement with the brand. In view of this, three distinct brands with a presence on social media were chosen, two of them on Facebook and Instagram, and another only on Instagram, with the purpose of classifying the contents published by each brand and analyzing the level of involvement and volume of interaction that the different categories of content generate among their consumers. The results show that there are differences in terms of consumer involvement with brands and between social media. On Facebook, the categories of entertainment and interaction content stood out, and on Instagram, it was the hobby category. In contrast, the content category that generated the least involvement on both platforms is the informative one. Taking into account the results of this study, it is essential that brands focus on the publication of the most appealing content categories, on each of the social media, in order to effectively stimulate consumers' interaction with the brand, which may reveal buying behaviour and in greater loyalty.pt_PT
dc.identifier.tid202894207pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/36793
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectMarketing de conteúdopt_PT
dc.subjectRedes sociaispt_PT
dc.subjectFacebookpt_PT
dc.subjectInstagrampt_PT
dc.subjectEnvolvimento do consumidor com a marcapt_PT
dc.subjectContent marketingpt_PT
dc.subjectSocial mediapt_PT
dc.subjectConsumer-brand engagementpt_PT
dc.titleRedes sociais e a influência do conteúdo no envolvimento dos consumidores com a marca : Facebook e Instagrampt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Marketingpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
202894207.pdf
Size:
1.61 MB
Format:
Adobe Portable Document Format